Por que empresas deveriam organizar eventos?

Você sabia que 80% dos profissionais de marketing realizam eventos online para gerar leads qualificados?

Muito além de reuniões e confraternizações, os eventos corporativos se tornaram ferramentas poderosas para fortalecer marcas, impulsionar vendas e gerar conexões de alto valor.

Mas será que vale a pena para o seu negócio?

Neste artigo, vamos explorar o motivo das empresas organizarem eventos, trazendo dados de mercado e exemplos práticos para te ajudar a tomar decisões assertivas.

O que são eventos empresariais?

Eventos empresariais são encontros organizados por empresas com o objetivo de promover a marca, gerar relacionamento com o público, apresentar novidades ou desenvolver colaboradores.

-> Veja também: Branding para eventos corporativos, por que isso importa?

Eles podem ser internos, voltados para a equipe da instituição. Ou externos, destinados a clientes, parceiros, investidores e outros stakeholders.

Entre os principais tipos de eventos empresariais, estão:

  • Congressos e feiras de negócios: onde a empresa pode se colocar como referência na área;
  • Workshops e treinamentos: uma ótima oportunidade para atrair talentos;
  • Lançamentos de produtos: para consolidar suas soluções no mercado;
  • Eventos em datas comemorativas: ideais para atrair leads;
  • Convenções e reuniões estratégicas: para fortalecer vínculos com fornecedores e parceiros.

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Esses eventos permitem que a empresa se posicione como autoridade no mercado, fortaleça a cultura interna e crie oportunidades comerciais.

3 motivos para organizar eventos empresariais

1. Fortalecimento de marca

Você já parou para pensar como seus clientes consomem?

Em uma pesquisa recente da Archrival, foi percebida uma mudança de consumo na geração Z: o que atrai os jovens é a comunidade que a marca cria.

Para eles,

“É tudo sobre entretenimento. É sobre participação. E mais importante, é sobre conexão”.

Isso te lembra alguma coisa? Certamente é a cara dos eventos!

A maioria dos consumidores os vê como chances de fazer parte de algo maior do que apenas consumir.

Afinal, durante um evento as empresas podem impactar pessoas através de conteúdos de qualidade, experiências memoráveis e oportunidades incríveis.

Por isso, grandes marcas investem em eventos de sucesso, como o RD Summit, da Resultados Digitais, ou o Fire Festival, da Hotmart.

@nsco.ag Estamos no Hotmart Fire 2024! Vem acompanhar com a gente como está toda a infraestrutura do festival! #HotmartFire #HtomartFire2024 #BrandExperience #LiveMarketing #nSco #foryoupage ♬ som original – nSco.

Mas e depois? Pesquisas apontam que 89% dos participantes sentem uma conexão mais forte com a marca após um evento.

Então, você pode utilizá-los como forma de iniciar o relacionamento com seu público.

Como chegar nesses resultados:

2. Geração de leads e novas oportunidades

Agora já deu para perceber que eventos empresariais são excelentes para atrair leads qualificados, não é? Até porque eles já dialogam com um público interessado no seu nicho.

Além disso, a Freeman descobriu que 80% dos participantes de eventos dizem que os eventos presenciais são a forma mais confiável de descobrir novos produtos e serviços

Aliás, você já percebeu que há um aumento significativo no número de palestras e workshops ultimamente?

Muitas marcas investem nesse formato para ter um primeiro contato com seu público. Normalmente, são oferecidos conteúdos valiosos e os serviços da marca aparecem como um upgrade na jornada do consumidor.

Por exemplo, para a FGV (Fundação Getúlio Vargas), criar eventos é uma oportunidade de coletar leads e prospectar estudantes.

Então, eles optaram por utilizar a Even3 Empresas, um serviço que facilita e acelera a organização e gestão de eventos institucionais.

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Desde então, a empresa conseguiu atingir mais de 670.000 pessoas, iniciando relacionamento com todas elas a partir do e-mail marketing e das integrações que existem dentro da própria Even3.

Eventos empresariais: dados da FGV com a Even3 Empresas

Como chegar nesses resultados:

  1. Defina seu público-alvo;
  2. Crie conteúdo atraente e relevante;
  3. Utilize uma plataforma, como a Even3, para coletar inscrições online, armazenar os dados e criar campanhas de e-mail marketing com seus leads.

3. Maior retorno sobre o investimento (ROI)

Eventos podem gerar vendas diretas e indiretas. De acordo com a Bizzabo, 80.4% das empresas realizam eventos como sua estratégia de marketing de maior impacto.

Isso acontece porque eventos costumam ser fáceis e baratos de organizar. Além de impulsionarem o cliente para a finalização da compra.

Por exemplo, webinars basicamente só precisam de uma câmera, internet e um bom microfone para serem feitos na Even3. A criação do evento na plataforma é de graça!

Além disso, com uma plataforma de eventos, é ainda mais rápido e fácil criar essas oportunidades para seus clientes.

Veja alguns dados práticos do uso da Even3 Empresas:

Tabela: economia de tempo com o Even3 Empresas

“A gente teve uma pessoa a mais do que era esperado no suporte da Even3 no dia do evento. A gente até cronometrou e nosso tempo máximo de fila foi de 6 minutos Ana Uriarte, organizadora do Mangue.bit 2022

Vale a pena utilizar o Even3 Empresas?

Então, os eventos empresariais fazem sentido para o seu negócio? Se sim, agora é um bom momento para investir em uma plataforma de eventos.

Sem dúvidas, a Even3 Empresas é a solução ideal para empresas que desejam organizar eventos empresariais de forma profissional, padronizada e escalável.

Gráfico: Tempo gasto para organizar 3 eventos empresariais por ano: manualmente x Even3 Empresas

Além da rapidez, a plataforma possui benefícios como:

  • Sites de eventos personalizados com a sua marca;
  • Portal online com todos os eventos da sua empresa;
  • Criação de novos eventos de forma automática copiando modelos de eventos passados;
  • Painel financeiro para acompanhar suas vendas em tempo real e muito mais.

Com um sistema automatizado e personalizável, você pode focar no que realmente importa: criar experiências memoráveis para seus participantes.

Quer saber como o Even3 Empresas pode impulsionar seus resultados? Fale com uma consultora e descubra se vale a pena utilizar a Even3:

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