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7 tendências para eventos em 2025

Em 2024, só ouvimos falar em uma coisa: Inteligências Artificiais! E, claro, essa é uma das tendências para eventos em 2025.

Mas você sabe como essas tecnologias avançaram ao longo do ano? E como elas vão aparecer nos eventos em 2025?

Além disso, quais são as novas tecnologias que estão aparecendo em conjunto com a popularização das IAs?

A resposta são as novidades que prometem se consolidar no setor de eventos em 2025 e vamos explorá-las nesse artigo.

Confira as 7 tendências para eventos em 2025 e como elas se aplicam na prática:

  1. Inteligência Artificial
  2. Ferramentas de realidade aumentada
  3. Sustentabilidade
  4. Personalização com dados
  5. Segurança de dados
  6. Espaços de descompressão e saúde mental
  7. Formatos inovadores

Obviamente, as Inteligências Artificiais (IAs) são a maior aposta nas tendências para eventos em 2025.

> Veja também: Como usar a Inteligência Artificial da Even3

Mas, se no ano anterior elas apareceram como novidade, agora já têm um uso consolidado.

Sua principal função é a aumentar a eficiência.

Por isso, podem ser usadas como:

Chatbots e assistentes virtuais

Agilizam a atividade de suporte a participantes, respondendo as principais questões do evento instantaneamente.

Além disso, podem ser usados durante o evento para guiar participantes nas atividades da programação. Isso vai poupar muito tempo para suas equipes!

-> Saiba mais: O que é chatbot para eventos e como usar

Automação de atividades

Atividades mecânicas da organização de eventos já podem ser automatizadas com Inteligência Artificial.

Por exemplo, na Even3 é possível contar com a escrita automática. Assim, com o auxílio da IA é possível criar descrições do evento e das atividades em poucos minutos.

Assistente de escrita da Even3: IA para eventos
Assistente de escrita da Even3

Análise de dados

As IAS também vão ter um papel importante analisando dados em grandes eventos.

Agora, o enorme volume de informações produzidas em eventos podem ser processados por algoritmos de Machine Learning.

Por sua vez, os algoritmos aprendem comportamentos e preferências, gerando experiências cada vez mais personalizadas.

Por exemplo, indicam eventos para participantes ou prevêem atividades que podem ter mais adesão entre o público.

Tradutores

Por fim, as Inteligências Artificiais também estão tornando as traduções em eventos mais rápidas.

Isso porque essas ferramentas traduzem de forma automática tanto eventos presenciais, como virtuais.

Assim, aumentam a acessibilidade dos conteúdos e o alcance do evento.

Outras tecnologias também têm crescido em eventos, seguindo tendências globais de grandes marcas como o Google e a Apple.

Por exemplo, as ferramentas de realidade aumentada e realidade virtual estão sendo cada vez mais usadas. 

Essas tecnologias oferecem experiências imersivas aos participantes, integrando o digital com o mundo real e já estão presentes em jogos, óculos, celulares…

Em eventos, elas permitem abordar conteúdos de uma forma inovadora, criativa e atrativa. Incluindo, demonstração de produtos, mapas interativos, experiências imersivas ligadas a sua marca, jogos interativos, entre outros.

Consequentemente, aumentam a participação, o engajamento e a fidelidade ao evento.

Além disso, a depender do público, as tecnologias de realidade virtual atraem e geram uma percepção positiva a respeito do evento.

Por isso, vale a pena ponderar o uso das ferramentas de realidade virtual. Apesar de serem tecnologias caras.

Segundo dados da EventTrack, 81% dos participantes entrevistados afirmam que as práticas sustentáveis influenciam suas percepções sobre as marcas.

De fato, a demanda por sustentabilidade tem sido cada vez mais comum em eventos.

-> Veja também: O guia para produzir eventos sustentáveis

Em 2024, houve um crescimento de práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) em empresas.

Isto é, um conjunto de métodos voltados para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial.

Nesse contexto, os eventos ressoam as mudanças que acontecem na sociedade. Agora a sustentabilidade não é apenas como um diferencial em eventos, mas uma obrigatoriedade.

Sendo assim, invista em ações como:

  • Uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis;
  • Redução do desperdício de alimentos e recursos;
  • Compensação de emissões de carbono. Essas iniciativas não apenas atraem um público mais consciente, mas também contribuem para o impacto positivo da sua marca no mercado.

Em 2025, as tecnologias disponíveis podem ajudar organizadores a enfrentarem um dos maiores desafios da organização de eventos: personalizar as experiências.

