Como submeter um artigo cientifico em um evento

Como submeter um artigo científico em um evento?

Submeter um artigo científico faz parte da vida de todo pesquisador.

Assim como da vida dos estudantes de graduação, seja por uma disciplina ou por meio do PIBIC. Seja qual for o motivo todo estudante universitário se depara com um artigo.

Os eventos científicos podem servir como um meio de divulgar aquelas descobertas que você fez na sua graduação, mestrado ou doutorado.

Então se você nunca submeteu um artigo à algum evento e quer aprender mais sobre as submissões este é o local correto para você

O que são eventos acadêmicos

Os eventos acadêmicos se destacam pela facilidade de acesso à informação. Tanto como é transmitida em como é recebida pelos participantes.

Esses eventos possuem temas variados e podem auxiliar os estudantes e pesquisadores que desejam se aprofundar e conhecer as novidades de um assunto específico.

–> Conheça 13 tipos de eventos acadêmicos e entenda a diferença entre eles. 

Nesses eventos ocorrem apresentações das pesquisas desenvolvidas sobre o tema. Essas apresentações permitem a participação de estudantes da graduação, o que ajuda àqueles que estão começando na vida acadêmica.

Para isso, os estudantes e pesquisadores que desejam mostrar as suas descobertas devem seguir as regras do evento para que a submissão dê certo.

Como submeter um artigo científico

O artigo científico é um gênero acadêmico comum principalmente para os universitários e pesquisadores, pois esse gênero tem como utilização principal a divulgação de descobertas científicas para toda a comunidade científica e por vezes não científica.

Para escrever um artigo científico existem muitas etapas e processos a serem seguidos, assim como submeter um artigo científico.

Processo esses que envolvem a pesquisa, seleção das referências, escrita e importância dos fatos, justificativa para o estudo do assunto e muito importante um resumo que mostre todas as informações mais necessárias de um artigo científico.

É esse resumo que muitos eventos acadêmicos aceitam como forma de avaliação dos artigos.

Imagine só a equipe ter que avaliar todos os artigos completos, iria demorar muito!

Como submeter num evento

Todo evento científico possui uma comissão organizadora, ou seja,  pessoas que trabalham para que o evento saia da melhor forma.

O evento obrigatoriamente terá uma comissão científica/avaliativa, que funciona de forma diferente da organizadora.

Essa comissão está apenas responsável pelos trabalhos que são submetidos no evento. Ela deve garantir a qualidade dos trabalhos, sejam artigos, resumos ou pôsteres.

A submissão pode variar muito da escolha da comissão.

Há eventos que optam por trabalhar com submissões por meio de plataformas de organização de eventos.

Essas plataformas tornam mais fácil esse controle e também facilitam para os participantes que possuem mais segurança nos procedimentos.

–> Plataforma de submissão de trabalhos em eventos: por que utilizar a Even3?

Mas, a forma mais comum ainda é feita utilizando o e-mail e diversas planilhas para o controle dos trabalhos. O que pode gerar uma imensa bagunça se não for feito de maneira organizada e por pessoas responsáveis.

Pois, diversas pessoas gerenciando esses e-mails e planilhas podem confundir caso a comissão científica não tenham uma comunicação eficiente.

Todas as instruções do aceite dos trabalhos devem estar descritas no edital do evento.

Esses editais são bem acessíveis e de fácil entendimento, caso haja alguma inconsistência ou dúvida entre em contato rapidamente com a comissão organizadora.

No edital, estarão todas as datas e e-mails para os quais você deve mandar o seu trabalho para a avaliação.

Lembrando que a maioria dos eventos recebem apenas resumos para avaliar, posteriormente você envia o seu trabalho completo.

Se o seu trabalho for aceito a comissão imediatamente vai entrar em contato com você enviando uma carta de aceite, o documento que indica que o seu trabalho foi aceito com louvor para ser apresentado.

Mas, ele também pode ser aceito com ressalvas, isso indica que você deve fazer algumas pequenas alterações no seu trabalho.

Anais de Eventos

Uma parte muito importante na submissão de um artigo científico é publicá-los de fato. Esta publicação é feita nos Anais de Evento, assim conhecido os compilados dos artigos científicos aceitos e apresentados no evento.

É nesta fase que o seu artigo científico completo vai ser recebido pela comissão científica.

Eles já devem estar nas formatações pedidas pela organização, geralmente é a ABNT, podendo variar de evento para evento.

O seu trabalho vai estar disponível por meio da internet ou por CD-Rom, mas ainda existem outras formas de divulgação.

A melhor forma vai ser escolhida pela comissão organizadora.

Para facilitar o trabalho da comissão organizadora existem certas plataformas na internet, como a Even3 Publicações, que fazem essas publicações, incluindo o ISSN, ISBN ou o DOI, de acordo com a necessidade da publicação.

Todas essas publicações em eventos podem ser incluídas no currículo Lattes, contribuindo para a sua vida acadêmica.

Agora que você já sabe qual é o processo para submeter um artigo científico, que tal procurar o evento mais próximo de você e submeter aquele artigo que há muito tempo está guardado?

Comenta aqui quais foram as suas maiores dificuldades e como a submissão de artigos científicos auxiliou na sua carreira!

ebook escrever artigos científicos

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos