Os eventos online estão assumindo formatos inovadores. Entre eles, está o webinar. Você já ouviu falar dele? Esse formato tem ganhado bastante destaque no cenário acadêmico e empresarial.
Neste artigo, você vai aprender o que é webinar, suas principais características e como organizar o seu e se manter atualizado no mercado de eventos.
O webinar é um seminário online, transmitido ao vivo ou gravado, para um público-alvo específico.
A sua origem remete ao termo “web based seminar” que tem como significado literalmente um seminário realizado via web.
Mas o termo webinário, a versão em português, também pode ser encontrado por aí.
Independente de como é chamado, o webinar funciona quase como um aulão. Nesse evento, o apresentador ou apresentadores costumam expor um assunto atrativo e conversam com os participantes via chat.
Por esse motivo, esse é um formato de evento muito interativo e descontraído.
Como é super simples de organizar, muitas pessoas utilizam o webinar para divulgar prévias de conteúdos mais ricos ou demonstrações de produtos.
Assim, costumam ser usados para atrair potenciais clientes e fechar vendas, a famosa captação de leads. Conheça as possibilidades:
Basicamente, para produzir um webinar é necessário somente um computador com câmera, microfone, uma ferramenta de transmissão online e, claro, internet.
Assim, esse tipo de evento é super barato e simples de produzir.
Por isso, é utilizado com frequência para compartilhar conteúdos, realizar treinamentos ou promover o relacionamento com os clientes.
Neste tipo de webinar, o apresentador pode compartilhar sua tela e demonstrar um produto ou serviço.
Normalmente, são exibidos os benefícios, novas funcionalidades e dicas práticas.
Uma boa ideia é utilizar alguma dificuldade do seu público como tema do webinar e utilizar o produto ou serviço para resolver essa dor.
Assim, seus participantes serão atraídos pelo conteúdo e vão conhecer sua proposta, como mostra o exemplo abaixo:
Você sabia que as tão famosas lives também podem ser webinars?
Se houver um apresentador ensinando um conteúdo e um chat aberto, já podemos considerar um webinar!
Nesse caso, um formato bastante comum é o de entrevista.
Neste webinário, um especialista expõe o tema de seu domínio e um mediador faz perguntas, promovendo mais interação com o público.
Quando há mais de um participante, esse formato também pode ser uma versão online de uma mesa redonda.
Veja um exemplo:
Como eu te disse, o webinário tem uma característica de “aulão”. Ou seja, é sempre muito didático, bastante explicativo e interativo.
Por isso, é recomendado que o webinar se aprofunde em apenas uma temática, explorando o assunto ao máximo e respondendo as perguntas do público.
Além disso, é comum que o conteúdo seja disponibilizado para o público depois ou vendido como conteúdo à parte.
Exemplo de webinar de aula:
Agora que você já sabe o que é um webinário e suas maiores vantagens, chegou o momento de aprender a organizá-lo. Vamos lá?
Assim como em eventos presenciais, um webinar precisa começar pela definição do tema.
Isso é importante para que você pense no roteiro e no formato do seu webinar antes de começar a produzi-lo.
Para escolher o tema do seu webinar, considere:
Por exemplo, você pode criar enquetes nas suas redes sociais para perguntar ao público os conteúdos que ele mais gostaria de aprender. Com essas respostas, você já pode definir o tema.
Se preferir, pode enviar por e-mail o Formulário de Pesquisa de Público gratuito, criado pela Even3. Experimente:
Depois disso, você será capaz de definir qual é a melhor forma de passar seu conteúdo: ao vivo, gravado, por aula, entrevista… Escolha o que faz mais sentido para seu público!
É muito importante estruturar um roteiro para o webinar. Então, se tiver palestrantes, recomende isso para eles também!
Afinal, o webinário funciona como um tipo de apresentação. Inclusive, algumas ferramentas até permitem que você mostre uma tela ao público e se grave apresentando.
Por isso, é comum que muitas coisas aconteçam ao mesmo tempo. Mas não vá esquecer de criar momentos para se aproximar com o público, tá bem?
É importante que você defina isso no roteiro, bem como o começo, meio e fim das suas falas.
-> Veja também: Manual do Palestrante: o guia para palestrar online
Uma dica é dividir o tema em tópicos e colocá-los em seus slides, assim como frases de autoridades e estudiosos ou gráficos que corroborem o que você diz.
Mas preste atenção! Geralmente, textos longos não são uma boa pedida para slides, já que eles tornam a apresentação mais cansativa e menos dinâmica.
Ainda, se o webinar for acontecer em uma transmissão ao vivo, treine a sua apresentação com antecedência.
É muito importante definir previamente o dia e horário do evento. Isso porque o seu público precisa estar bem informado para reservar um horário na agenda e participar do seu webinar.
Além disso, com mais tempo, é possível usar as redes sociais para divulgar seu webinar e atrair ainda mais pessoas para a sua apresentação.
-> Leia mais: Estratégias de marketing digital para eventos
É muito comum usar uma apresentação de slides durante o webinar. A junção de textos, imagens e a fala do apresentador facilita muito a absorção de conteúdo.
Para montar os slides, você pode usar o PowerPoint ou até mesmo o Google Slides, que pode ser acessado pelo Google Drive de forma gratuita.
É fundamental que a sua apresentação visual tenha um template agradável para leitura e dialogue com a identidade visual da sua marca. Dessa forma, você consegue reforçar o branding e fixar a sua marca na mente do público.
Uma dica essencial para você criar a sua apresentação é usar fontes maiores, resumir o conteúdo em tópicos com frases curtas e objetivas.
Ainda, lembre-se de ilustrar tudo com ícones ou imagens para deixá-la menos cansativa.
Finalmente, chegamos à peça fundamental para seu webinar acontecer e ser um sucesso.
Portanto, é preciso que você escolha uma ferramenta que possibilite uma boa experiência com o seu público e que também esteja ao seu alcance. Tanto em questões financeiras como de usabilidade.
Por exemplo, se está iniciando e pretende fazer algo simples e conveniente, pode utilizar as plataformas como o YouTube Live, Even3, Linkedin Live etc.
Esses serviços de streaming são suficientes para realizar uma transmissão ao vivo e interagir com seus participantes por meio do chat.
Além disso, gravam os vídeos durante a transmissão, permitindo que os usuários assistam em outro momento pelo mesmo link.
Então, vamos conhecer as opções:
Basicamente, o Youtube Live é uma ferramenta do Google que permite realizar transmissões ao vivo.
Vantagens de fazer um webinar pelo Youtube:
Desvantagens:
O Zoom é um serviço de videoconferência com bate-papo online. Por isso, ele também pode ser muito utilizado para fazer webinários.
A ferramenta possui versões pagas e gratuitas. Nesse caso, vamos analisar a versão gratuita.
Mas os planos pagos também podem oferecer ferramentas interessantes para eventos mais elaboradores, como a tradução simultânea.
Vantagens de fazer um webinar pelo Zoom:
Desvantagens:
Por fim, você pode transformar o seu webinar em um evento mais completo e extrair o melhor dele.
Afinal, com uma plataforma de eventos como a Even3 é possível gerenciar todo o ciclo de um evento de forma prática e simples.
Assim, você terá controle das inscrições, coleta de dados, transmissão online, emissão de certificados e muito mais.
Por exemplo, para facilitar a coleta de dados dos seus leads, é só utilizar os formulários de inscrições online na Even3.
Ou para tornar seu webinar lucrativo, é possível vender ingressos de forma segura e acompanhar todo processo de vendas sem sair da plataforma.
Dessa maneira, você possui muitas vantagens ao fazer um webinar pela Even3, como:
Você sabia que webinars costumam durar, em média, 1h?
Embora alguma porcentagem dos ouvintes vá embora antes do final do evento, a maioria permanece. Ou assiste tudo depois.
Por isso, ao investir em um assunto atrativo, aproveite o webinar para explorar o conteúdo ao máximo.
Além disso, estimule as pessoas interessadas e responda as perguntas.
Se elas ficarem até o final, é um sinal de que vão continuar se relacionando com você mesmo após o webinar. Ou vão tomar a ação proposta no final do evento.
Falando em ação proposta no final do evento, você já sabe que webinars normalmente oferecem demonstrações de serviços ou produtos.
Por isso, é super importante que você proponha ações após o seu evento, como pedir para que as pessoas se inscrevam ou comprem o que você apresentou.
Por exemplo, compartilhe um formulário de inscrição para o curso completo, um cupom exclusivo para os ouvintes etc.
Se você contar com uma plataforma como a Even3, você também pode manter o relacionamento no pós-evento enviando e-mails para seus participantes e uma pesquisa de satisfação.
Outro ponto essencial para aumentar o interesse do público é escolher um título atrativo. Portanto,
Muitos inscritos em webinars não participam do evento ao vivo. Mas isso não significa falta de interesse!
Isso porque alguns participantes não possuem disponibilidade de horário para acompanhar conteúdos ao vivo.
Por esse motivo, ao analisar as métricas, é crucial valorizar não apenas a audiência ao vivo, mas todos que visualizam o conteúdo posteriormente.
Então, lembre-se também de disponibilizar o conteúdo online após a finalização do webinário.
Basicamente, webinars são conteúdos descontraídos e interativos. E é justamente por isso que são atrativos!
Assim, proporcione um ambiente confortável para que sua audiência participe e engaje.
Nesse sentido, conhecer a diversidade do público é essencial, pois mesmo tópicos sérios podem ser abordados de maneira leve.
Por fim, ninguém vai assistir seu webinar se não souber que ele existe!
Assim, é crucial iniciar a promoção do evento com no mínimo três semanas de antecedência.
Entre as estratégias utilizadas, o e-mail marketing é uma das ações que demonstra mais resultado.
Mas pode ser reforçada com outras ações de marketing digital, como anúncios, publicações em redes sociais e site para o seu evento.
Pensando nisso, a Even3 criou um guia de marketing para eventos que pode te ajudar a definir a melhor estratégia para seu webinar de forma gratuita.
Aproveite um e-book explicativo sobre marketing e planilhas que vão te ajudar a colocar a mão na massa! Baixe agora grátis: