Estandes para eventos costumam gerar diversas dúvidas entre organizadores e patrocinadores.
Desde a ortografia (afinal, o certo é estande ou stand para eventos?) ao formato ideal.
Isso porque é necessário construir uma vitrine atrativa para a sua marca em um pequeno espaço. Já imaginou como é difícil montar um stand inovador nessas condições?
Neste artigo, a arquiteta Gizela Shultts, responsável por desenvolver stands em grandes eventos como a Bienal do Livro, traz dicas práticas e ideias diferentes para aplicar no seu evento.
Além disso, te ensino a criar stands do zero. Saiba mais sobre:
Estande ou stand não há diferença! A grafia só muda porque no primeiro caso é em português e o segundo caso, em inglês.
Sendo assim, o estande é um espaço destinado para a exibição de um parceiro ou patrocinador em um evento.
Eles funcionam quase como uma pequena loja e são bastante comuns em congressos, exposições ou feiras. Ou seja, eventos que promovem grande circulação de participantes.
Isso porque o principal objetivo do stand é apresentar e aproximar marcas e produtos dos seus potenciais clientes.
Segundo a arquiteta Gizela Shultts,
Por isso, os stands buscam proporcionar uma experiência diferenciada para seus visitantes.
Comumente, utilizam estratégias de atração, ofertas exclusivas, venda de edições limitadas e outras ações que demonstram qualidade, segurança e prestígio da marca.
Por exemplo, o Mangue.bit, evento realizado na Even3, ofereceu espaços únicos para cada patrocinador do evento, contando com lounge, áreas de interação e designs próprios.
Isso aumentou a liberdade dos patrocinadores e gerou ações mais atrativas para os participantes.
Esses espaços criaram tantas oportunidades no evento que passaram a atrair participantes interessados em fazer parte do que estava sendo oferecido.
Dessa maneira, o Mangue.bit conseguiu atingir alguns marcos de sucesso como:
Ao planejar eventos com estandes, como congressos e feiras, os organizadores devem seguir algumas dicas para garantir o sucesso do evento.
Gizela Shultts listou dois itens essenciais. São eles:
“Para a melhor distribuição do espaço, é interessante que o organizador venda opções que possam ser adaptadas de acordo com a necessidade do investidor.
Por exemplo, você pode disponibilizar espaços com padrões definidos de 2m x 3m. Mas se o patrocinador desejar mais área, o estande pode ser expandido para 2m x 6m ou 4m x 3m.” Gizela Shultts, arquiteta de eventos
É importante disponibilizar a planta do evento e do espaço individual de cada stand.
Sendo assim, forneça imagens, dados sobre o local e as possibilidades para as marcas.
Lembre-se de apontar os pontos elétricos próximos e corredores que facilitam o fluxo de pessoas.
Além disso, é de extrema importância fornecer uma normativa de conduta constando tudo que será disponibilizado pela organização do evento e o que deve ser responsabilidade da marca.
Primeiramente, a definição de todo seu stand vai passar pelos objetivos do evento e, óbvio, o que atrai seu público.
Por isso, antes de começar a planejar, defina quais são seus objetivos. Por exemplo, você quer aumentar a visibilidade? Conquistar leads? Lançar um novo produto?
Além disso, seus objetivos fazem sentido diante do público do evento?
Compreenda também o perfil dos participantes, preferências e necessidades.
Isso vai impactar todo o design do stand, mensagens e até abordagem dos representantes da marca.
O primeiro passo para criar um estande é escolher o modelo do espaço.
Isso porque os eventos podem oferecer oportunidades diferentes para os expositores personalizarem.
E conhecê-los é essencial tanto para organizadores, como para quem vai expor.
Os tamanhos dos formatos podem mudar, mas comumente há os seguintes modelos:
Características:
Vantagens:
Características:
Vantagens:
Características:
Vantagens:
Características:
Vantagens:
Além do formato, provavelmente você também poderá escolher onde seu estande vai ficar.
Se possível, evite o final da área de exposição.
Para chamar mais atenção dos visitantes, escolha locais com um bom tráfego de pessoas. Por exemplo, as primeiras filas de feiras ou estandes próximos a corredores principais.
Finalmente, é hora de organizar seu estande para chamar a atenção dos participantes do evento.
Nesse caso, é hora de preparar um projeto. A projetista Gizela Shultts recomenda que profissionais especializados em arquitetura de eventos sejam contratados para este fim.
Além disso, a arquiteta aponta algumas dicas importantes para criar um bom projeto de estande, como:
Seu estande precisa se destacar entre os expositores. Por isso, a estrutura “deve despertar curiosidade de quem passa por ele, para que haja o interesse de entrar no espaço”, afirma Gizela.
Para tanto, você pode pensar em um espaço que crie conexão com o público-alvo.
Seu projeto vai variar de acordo com o objetivo da marca.
Por exemplo, se o intuito é fazer parcerias, deve haver espaço para reuniões ou apresentação da marca.
Por outro lado, se você desejar conquistar novos clientes, pode pensar em estruturas de ativação para capturar leads, entre outras estratégias.
A depender do objetivo da marca, seu estande vai necessitar de estruturas específicas.
Atualmente, os ambientes instagramáveis têm se tornado uma tendência no mercado.
Eles são áreas criativas disponíveis para fotografia gratuita e costumam fazer muito sucesso nas redes sociais.
Assim como fizeram surgir os ambientes instagramáveis, as grandes marcas ditam tendências e trazem ideias interessantes para stands.
Mesmo que você não consiga reproduzir as propostas, é importante estar por dentro dos projetos mais atuais.
Afinal, é assim que conhecemos as novidades antes de todo mundo. Como aconteceu nas ativações de marca.
Por isso, vale a pena observar grandes eventos, como feiras da sua área. Além de buscar as ações de marcas como bancos, Netflix, Globo, Coca-Cola, Sebrae…
Normalmente, essas empresas trazem projetos diferenciados e disruptivos.
Outra novidade no mercado é a possibilidade de criar um estande virtual.
Essa tecnologia transforma a alta rotatividade de pessoas nos eventos online em uma oportunidade única para patrocinadores.
-> Veja mais: 5 dicas de patrocínio online para o seu evento
Na prática, o estande virtual é uma versão online da vitrine proposta pelo presencial. No entanto, cada evento terá sua forma de mostrar os expositores.
Por exemplo, na Even3 você pode criar um hall virtual. Assim, seu participante terá acesso a um mapa do evento e estruturas atrativas de estandes.
Quando visitados, esses estandes exibem o conteúdo escolhido pelo patrocinador. Os formatos podem ser customizados com as melhores informações sobre o produto, seja em vídeo, texto ou imagem.
Por fim, lembre-se que a mensagem que você quer passar será reforçada por outros fatores, como a cor do seu stand.
De acordo com Gizela,
Essas ações fazem parte do branding da sua marca e é por ele que toda a estética do estande começa.
Mas se você não tem um branding forte ou não sabe o que isso significa, temos um material para te ajudar!
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