Com ferramentas de Machine Learning e automação, agora é possível analisar melhor os dados gerados no evento.

A partir daí, organizadores conseguem oferecer:

Recomendações

Utilize os dados gerados em todos os seus eventos para entender o perfil do seu público e recomendar os próximos eventos semelhantes para eles.

Aproveite plataformas de eventos com painéis de análise de dados.

Por exemplo, na Even3, é possível usar o Even3 Analytics para entender o perfil do seu público e comportamento de compras:

Painel de Analytics de vendas da Even3
Painel de Analytics de vendas da Even3

Programação adequada

Verifique os níveis de engajamento e participação de cada atividade nos seus eventos para encontrar os formatos mais interessantes para o seu público.

Elementos interativos

Ativações, jogos de realidade virtual, gamificação e até ações de patrocinadores podem se tornar também meios de coleta de dados. Além de aumentar o engajamento no seu evento.

Por isso, essas estratégias têm sido cada vez mais utilizadas e bem recepcionadas pelo público.

Falando em coleta de dados, a segurança dessas informações é prioridade em 2025.

Afinal, a facilidade de acesso a tantas tecnologias, também nos expõe ao risco do mal uso delas. Portanto, precisamos estar preparados e seguros. 

Sendo assim, em 2025 os eventos devem:

Ter transparência

Informe quais dados são coletados dos participantes e como eles serão usados.

Além disso, o participante deve consentir ou não o uso dos seus dados, bem como os cookies no site do seu evento.

Seguir a LGPD

Como mencionei acima, os dados pessoais precisam do tratamento correto. As principais diretrizes são determinadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.

Então, para evitar problemas, garanta que seu evento está dentro dessas obrigações legais.

-> Saiba mais: Confira o passo a passo para adequar seu evento à LGPD

Ter transmissões online seguras

A cibersegurança é uma preocupação crescente devido a popularização de tecnologias em 2025.

Por isso, novas tecnologias têm surgido para proteger invasões e compartilhamento indevido do conteúdo exclusivo em ambientes virtuais.

É o caso da Área de Transmissão segura da Even3. Ela possui uma tecnologia de link único que somente pode ser aberto pelo participante inscrito no evento e em um único navegador.

Assim, acessos simultâneos em uma mesma conta são proibidos e invasões por robôs também.

transmissão segura na Even3 Streaming
Área de Transmissão Online segura na Even3 Streaming

Como você deve ter percebido, a experiência do participante é o foco das tendências para 2025.

Criar um evento que gere bem-estar, fidelidade, personalização e conexões reais é prioridade.

Pensando nisso, organizadores estão investindo em programações que respondam às necessidades da sociedade atual.

Por isso, tem sido cada vez mais comum encontrar espaços de descompressão e meditação em grandes eventos.

Então:

  • Insira esportes e atividades de entretenimento na programação dos eventos;
  • Inclua yoga, sessões de meditação ou workshops de bem-estar nas pausas entre atividades;
  • Ofereça coffee breaks com refeições balanceadas e saudáveis. Considere também restrições alimentares;
  • Crie zonas de relaxamento e descompressão onde participantes podem descansar e conhecer outras pessoas.

Como eu te disse, as programações de eventos estão cada vez mais inovadoras.

Sendo assim, 2025 também traz a ascensão de novos formatos de eventos que ressoam melhor com o público, como:

Micro-eventos

A tendência é “quebrar” grandes eventos em edições menores, mais íntimas.

Micro-eventos são oportunidades para aumentar o networking e o aprendizado, pois oferecem uma atenção mais direcionada.

Festivais até mesmo em conferências

Muitas conferências estão “festivalizando”. Ou seja, estão inserindo atividades de entretenimento, bem-estar, ativações e experiências interativas para atrair o público e inovar na programação.

Eventos 24h

Com o crescimento do acesso à tecnologia, eventos como hackathons têm se popularizado.

Assim, cresce o costume de acampar no espaço do evento e promover uma dinâmica 24h.

Em alguns casos, eventos online também têm utilizado essa estratégia para transmitir conteúdo gravado a pessoas de diferentes fusos-horários.

Conclusão

Finalmente, as tendências para eventos em 2025 colocam a experiência do participante no centro das inovações.

Dessa vez, as tecnologias são utilizadas para personalizar a experiência, inovar e gerar eficiência.

Nesse ano, a organização de eventos se torna cada vez mais ágil e fácil. É hora de fazer eventos recorrentes e atingir seu público de forma mais direcionada.

Crie seus eventos em uma plataforma que oferece essa possibilidade.

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