Música para eventos: imagem de destaque

Música para eventos: dicas e playlists gratuitas

Escolher uma música para eventos não é uma tarefa fácil, mas pode despertar os sentimentos certos e fazer seu público ter ações positivas. Já pensou nisso? Saiba como colocar em prática!

Provavelmente, você já sabe que as músicas ambientes têm o poder de mudar a percepção dos locais, não é mesmo?

Afinal, estudos apontam que a música tem diversos benefícios, como aumentar a produtividade, estimular pessoas, auxiliar na concentração e ativar a criatividade.

Agora, já pensou como esses podem ser benefícios valiosos para os seus eventos?

Ativando a música nas horas certas, você pode incentivar seus participantes para fazerem o que você deseja.

Mas há algumas regras para fazer isso, como respeitar direitos autorais. Portanto, se você quer saber se vale a pena usar música em eventos, confira:

Benefícios das músicas para eventos

  • Causa sensação de conforto e bem-estar no ambiente;
  • Aumenta a permanência dos participantes;
  • Fortalecimento do branding do evento;
  • Geração de sensações que estimulam a tomada de ações.

Baixe agora o guia de branding para eventos

Como usar músicas em eventos?

Para começar a utilizar músicas em eventos, você deve, basicamente, levar três coisas em consideração: o tipo de sentimento que você quer despertar, seu público e os direitos autorais da música.

Seguir esses passos vai te ajudar a encontrar a música ideal para impactar o seu público positivamente.

Tipos de música para cada objetivo

Primeiramente, existem tipos de música que evocam sensações bem definidas e você pode apostar sem medo.

É o caso das músicas clássicas mais calmas que são ideais para causar relaxamento e descontração.

Por outro lado, o rock ou músicas eletrônicas, podem estimular movimento e agitação. Sentimentos ideais para finais de evento ou ambientes de gamificação. Eu vou te dar exemplos práticos mais a frente.

Mas, para te ajudar a entender os sentimentos gerados pela música, pesquisadores da Universidade Berkeley criaram este mapa com 13 experiências emocionais e as músicas que evocam cada uma delas. 

No entanto, os pesquisadores afirmam que os sentimentos podem mudar a depender da cultura e perfil de cada pessoa. Por isso, estudar o público do seu evento é super importante!

Conheça o seu público

Provavelmente, você já tem um público-alvo ou uma persona definida nessa altura do evento. Esses são passos essenciais na organização.

Para escolher uma música não é diferente! Os dados dos seus participantes e o perfil do seu público vão te ajudar a escolher o tipo de música mais atrativa para eles.

Por exemplo, um rock nacional pode ser uma boa escolha para encerrar um evento com um público jovem. Mas pode causar estranhamento em ambientes muito formais.

Se você quiser gerar a sensação de estímulo e animação para esse público, vale mais a pena apostar em instrumentais.

Por isso, traçar o perfil do seu público é essencial para definir os tipos de música e até bandas que mais se assemelham ao estilo deles.

Para tanto, você pode fazer perguntas sobre hobbies, estilo e comportamento em uma pesquisa de público, como o material gratuito criado pela Even3:Baixe agora o Modelo de Pesquisa de Público

Dicas para criar uma boa playlist

Seja com som ou música ao vivo, na hora de definir o que vai tocar no seu evento:

  • Evite repetir as músicas com frequência;
  • Preste atenção no volume e não toque muito alto;
  • Opte pelas soluções pagas de aplicativo de música para evitar as propagandas e músicas de fora da sua playlist.

Atente-se aos direitos autorais

Embora muitos organizadores não saibam, eles podem ser penalizados por utilizar músicas de terceiros em eventos!

Por exemplo, vídeos podem ser retirados do ar no Youtube ou organizadores de eventos presenciais devem pagar a taxa ECAD – uma tributação paga à entidade brasileira responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais.

