Precificar ingressos é um dos maiores desafios para organizadores de eventos, principalmente, quem não tem tanta experiência sobre o assunto.
Por isso, entender como fazer é fundamental para não perder boas oportunidades e vender mais ingressos.
Segundo uma pesquisa da Bizzabo, 25% dos eventos híbrido e presenciais são pagos, enquanto apenas 10% dos virtuais custam dinheiro para participar.
Mesmo com inscrições gratuitas, realizar um evento, independente do porte e do tipo, requer uma série de custos e a equipe pode – e deve – estar preparada para os imprevistos.
Para isso, é preciso mapear todas as despesas e incluí-las no valor dos seus ingressos para não sair no prejuízo e ter tudo planejado da melhor forma.
Dessa maneira, deve ficar atento também porque, quando o preço do ingresso é muito alto ou muito baixo, pode distorcer a percepção de valor que os participantes têm do seu evento e atrapalhar as vendas.
Parece difícil? Não se preocupe, apesar de ser um tópico que pode deixar o organizador um pouco inseguro, neste blogpost, separei algumas informações essenciais para você saber como precificar ingressos.
6 dicas para precificar ingressos em eventos
A precificação de produtos é um pouco diferente de eventos. Enquanto o primeiro é baseado nos custos e na margem de lucro, o segundo fala muito mais sobre experiência.
Assim como serviços, são valores que não podem ser medidos apenas por números, mas o que e como é ofertado.
O objetivo é achar o equilíbrio entre o valor cobrado e o que o seu evento está proporcionando, seja com materiais, conteúdos, o ambiente ou até reconhecimento no mercado. Por isso:
Comece estudando o seu público
A pesquisa é essencial em todos os tipos de negócios, inclusive, em eventos. Dessa maneira, você precisa entender o seu público, saber o que eles procuram e o que desejam.
Ao compreender as principais informações deles, você consegue traçar um perfil ideal do participante que deseja alcançar.
Até porque pense bem: imagina colocar o preço em um ingresso que apenas profissionais podem pagar, mas o público do seu evento são estudantes? Tenho certeza que você deixaria de vender muitas entradas.
-> Persona para eventos: entenda o que é e conheça o seu público.
Assim, observe o preço dos ingressos de outros eventos parecidos com o seu ou, caso você já tenha feito outras edições, analise quais valores funcionaram ou não.
Além disso, você pode compartilhar pesquisas em fóruns e redes sociais para entender os valores que os seus participantes pagariam. Veja o próximo tópico!
Fale com a sua comunidade
Muitos eventos, apesar de estarem nas primeiras edições, já tem uma comunidade forte com pessoas da mesma área, parceiros de negócios, clientes, apoiadores ou até aquelas que compartilham gostos em comum e não necessariamente são participantes.
E deixa eu te dizer que essas pessoas podem te ajudar – e muito – com boas informações para o seu evento e, inclusive, para precificar ingressos.
Você pode se unir à comunidade e entender melhor de que forma pode investir na experiência do seu evento, o que o seu cliente ideal espera do encontro, refinar as suas metas e valores necessários.
-> Saiba como o Mangue.bit 2022 engajou uma comunidade.
E é a partir desse estudo que você terá uma boa base para iniciar!
Planeje-se e evite gastos no seu evento
Para todo tipo de evento, presencial, híbrido ou online, você precisará mapear os gastos.
Por exemplo, em eventos presenciais e híbridos, provavelmente, a organização terá que bancar o deslocamento dos palestrantes, a locação do espaço, os equipamentos e todos os outros materiais importantes para o dia do encontro.
Já para eventos que são completamente online, geralmente, os custos são menores e permitem vender ingressos para qualquer lugar do mundo.
Lembrando que tudo pode acontecer e os gastos podem variar durante o evento e, por isso, também esteja preparado para as possíveis emergências.
Assim, tenha uma planilha com tudo que você precisa e não esqueça de nenhuma demanda importante:
Pense também no lucro
A margem de lucro é quanto sobrará depois que todos os custos forem quitados e ele pode ser, por exemplo, o seu pagamento como organizador ou o que vai ser aplicado na sua empresa.
Até porque os eventos também são fontes de lucro e esse aspecto deve ser considerado no valor total do seu ingresso.
Além disso, existem organizadores autônomos que fazem da organização de eventos uma profissão. Nesse caso, existem meses que não terão grandes demandas, mesmo assim, eles precisarão de uma renda para se manter ou até investir nas próximas edições.
Observe se as formas de pagamento e taxas impactam no valor do seu ingresso
É importante ficar bastante atento às formas de pagamento, se existem taxas diferentes ou até se há cobrança pelo uso da plataforma ou cartão de crédito.
Aqui na Even3, por exemplo, não cobramos um valor tabelado para utilização do sistema.
Ao invés disso, para cada venda realizada através da plataforma, nós coletamos uma comissão de 10% por inscrição paga e confirmada.
Já para eventos gratuitos, não cobramos para a inscrição, ou seja, não existe taxa para uso.
Por isso, você também deve se atentar às particularidades de cada plataforma que irá hospedar o seu evento e considerar todas as variáveis antes de definir o preço final.
Pense em valores diferenciados ou ofertas
Como falamos no início, o valor de um evento pode ir além dos números e contar com a experiência.
Assim, o valor percebido é a quantia a mais que as pessoas estarão dispostas a pagar pelo o que estará disponível no dia do evento.
Dessa maneira, você pode pensar em algumas estratégias que geram valor e, consequentemente, façam as pessoas investirem mais nele. Veja só:
Ingressos VIPs
Quem não gosta de uma experiência exclusiva, não é?
Esses ingressos diferenciados podem custar mais e dão aos participantes acesso a encontros ou experiências adicionais, como contato com os palestrantes, ambiente de networking selecionado, salas de descanso e muito mais.
Ingressos para grupos
O combo de vários ingressos também é uma boa estratégia de venda, você pode oferecer descontos para um grupo de X de pessoas interessadas para que elas comprem juntas com um valor promocional.
Isso é um ótimo chamativo para o seu evento e, como toda promoção, deve estar incluso e mapeado nos custos durante o planejamento.
Materiais complementares
Um outro ponto muito importante e que soma à experiência do seu evento são os materiais complementares, como e-books, apostilas, artigos, webinars, brindes e tudo que vai fazer o seu cliente se sentir mais especial, antes, durante e depois.
Por isso, inclua no valor total ou dê a opção de um ingresso diferenciado para quem irá receber esses materiais complementares.
Mentorias personalizadas
Assim como os VIPs, você pode oferecer aos participantes um outro tipo de ingresso que inclui uma mentoria ao final do evento com profissionais renomados na área e até da sua empresa. Interessante, não é?
Precificar ingressos não é uma tarefa fácil, mas todos esses pontos são essenciais para o estudo e a definição dos valores entregues aos seus participantes.
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