Criar uma transmissão online aumenta as possibilidades de alcance do seu evento, podendo atingir pessoas do mundo inteiro.
O formato mais popular de transmissão é o live streaming, mas também pode ser uma videoconferência e até mesmo gravado previamente.
Além disso, você pode utilizar ferramentas gratuitas ou pagas para fazer a transmissão online. Tudo vai depender do seu objetivo.
Por isso, vou te ensinar tudo sobre o assunto: como fazer uma boa transmissão e quais ferramentas usar.
Antes de criar sua transmissão online, você precisa conhecer os principais formatos e as ferramentas disponíveis no mercado. São elas:
A videoconferência é um tipo de transmissão online que funciona no formato de reunião fechada.
Ela acontece em uma sala virtual acessível apenas com um link específico ou convite.
Por esse motivo, comumente é utilizado para transmitir conteúdos pagos que necessitam de inscrição.
Ela também possibilita um bate-papo ao vivo com participação ativa do público. Isso porque algumas ferramentas permitem que os ouvintes interajam através de áudio e vídeo.
Além disso, podem possuir outras tecnologias mais avançadas, como enquetes, compartilhamento de tela e slides, tradução simultânea ao vivo e muito mais.
Mas para quem opta por um uso mais básico dessas ferramentas, a organização do evento costuma ser bem simples e rápida. Basta convidar as pessoas a se reunirem na sala com você!
A videoconferência é muito indicada para iniciantes, eventos pequenos e pessoas que precisam de um ambiente fechado com controle de participantes.
Comumente, é utilizada em cursos ao vivo, já que cria um ambiente bem interativo para eles.
O Google Meet é uma das plataformas de videoconferência mais populares porque é integrada com os serviços do Google.
Por isso, muitas pessoas já possuem acesso à ferramenta e sabem utilizar a versão gratuita.
Mas como a maioria das ferramentas de videoconferência, o Google Meet conta com limitações no plano free.
Nessa versão, só é possível realizar reuniões com até 100 pessoas e por 60 minutos.
Outro ponto negativo é o difícil controle de acesso em qualquer plano.
Se os e-mails dos participantes não estiverem cadastrados antecipadamente, você precisará autorizar a entrada deles durante a videoconferência.
Apesar dessa dificuldade, a versão paga oferece reuniões ilimitadas e pode apresentar benefícios interessantes, como legendas automáticas e gravação de reuniões.
Ainda, o plano empresarial possibilita que qualquer pessoa que faça parte da sua organização entre nas chamadas sem a necessidade de autorização.
Assim, o Google Meet também é uma ótima solução para treinamentos internos.
O Zoom é um software de videoconferência bem popular. Ele possui uma interface bem intuitiva, personalizável e com funcionalidades robustas.
Assim como o Meet, possui um plano gratuito com limitações, como reuniões com até 100 pessoas e apenas por 40 minutos.
Mas a versão paga do aplicativo conta com compartilhamento de tela, gravação de reunião e salas em grupo.
Além disso, ele possui recursos avançados como tradução simultânea e a opção de webinar, que permite interações em tempo real e sessões de perguntas e respostas.
O Skype é conhecido por sua acessibilidade e facilidade de uso, sendo uma escolha popular tanto para uso pessoal quanto profissional.
Ele oferece chamadas de vídeo e voz gratuitas, mensagens instantâneas e a capacidade de compartilhar arquivos.
O plano gratuito do Skype permite chamadas de vídeo com até 50 participantes.
Para funcionalidades adicionais, como chamadas internacionais a tarifas reduzidas, o Skype oferece créditos pagos e assinaturas mensais.
Na prática, a maioria das transmissões de eventos online que acontecem são ao vivo. Esse é o formato que chamamos de live streaming ou simplesmente live.
Nessa modalidade, gravação e transmissão ocorrem ao mesmo tempo e são comuns em tipos de eventos como webinar e palestras.
Normalmente, a transmissão ao vivo é indicada para atividades únicas e menores, de 1 a 2 horas.
Isso porque o conteúdo é feito para ser assimilado naquele momento e criar a vontade de se aprofundar mais.
Porém, como é um formato bem interativo, alguns eventos de maior porte também inserem lives na sua programação.
Afinal, elas oferecem uma oportunidade única de tirar dúvidas ao vivo. Como os webinars, que promovem a explicação de um conteúdo e a interação constante com os participantes por meio do chat.
O YouTube Live é uma das plataformas de transmissão ao vivo mais populares. Inclusive, muitas pessoas o acessam buscando esse tipo de evento.
