corpo editorial

O que é corpo editorial e qual a importância em eventos?

Existem diversos tipos de eventos científicos e acadêmicos.

Na hora de organizar um Congresso, é preciso contar com um grupo de responsáveis pela qualidade científica do evento. Assim é formado um corpo editorial.

Mas, ao montar um corpo editorial, é preciso selecionar com cuidado quem irá exercer esse papel.

Neste artigo, vamos falar da importância e do papel do Corpo Editorial em eventos científicos.

Você irá entender como selecionar os membros para fazer parte dessa comissão e como montar as regras de submissão de trabalhos no seu evento. Vamos lá?

Importância do Corpo Editorial

Ser convidado para fazer parte do Corpo Editorial de um evento é uma honra para qualquer profissional.

Esse convite reconhece a capacidade técnica e científica do profissional, pois o qualifica para avaliar criticamente os trabalhos enviados pelos participantes.

O seu parecer  será o maior parâmetro para a seleção do que será apresentado no evento e publicado nos Anais do EventoO comprometimento para o desempenho desta tarefa requer muita dedicação. 

Afinal, ao avaliar criticamente um trabalho, conhece-se as dificuldades de um autor nas mais diversas áreas, como ao buscar referências sobre o assunto, ao documentar e conseguir tempo para redigir o trabalho.  Trabalhos que apresentam um grande número de problemas requerem muita atenção do corpo editorial.

Se você for convidado para fazer parte de um Corpo Editorial, é preciso ter a consciência de que precisará exercer essa responsabilidade com seriedade e com a eficiência que se espera.

Qual o papel do Corpo Editorial?

Os membros do Corpo Editorial são pesquisadores vindos de diferentes áreas do conhecimento.

A partir de suas especialidades, formam um grupo diversificado para realizar a revisão dos trabalhos científicosbaseada em critérios acadêmicos e científicos.

O corpo editorial possui diversas funções. Dentre elas, está a escolha dos avaliadores do evento, ou seja, quem será responsável por avaliar os trabalhos submetidos no seu evento!

Avaliar não é um trabalho fácil.

Você pode simplificar o trabalho ao utilizar um sistema de avaliação que vai agilizar o processo e conferir uma confiança maior à avaliação utilizada no seu evento.

Outra função do corpo editorial é formatar os trabalhos.

É responsabilidade dos membros padronizar o layout e as estruturas do documento para que, na hora de ser apresentado e publicado, esteja tudo dentro dos requisitos estabelecidos.

Essa é a hora de inserir a marca do seu evento nos layouts, entre outras coisas.

Também aprovam normas específicas para certos tipos de trabalhos, como as apresentações orais e os pôsteres, além de definir as regras de submissão.

Essas serão as normas que os participantes deverão seguir, afinal, é uma forma de manter a qualidade do trabalho do seu evento.

Selecionando membros do Corpo Editorial

O Corpo Editorial de um evento pode afetar sua qualidade. Então, ao escolher quem será membro, é preciso considerar as seguintes dicas:

Os membros do conselho já existentes podem sugerir novos membros. É uma ótima forma de ter profissionais do mesmo nível trabalhando juntos.

Você deve manter uma lista atualizada de membros do conselho, incluindo as áreas específicas de especialização de cada um e mantendo notas sobre o quanto foram úteis no passado.

publicação de anais

 

Identificando potenciais candidatos

O número de publicações de trabalhos científicos e a aptidão acadêmica são os principais fatores para se associar a um Corpo Editorial.

Para representar o Corpo Editorial, o ideal é que os membros sejam nomeados de instituições de pesquisa relevantes. Dessa forma, você já consegue ter uma certeza de que são pessoas relevantes do meio científico.

Os principais avaliadores de outras edições também podem ser adequados para se tornarem membros do Corpo Editorial. Autores dos principais trabalhos de edições passadas também são apostas interessantes.  Afinal, é uma forma de ter a visão de quem já passou pela experiência de submeter um trabalho científico dentro dessa comissão.

Ao recrutar membros potenciais para fazer parte dessa comissão, é útil fornecer uma breve descrição do que ele precisará fazer, descrevendo suas principais responsabilidades.

Regras de Submissão

É responsabilidade do Corpo Editorial definir as regras de submissão.

Essas serão as normas que os participantes deverão seguir, afinal, é uma forma de manter a qualidade do trabalho do seu evento.

Nas regras de submissão, você definirá tanto o número de trabalhos que cada autor pode submeter como quantos autores cada trabalho poderá ter.

O Corpo Editorial deve verificar se os trabalhos propostos se adequam ou fogem ao eixo temático a que se vinculam.

Nas regras de submissão deve conter o endereço de e-mail para o qual os trabalhos serão submetidos ou qual plataforma de submissão devem usar para submeter os respectivos trabalhos.

Diagramação

Outro aspecto que deve constar nas regras de submissão é quanto à diagramação geral dos trabalhos.

Qual formato o texto completo do trabalho deve ser enviado? Escolha se o formato é DOC/DOCx ou PDF.

Ainda falando da diagramação, é preciso definir as margens superior e inferior, além da fonte e alinhamento. Estabelecer em que parte as páginas deverão estar numeradas também é importante. 

Indicar como o título do trabalho deve estar, além de indicar como os nomes dos autores devem aparecer.

Limitar os caracteres do resumo e o número de palavras-chave. Definir o número de caracteres, incluindo os espaços entre palavras, do texto completo.

Existem templates para variados tipos de trabalhos, dependendo do que for solicitado no seu evento.

O Corpo Editorial, ao definir os tipos de trabalhos que serão aceitos no evento, tais como artigo científico, resumos, pôsteres, também pode disponibilizar esses templates padronizados com o layout do evento. Em casos de eventos com apresentação de pôsteres, é preciso criar as normas específicas para esse tipo de trabalho.

Indicando os seguintes pontos: estrutura, dimensões e conteúdo do pôster, o que deve ser enviado para o Comitê Científico avaliar, extensão dos textos, resumo, palavras-chave.

Avaliação

Nas regras de submissão, é preciso estar claro como irá funcionar a avaliação dos trabalhos.

Todos os trabalhos submetidos serão verificados quanto ao formato, exigindo-se a obediência às orientações estabelecidas.

É importante indicar quais critérios serão julgados.

Por fim, deve constar, no documento das normas de submissão, quando serão divulgados os resultados, as datas das apresentações (se possível junto com a programação científica), e a data de publicação dos Anais.

É importante deixar claro que apenas os autores que seguirem essas normas poderão integrar a programação científica do evento.

Gostou? Está pronto para escolher quais serão os membros do Corpo Editorial do seu próximo evento? Deixe um comentário!

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