Assim, todo evento com fins lucrativos deve pagar a taxa ECAD se utilizar músicas nacionais e internacionais protegidas com direitos autorais. Normalmente essa taxa gira em torno de R$ 77.

No entanto, o valor pode mudar a depender do porte dos eventos, periodicidade, valor dos ingressos, tipo de apresentação da música e muito mais.

Mas calma! Se você não quiser pagar pela taxa da ECAD, pode apostar em músicas sem direitos autorais.

Existem várias bibliotecas com ótimas soluções gratuitas, como o Bensound e o Audio Library do Youtube.

Tela da Biblioteca de Áudios do Youtube
Biblioteca de áudio do Youtube

Por lá, você consegue até filtrar as músicas por gênero, clima e o tipo de licença.

Exemplos de músicas para eventos

Agora, que tal se inspirar na prática?

Veja exemplos práticos de usos de músicas em eventos:

Músicas para eventos corporativos

Em eventos mais formais, como os corporativos, a música deve se integrar ao ambiente sem chamar tanta atenção.

É comum que ela seja usada para dar mais calma e foco, apostando em instrumentais, MPB ou blues.

Uma boa ideia é utilizar a música em intervalos, troca de salas e coffee breaks.

Obviamente, a sua trilha sonora vai depender do seu público, mas você pode apostar na playlist da Even3:

Músicas para eventos motivacionais

Os eventos motivacionais, como palestras, são outro tipo de evento que se fazem valer muito das músicas.

Isso porque elas são essenciais para causar a emoção que o evento precisa.

Por isso, você pode ir controlando os momentos a partir da sensação que as músicas causam. Ou chamar cantores para apresentações ao vivo.

Para te ajudar, a Even3 criou uma playlist ideal para momentos de inspiração e foco:

Feiras

É muito difícil imaginar feiras sem música! Esse tipo de evento costuma unir muitas pessoas, gerar movimento e expor diferentes atrativos.

-> Saiba como organizar feiras de sucesso

Entre eles, a música normalmente é um meio de convidar ainda mais pessoas a participarem do evento!

Por isso, você pode apostar em momentos de música ao vivo e interação com os artistas.

Apenas lembre-se da taxa do ECAD e convide atrações que vão engajar e estimular o seu público.

Na chegada do evento

Cause uma boa primeira impressão no seu evento!

Uma boa ideia é apostar em músicas calmas, mas animadas, como MPBs ou jazz.

Assim, você consegue animar seus participantes e estimulá-los. Veja um exemplo:

Coffee break

A música é uma aposta certeira momentos de interações.

Nessas horas, escolha algo que os ajude a descansar e puxar assunto. Mas não escolha uma música alta!

Caso contrário, isso vai atrapalhar o principal objetivo do coffee break que é conversar e realizar networking.

Muitos eventos costumam utilizar o instrumental de grandes clássicos nesse momento.

Happy hour

Alguns eventos apostam em momentos de happy hour para descontração.

Nesses casos, também é uma boa ideia chamar bandas e contratar artistas profissionais para shows autorais ou covers.

Assim, esse pode ser um momento de descanso ideal para fazer amizades. Isso também é valioso em eventos. Nada de trabalho ou conversas mais sérias!

Quando começar a escolher a música para eventos?

Embora seja uma escolha complexa, você pode definir as músicas ideais para o seu evento até mesmo na etapa de planejamento.

Afinal, se você contar com uma plataforma de eventos para realizar suas tarefas de forma automática, você terá mais tempo para cuidar de outras questões.

Imagina não ter que se preocupar com planilhas ou em ativar viradas de lote manualmente?

Você ainda pode criar sites em minutos e enviar certificados com apenas um clique… Isso vai te fazer poupar o dobro de tempo na organização de um evento!

Com a Even3, é possível também centralizar toda a organização do seu evento em um só lugar. Tudo isso de forma gratuita! Veja como funciona:

Crie seu evento gratuitamente na Even3

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