Por isso, é uma excelente escolha para eventos públicos, permitindo uma ampla interação e visualização.
Ele é gratuito para todos os usuários, mas requer que o recurso de live seja ativada com um aviso de 24 horas.
Além disso, a live não é gravada diretamente na plataforma. O Youtube precisa que o vídeo seja gravado em outra ferramenta e transmitido para ele, como se fosse um estúdio de gravação.
Vantagens do Youtube Live
-> Veja também: Como criar layouts atrativos para lives no Youtube
Desvantagens do Youtube Live
Como eu te disse, o Youtube precisa de um software para gravar a transmissão, como um estúdio virtual.
O Streamyard é uma das opções mais famosas.
Ele permite adicionar elementos profissionais às transmissões, como imagens, entrevistas em múltiplas câmeras e compartilhamento de tela.
Mas a ferramenta possui planos gratuitos bem limitados. Isso faz muitas pessoas recorrerem a outras alternativas gratuitas semelhantes, como o OBS Studio.
Vantagens do Streamyard
Desvantagens
No entanto, se você estiver buscando uma ferramenta que realiza transmissões online de forma nativa, então precisa conhecer o Instagram Live.
As transmissões ao vivo pelo Instagram são fáceis de iniciar e podem ser vistas por todos os seguidores. Inclusive, a plataforma envia até notificações para eles.
A funcionalidade é gratuita, mas as transmissões ao vivo são limitadas a 60 minutos e só podem ser visualizadas por quem também tem instagram.
Dessa forma, a live no Instagram costuma ser ideal para eventos informais e prévias de grandes eventos. Mas também pode ser úteis para sessões de perguntas e respostas e interações diretas com o público.
Vantagens do Instagram
Desvantagens
A Twitch é uma plataforma super famosa em transmissões online, principalmente entre pessoas mais jovens.
Afinal, ela é comumente utilizada para transmitir jogos, esportes e lives com influenciadores.
Mas sua flexibilidade e recursos também a tornam uma excelente escolha para outros tipos de eventos e transmissões ao vivo.
Aliás, pode ser uma ótima estratégia para atingir eventos que buscam atingir um público mais jovem, como eventos de instituições de ensino.
Assim como o Youtube, a Twitch também necessita de um software de streaming online.
Por isso, a plataforma desenvolveu seu próprio e o disponibiliza gratuitamente.
Vantagens da Twitch
Desvantagens
Basicamente, a transmissão gravada são vídeos registrados previamente e disponibilizados para o público em um determinado momento.
Em alguns casos, podem simular um ao vivo, sendo distribuídos em um horário específico e sem acesso após a transmissão. Esse formato é conhecido como simulive.
Em outros, o vídeo é distribuído e pode ser acessado a qualquer momento pelos participantes.
Esse formato pode ser ideal para quem quer criar vídeos mais elaborados.
Afinal, permite edições e protege contra inconvenientes comuns à transmissão ao vivo, como falha no microfone e queda de internet.
A transmissão gravada é indicada para eventos com conteúdos mais complexos que precisam de tempo para serem produzidos e também assimilados pelos participantes.
Devido à possibilidade de rever o conteúdo, o formato tem sido oferecido em eventos de grande porte que combinam diferentes tipos de atividades simultaneamente.
Além disso, são bastante comuns em eventos internacionais. Isso porque oferecem uma solução viável para lidar com a diferença entre fusos-horários.
Algumas ferramentas podem funcionar para qualquer tipo de transmissão online, sejam videoconferências, lives ou gravações.
Esse é o caso do Even3 Streaming.
Ele é uma ferramenta de transmissão online desenvolvida pela Even3 onde os vídeos ficam armazenados diretamente na plataforma.
Isso garante a proteção da transmissão e ainda oferece diferentes tipos de benefícios para cada formato de evento.
Por exemplo:
Por fim, você já conhece as ferramentas disponíveis para criar transmissões online.
Mas, independente de qual ferramenta você for usar, é importante ter qualidade de conteúdo e engajamento.
Para tanto, você pode seguir algumas dicas, como:
-> Veja também: 3 dicas para escolher um palestrante para evento online
Seguindo essas dicas, você estará preparado para realizar uma transmissão online de sucesso, proporcionando uma experiência profissional e envolvente para seu público.
Agora é hora de escolher o formato de transmissão online ideal e começar a criar seu evento.
Quer um guia mais prático para fazer essa escolha? Confira um template gratuito criado por especialistas da Even3 para selecionar o formato de transmissão online ideal para cada evento. Clique no banner e baixe agora: