Para saber como organizar uma mesa-redonda é preciso entender bem as características deste tipo de evento.
Dessa forma, você consegue tomar decisões de forma mais assertiva durante todo o planejamento, otimizando as chances de tornar o seu evento um verdadeiro sucesso!
Por isso, neste blogpost, te explicamos tudo sobre:
Basicamente, uma mesa-redonda é um tipo de evento que promove uma discussão organizada e multiperspectiva acerca de uma temática.
Por isso, ela é formada por:
Moderador – responsável por mediar o debate, conduzir perguntas e monitorar o tempo de fala de cada participante. Portanto, ele deve ser organizado e ter conhecimento do tema em pauta;
Palestrantes – oradores que trazem várias perspectivas para o debate. Normalmente são especialistas, pesquisadores ou acadêmicos;
Plateia – pode somente observar ou trazer questões para a discussão que devem ser mediadas pelo moderador.
Devido à diversidade de opiniões proposta pela mesa-redonda, ela normalmente é inserida dentro da programação de grandes eventos para criar relações entre participantes.
-> Descubra como montar a programação do seu evento da melhor forma possível.
Assim, a ideia é construir ambientes mais diversos e abertos para que todos possam contribuir no debate.
Por exemplo, normalmente mesas-redondas em eventos acadêmicos costumam avaliar diferentes perspectivas de um mesmo objeto científico.
Já em eventos empresariais, elas podem ser utilizadas por patrocinadores para promover brainstorms sobre um produto. Ou unir profissionais de empresas diferentes para debater a resolução de problemas comuns na área.
Primeiramente, mesas-redondas excelentes são sempre aquelas com o temas bem definidos.
Portanto, é importante escolher qual assunto central será abordado durante o planejamento do evento.
Para isso, ele deve ser traçado de acordo com o perfil do público e os objetivos do evento.
Sendo assim, seu tema deve ser:
Dessa forma, quando o tema estiver bem definido, seus participantes podem enriquecer o debate com suas perspectivas e experiências.
Existem três tipos principais de mesas-redondas: presencial, virtual e híbrida.
Certamente, se estiverem inseridas na programação de outros eventos, seu formato vai depender do evento principal. Mas podem variar em:
-> Saiba mais sobre eventos híbridos
Em seguida, procure por moderadores que sejam carismáticos, tenham amplo conhecimento sobre os tópicos escolhidos e sejam reconhecidos em sua área de atuação.
Mas lembre-se: ser reconhecido não necessariamente significa ser famoso nas redes sociais.
Na verdade, seu moderador deve ter credenciais, como experiências de trabalho ou publicações na área.
Isso porque os moderadores têm que:
Por sua vez, uma boa prática é fornecer um guia contendo perguntas introdutórias, pontos principais de discussão e instruções para o debate.
Na hora de escolher os palestrantes ideais, pense no seu público!
Assim, além de escolher convidados atrativos, você deve personalizar a experiência de acordo com o conhecimento da sua audiência.
Por exemplo, se forem estudantes, busque palestrantes com explicações mais didáticas e níveis de aprofundamento diferentes.
Geralmente, é recomendado convidar no mínimo três especialistas que apresentem perspectivas diversas ou sejam de áreas de conhecimento diferentes. Agora você já têm uma mesa-redonda!
Por fim, um dos principais pontos de uma mesa-redonda é o tempo do debate!
Portanto, elabore uma agenda para o evento, que deve ser seguida pelo mediador. Ela deve conter:
De 2 a 5 minutos. Apresentação dos palestrantes, patrocinadores (se tiver), contextualização do tópico e a importância do assunto discutido.
Divida o tempo principal entre as perguntas do moderador para os palestrantes e as perguntas da plateia.
Dessa forma, as perguntas para os palestrantes devem ser ordenadas como se estivesse criando uma história com introdução, conflito, soluções possíveis e conclusão.
Assim, uma boa prática é tentar seguir a ordem de “o quê, por que e como”.
De 1 a 2 minutos. Agradecimento aos palestrantes e à audiência e convite para alguma ação, como avaliar o evento ou seguir nas redes sociais.
Finalmente, deu para perceber que as mesas-redondas precisam de muito planejamento, preparação e uma equipe forte.
Aliás, quer saber como organizar uma mesa-redonda de forma fácil, sem se preocupar com a burocracia da venda de inscrições e do envio de certificados?
Para isso, existem plataformas na internet que ajudam na organização desses tipos de eventos e a Even3 é uma delas. Com a gente, você consegue:
Então, está pronto para iniciar o sonho da mesa-redonda de sucesso? Clique no banner abaixo!