É fato, associações empresariais precisam estar sempre buscando novos membros. Entre as estratégias mais utilizadas atualmente, a captura de leads pode ser a resolução para atingir seus objetivos!
Essa é a técnica utilizada para atingir grupos de pessoas interessadas em seus serviços e transformá-las em clientes.
Isso pode ser feito através de soluções digitais, como e-mail, redes sociais, anúncios… além de um dos meios mais tradicionais: os eventos.
Neste artigo, vou te ensinar o passo a passo para isso tudo e te ajudar a capturar leads para a sua associação.
Prepare-se para aprender técnicas que podem fazer sua instituição duplicar de tamanho (e faturamento!).
O que são leads?
Basicamente, um lead é uma pessoa que demonstrou interesse na sua associação ou nos serviços que vocês oferecem.
Normalmente, esse interesse é demonstrado quando a pessoa fornece informações de contato, como nome, e-mail ou telefone.
Dessa forma, a sua associação pode começar a comunicação com ações de marketing que transformem essas pessoas em clientes.
Afinal, se o cliente já mostrou interesse no seu serviço, é mais provável que ele continue procurando soluções que você pode oferecer.
Para conseguir leads, é importante investir em diversas estratégias. Isso inclui preencher formulários em sites, interagir em redes sociais, participar de eventos e outras ações.
Benefícios da captura de leads para associação profissional
- Aumento do número de associados: amplie seu alcance e conheça novas pessoas interessadas no seu serviço;
- Comunicação personalizada: crie melhores campanhas de marketing com os dados obtidos sobre seus leads;
- Redução de custo de aquisição de associados: a captura de leads é um método mais barato que publicidades tradicionais;
- Retenção de associados: uma vez convertidos em clientes, os leads bem engajados com sua marca podem se tornar promotores dela organicamente.
Como capturar leads para a sua associação?
Independente do formato de conteúdo que você for criar, é importante que você siga alguns princípios na produção do conteúdo. São eles:
Crie conteúdos informativos
Primeiramente, seu conteúdo precisa ser relevante e informativo.
Portanto, desenvolva materiais que abordem problemas e desafios enfrentados pelo seu público-alvo, oferecendo soluções e insights valiosos.
Além disso, certifique-se de otimizar seu conteúdo com palavras-chave relevantes. Assim, você vai melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca e alcançar um público mais amplo.
Exemplo de conteúdos: artigos de blog, whitepapers, vídeos educacionais, webinars e outros tipos de eventos.
-> Veja também: O guia completo sobre marketing de conteúdo para eventos
Fortaleça o seu branding
Outro ponto que você precisa desenvolver é estar sempre presente na memória das pessoas.
Assim, será sempre a solução pensada quando surgir algum problema que seu serviço pode resolver.
Por exemplo, quando seu lead precisar de eventos ou formações na área, ele irá até você. Pois sabe que a associação promove os melhores eventos para associados.
Mas isso só vai acontecer se ele conhecer a sua marca.
Ou seja, é necessário que você o atraia com conteúdos informativos. Além disso, tenha uma marca forte, presença nas redes sociais, crie anúncios, esteja em eventos que o lead frequenta…
Enfim, você deve mostrar a sua relevância no setor e destacar os valores e diferenciais que tornam sua associação única.
Exemplos de conteúdos: publicações em redes sociais, anúncios, patrocínio de eventos…
Utilize ferramentas para a captura de leads
Finalmente, é importante capturar os dados dos leads em algum momento em seus conteúdos.
Normalmente, esses dados são capturados através do preenchimento de formulários.
Afinal, o lead precisa declarar a intenção de ler mais dos seus conteúdos ou saber mais.
Para tanto, você pode utilizar:
- Formulários de inscrição de eventos;
- Páginas para coletar informações de contatos;
- Pop-up em site ou blog;
- Botões para se inscrever em newsletter e muito mais.
Na prática, é bem mais simples de construir esses conteúdos. Vou te ensinar como!
4 formas de capturar leads para associação de empresas
1. Conteúdos informativos
Como eu te disse, conteúdos informativos são um dos maiores atrativos para seus participantes.
Isso porque eles costumam educar e ensinar, respondendo as maiores dúvidas e dores do seu público.
Podem ter diferentes formatos, mas é comum ver em forma de materiais educativos para download, blog, e-mail marketing, podcast etc.
Assim, esses conteúdos servem para reforçar o seu branding e te posicionar como referência na área.
Mas alguns conteúdos também podem ser “premium” e exigir o preenchimento de formulário para ser liberado.
Ao preencher o formulário, você terá os dados dos leads.
Portanto, lembre-se de criar conteúdos tão exclusivos que as pessoas sintam a necessidade de preencher os formulários e fornecer seus dados.
2. Redes sociais
Ainda falando sobre o branding, as redes sociais são ótimas ferramentas!
Isso porque através dela você pode aumentar o reconhecimento da sua associação e atrair pessoas interessadas em se tornar membras.
Além disso, você pode utilizar comentários de redes sociais e grupos para criar fidelização com sua associação, promover networking e criar comunidades.
Para isso, crie grupos para a sua associação em redes sociais como Whatsapp, Telegram e até mesmo no Instagram.
Lembre-se: mais do que estar presente em todas as redes sociais, é importante estar nas redes sociais que seus associados estão.
Também é interessante participar de fóruns e compartilhar conteúdos relevantes com call to action.
Um call to action é uma chamada para ação, como o famoso “link na bio”.
Em outras palavras, ele é um texto ou um botão feito com o intuito que o leitor clique em algum link. Depois, ele será redirecionado para uma página de captura onde deixará o contato.
3. Anúncios pagos
Os anúncios pagos para eventos são uma estratégia mais direta para gerar leads para a sua associação.
Eles podem gerar maior visibilidade para você em pouco tempo, fazendo com que sua marca seja lembrada e reconhecida por muitas pessoas.
Além disso, é possível criar campanhas específicas para preenchimento de formulários e captura de leads.
Por exemplo, você pode usar o Google Ads para colocar uma página no topo das pesquisas do Google.
Pode ser um blogpost com formulários e botões inseridos dentro do artigo.
Ainda, por meio do Facebook Ads, também é possível disponibilizar anúncios para seu público-alvo em postagens no Instagram.
Tenha em mente que ao utilizar anúncios, sua associação terá um custo. Portanto, é importante que o custo de aquisição desse lead faça sentido na sua estratégia de marketing.
4. Eventos
Finalmente, uma das melhores estratégias para capturar leads para a sua associação é investir em eventos.
Isso porque essa é uma chance única que seus participantes têm de conhecer as pessoas por trás da instituição.
Além disso, os eventos organizados por instituições costumam ser formativos, gerar networking, atrair bons palestrantes…
Tudo isso vai chamar atenção de um público que pode se tornar membro da sua associação..
De qualquer forma, ao se inscrever no evento, o lead já vai te fornecer todos os dados de contato.
Dessa maneira, você pode continuar o relacionamento após o evento, fornecendo conteúdo adicional e oportunidades de engajamento.
Para criar eventos que realmente chamem atenção de leads, lembre-se:
Invista em formatos atrativos
Um dos primeiros passos para criar um evento atrativo é investir em formatos que sejam interessantes para o seu público-alvo.
Nesse caso, é comum que seu evento seja voltado para profissionais da área. Por isso, é super interessante investir em formatos práticos.
Considere os webinars, workshops, painéis de discussão, rodas de debate, entre outros.
Conte com um formulário de inscrição online
Disponibilizar um formulário de inscrição online é fundamental para facilitar o registro dos leads e garantir uma participação eficiente no evento. Certifique-se de que o formulário seja fácil e rápido de preencher.
Afinal, muitas perguntas podem fazer o lead desistir da inscrição na metade!
Por isso, foque nas informações básicas e facilite o acesso ao formulário.
Isto é, disponibilize-o em um site para eventos onde seu lead pode encontrar os benefícios e diferenciais do evento. Veja como fazer isso na prática:
Faça parcerias com influenciadores
Parcerias com influenciadores relevantes do seu setor podem ajudar a aumentar a visibilidade e a credibilidade do seu evento, atraindo a atenção de leads qualificados.
Portanto, identifique influenciadores que tenham uma audiência alinhada com o seu público-alvo e convide-os para participar do evento como palestrantes, moderadores ou parceiros de divulgação.
Dessa forma, eles podem ajudar a promover o evento para sua base de seguidores, aumentando assim o alcance e o engajamento.
Utilize uma plataforma de eventos
Facilite a organização do seu evento com uma plataforma de eventos!
Essa tecnologia é essencial para associações empresariais porque simplifica a criação de eventos e te ajuda a fazer várias ações simultâneas ou no mesmo ano.
Afinal, uma instituição grande vai realizar mais de um evento no ano, não é?
Isso provavelmente vai aumentar suas chances de atingir mais pessoas!
Então, para focar no relacionamento com os participantes, é interessante usar uma plataforma como a Even3.
Isso porque você pode automatizar muitas atividades desgastantes e diminuir o tempo de organização de um evento.
Por exemplo, ao criar um evento você já ganha automaticamente um site, que pode ser editado sem a necessidade de programação ou conhecimentos de design.
Ainda, dá para unir todos os eventos organizados por sua associação em um portal de eventos único para a instituição.
Certifique-se de personalizar a plataforma com a identidade visual da sua marca, utilizar os chats para gerar engajamento e analisar o desempenho dos seus eventos.
Assim, você pode aumentar significativamente o envolvimento e a conversão de leads, fortalecendo assim o sucesso da sua estratégia de geração de leads.
Então, que tal começar a criar seu evento agora? Aproveite uma consultoria gratuita e conheça as melhores ferramentas para atingir seus objetivos: