Plataforma para eventos online

Saiba como escolher a plataforma de eventos online ideal

Escolher uma plataforma de eventos online ideal é fundamental para o planejamento de qualquer organizador.

Mas, por ter tantas opções no mercado, pode ser um grande desafio principalmente para aqueles de primeira viagem.

Por isso, neste blogpost vou facilitar a sua vida e te mostrar tudo que uma plataforma de eventos online ideal deve ter. Saiba mais sobre:

A plataforma de eventos nada mais é do que o local virtual que reunirá tudo o que você precisa, seja para encontros presenciais, online ou híbridos.

Lá você consegue planejar e organizar todas as atividades, verificar participantes e muitas outras ferramentas.

Além disso, também é um ambiente de venda de ingressos virtuais, aumentando o alcance e facilitando a vida do participante.

Assim, fica mais fácil atender as expectativas dos dois lados e aumentar as chances de sucesso do evento.

Até porque essa concentração de informações faz o organizador ter uma visão geral de tudo que está sendo feito e se planejar para possíveis emergências.

Duas palavras resumem tudo: simplicidade e facilidade na sua organização. Com ela, você consegue automatizar os processos, desde as inscrições até os certificados.

Mas, para isso, você tem que entender bem o que o seu evento precisa e se os instrumentos da plataforma escolhida fazem sentido.

Para isso, comece analisando o seu público e o que ele vai precisar durante a participação.

-> O que é persona e por que isso importa para o seu evento?

E, para nortear a sua decisão, é interessante entender os principais pontos que uma plataforma de eventos online ideal precisa ter, não é? Confira:

Um site para o seu evento

O site é um dos canais mais utilizados para buscar informações sobre um produto ou serviço e não será diferente para eventos.

É por meio dele que o seu público terá informações mais detalhadas sobre a programação, os palestrantes, a transmissão e tudo que for essencial para que ele realize a compra.

Inclusive, o site também será responsável por um espaço para a venda, além de personalizá-lo do jeito que o seu evento você merece.

-> Conheça as vantagens de ter um site para eventos. 

Facilidade para vender e acompanhar inscrições online

Lembra quando os ingressos de eventos eram vendidos apenas de forma presencial ou até de maneira ilegal? Isso ficou para trás!

Em uma plataforma de eventos, você consegue disponibilizar a venda de forma completamente virtual e segura, alcançando mais pessoas e até economizando dinheiro para a impressão.

Com essa tecnologia, a venda pode ser feita em poucos passos, diminuindo a taxa de desistentes, além de outras vantagens, como criar lotes de ingressos e cupons de descontos.

Outro ponto importante é disponibilizar pagamentos de diversas formas, como cartão, pix e boleto de forma segura.

-> 8 motivos para usar uma plataforma de eventos na venda de inscrições. 

Controle financeiro

Tem algo melhor do que saber todos os gastos?

A plataforma certa te dará completo controle de todo o dinheiro que está entrando e terá transparência em nos custos e taxas de uso durante o seu evento.

Baixe agora a Planilha de Finanças para Eventos

Sistema de credenciamento

Nada melhor do que entregar uma primeira impressão excelente e a plataforma de eventos ideal deve te ajudar nisso.

O momento do credenciamento é o primeiro contato que você terá com o seu participante.

Por isso, você também pode otimizar o tempo, controlando o fluxo de participantes e também certificando quais realmente estiveram presentes, ainda que digitalmente.

Ferramentas de comunicação com o participante

Se comunicar com o seu participante antes, durante e depois do evento é algo essencial para garantir o engajamento ou fidelizá-lo para as próximas edições.

Assim, procure uma plataforma que facilite isso para conseguir informá-lo a todo momento e também enviar mensagens urgentes durante o encontro.

Submissão de trabalhos

Para eventos acadêmicos ou científicos, a submissão de trabalhos é algo essencial. Por isso, deve estar dentro das suas prioridades ter uma plataforma que auxilie nesse momento.

Até porque imagine ter que receber todos os trabalhos por e-mail, baixar e avaliar um por um.

Com uma plataforma ideal, você pode fazer isso em um só lugar. Muito mais fácil, não é?

Gerador de certificados

Os certificados de eventos, tanto de participação, quanto de apresentação e submissão de trabalhos são grandes chamativos para os participantes.

Atualmente, existem várias formas de fazer certificados de eventos e também de distribuí-los.

Mesmo sendo uma das últimas etapas do evento, é importante definir, logo na fase de planejamento, como e onde a organização irá disponibilizá-los.

Local para transmissão online

Se estamos falando de eventos online ou híbridos, a forma que ele será transmitido para o participante é primordial para que a experiência seja positiva.

Para isso, algumas plataformas já possuem a própria área de transmissão e ainda têm integrações com outras ferramentas para aumentar o leque de possibilidades de interatividade para o organizador.

-> Como escolher o tipo certo de transmissão online para eventos? 

Integração com outras ferramentas

A integração com outras ferramentas também é algo relevante para os organizadores que precisam de funcionalidades que não estejam disponíveis na própria plataforma.

Assim, você consegue dialogar com outros recursos e aumentar as possibilidades para o seu planejamento.

Suporte completo

Não tem como cruzar os dedos e achar que tudo vai sair perfeitamente, não é?

Erros e emergências podem acontecer, mas tudo fica melhor quando você tem uma plataforma com um suporte completo, orientando e auxiliando em qualquer emergência.

Tudo que você precisa em um só lugar

Depois de mostrar tudo que você precisa, deixa eu te falar que a Even3 tem todas as funcionalidades acima e muito mais.

Por isso, se você deseja uma plataforma de eventos online ideal para o sucesso do seu planejamento, confira gratuitamente tudo que está disponível por aqui:

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos