Você sabia que 71% dos brasileiros seguem pelo menos um influencer em suas redes sociais?
Além disso, 45% desses internautas afirmam já ter comprado algum produto ou serviço depois da indicação dos influenciadores.
O uso de influenciadores digitais no marketing tem crescido nos últimos anos justamente por conta de dados como esses.
Mas será que essa estratégia é realmente eficaz para eventos?
Se você é um organizador e está em dúvida sobre investir em marketing de influência, este artigo vai te ajudar a tomar uma decisão informada. Saiba mais sobre:
Basicamente, influencers são pessoas que possuem um público engajado nas redes sociais e têm o poder de influenciar decisões de compra e comportamento.
Geralmente, eles produzem conteúdos relevantes por nichos, como humor, moda, tecnologia, ciência, entre outros.
O conceito de Marketing de Influência surge exatamente para explicar essa estratégia de estimular ações e a imagem de uma marca através da recomendação de um influenciador.
Em eventos, isso pode significar mais inscrições, maior engajamento e reconhecimento de marca.
Mas sabia que não é o número de seguidores que define um influenciador? Conheça algumas categorias de influenciadores de eventos:
Agora que você já conhece as possibilidades, é hora de entender como escolher um bom influencer.
Afinal, vai ser um desperdício de dinheiro se você contratar alguém que não tem relevância para o seu público!
Então, sempre atente-se aos seguintes critérios:
Como eu te falei, o público do seu evento é um dos principais critérios para escolher o influenciador ideal.
Então, mapeie os influenciadores do segmento do seu evento.
Por outro lado, se achar um influenciador interessante, verifique o público que o segue.
Depois, crie uma lista com os possíveis influencers e analise qual cabe mais no orçamento do seu evento.
Escolher um influenciador para o seu evento, é escolher também um embaixador para a sua marca.
Essa pessoa vai conversar com seu público de maneira mais intimista, representar sua marca e, de certa forma, atribuir uma personalidade a ela também.
Por isso, preste atenção se o influenciador não está envolvido em polêmicas que podem colocar a imagem do seu evento em risco.
Ainda, procure trabalhos prévios no mesmo setor e analise os resultados, se houver.
Sempre leve em consideração o objetivo da sua campanha e a verba disponível para investimento.
Isso porque a depender do seu objetivo, o tipo de influenciador escolhido será diferente.
Por exemplo, se você quer criar uma comunidade e fazer uma cobertura mais “íntima” do evento, talvez seja interessante investir em um micro influenciador com um público fiel.
Mais importante que o número de seguidores é o nível de interação que o influencer tem com seu público.
Então, observe as interações nas publicações dele e, se necessário, solicite os dados de engajamento do perfil.
Primeiramente, é importante que você deixe claro para o influencer quais são as entregas que você espera dele.
Portanto, escreva um contrato que especifica os conteúdos que serão produzidos, as métricas analisadas, forma de pagamento, regras e vigência da parceria.
Isso vai dar segurança jurídica ao seu evento.
Apesar do contrato, você deve deixar espaço para o influencer criar da maneira com a qual ele está acostumado.
Influenciadores conhecem seu público e sabem como engajá-lo. Então permita que eles tragam autenticidade à campanha.
Não adianta nada produzir conteúdos com influencers, mas não possuir uma rede social ativa onde as pessoas podem consultar e saber mais sobre seu evento.
Por isso, integre a estratégia do influencer com suas redes sociais, site e campanhas de e-mail marketing.
O conteúdo do marketing de influência deve estar alinhado com toda a estratégia de marketing do seu evento.
Por exemplo, você deve usar o mesmo tom de voz, cores, elementos gráficos…
Assim, os seguidores do influenciador vão reconhecer o mesmo tom de comunicação nas suas redes, a imagem do seu evento será fortalecida e o impacto da campanha será maior.
Falando em redes sociais, selecione influencers ativos nas mesmas plataformas onde sua marca tem presença.
Assim, você pode continuar o relacionamento com o público.
Muitas vezes, o influenciador tem um alcance local, principalmente no caso de micro influenciadores.
Essa pode ser uma boa estratégia para atingir um público específico e mais engajado.
Mas pode ser um problema se o influenciador não conversar com as pessoas da cidade onde seu evento vai acontecer.
Portanto, solicite os dados de localização dos seguidores do influencer e verifique se eles estão dentro da região do seu evento.
Sempre use hashtags como #publi ou #ad nos conteúdos de influenciadores.
Isso gera transparência e conformidade com regulamentações.
O material produzido pelos influencers pode ser reutilizado para fortalecer a divulgação do evento.
Escolha influenciadores que realmente tenham afinidade com o evento para gerar mais credibilidade e ressoar melhor na audiência.
Utilizar influencers durante o período de venda de ingressos pode ser bastante estratégico.
Mas também é interessante trabalhar uma estratégia de Marketing de Influência por períodos mais longos.
Isso porque sua marca pode ser fixada na mente dos seguidores do influenciador se ela fazer parte do dia a dia dele. Além de passar mais credibilidade.
Portanto, analise qual estratégia faz mais sentido para o seu evento e o orçamento disponível.
Por fim, se for utilizar links de inscrição ou cupons de desconto, lembre-se de criá-los de forma rastreável.
Seus links devem ter parâmetros e seus cupons podem ter nomes específicos dos influenciadores.
Assim, você vai ter dados concretos para medir o resultado das campanhas.
Para tanto, você pode utilizar uma plataforma de eventos como a Even3, que permite criar facilmente links de afiliados e cupons de desconto específicos.
Finalmente, se você quer saber se vale a pena investir em marketing de influência, você vai precisar acompanhar os resultados da campanha.
Obviamente, eles serão definidos tomando como base o seu objetivo.
Por exemplo, se você quer vender mais inscrições, com certeza deve verificar o número de inscrições feitas através do link de afiliados do influencer.
Então, pense no seu objetivo e analise quais métricas fazem mais sentido acompanhar, como:
Ideais para quem tem como objetivo aumentar o número de inscritos.
Ideais para quem deseja tornar o evento mais conhecido.
Ideais para quem objetiva fazer campanhas de remarketing e quer acompanhar quantas pessoas estão mais dispostas a participar do seu evento.
Com todas essas informações em mãos, você vai poder planejar com cautela a sua campanha de marketing de influência.
Além disso, vai conseguir saber se vale a pena ou não investir nessa estratégia para alavancar o seu evento.
Mas sabia que não há apenas essa possibilidade de marketing para eventos? É isso que o Kit de Marketing da Even3 ensina gratuitamente!
Nossos especialistas criaram um material com diversas dicas e ferramentas que podem te ajudar a criar uma campanha de marketing robusta.
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