Ingresso para evento: imagem de destaque

O guia do ingresso para evento: como vender

Chegou a hora de vender o ingresso do seu evento? Não comece antes de ler esse texto!

Essa é uma das partes cruciais para que seu evento seja um sucesso, por isso eu trouxe dicas valiosas para evitar erros e aumentar seus lucros.

É importante que você defina bem o valor do seu ingresso e utilize as melhores estratégias para vendê-lo.

Pensando nisso, este guia foi desenvolvido para que você conheça tudo sobre ingresso, vendas online, custos e quanto cobrar. Acompanhe a leitura para saber mais.

Ingresso para evento: principais formatos

Para começar, você já escolheu quais serão as entradas disponíveis para o seu evento e como você vai vendê-las?

Eles podem ser vendidos tanto online, quanto presencialmente. No entanto, o formato digital tem crescido muito mais a fim de evitar filas físicas e tumultos.

Em todo caso, é comum que ingressos tenham formatos como:

  • Entrada geral: aberta ao público que não se encaixa em categorias especiais;
  • Entrada para grupos: entradas coletivas que possuem desconto em relação ao preço do ingresso de entrada geral;
  • Meia-entrada social: não é obrigatória por lei, mas oferece um preço competitivo muito próximo ao valor da meia-entrada. Normalmente exige doação de alimentos não perecíveis que são encaminhados para ONGs ou grupos necessitados;
  • Meia-entrada: obrigatória por lei para alguns eventos, deve corresponder a 40% dos ingressos

Lei da meia-entrada

Você também deve se atentar às leis que incidem sobre a venda de ingressos, como a Lei da Meia-entrada (Lei Federal nº 12.933).

-> Veja mais: Conheça as leis para eventos

Ela é obrigatória em todo país para eventos que se enquadram nas categorias:

  • Espetáculos musicais;
  • Espetáculos circenses;
  • Eventos esportivos;
  • Eventos educativos;
  • Eventos de lazer e entretenimento.

Assim, a lei determina que 40% dos ingressos devem ser disponibilizados como meia-entrada para o público de:

  • Estudantes;
  • Pessoas com deficiência e seu acompanhante;
  • Jovens entre 15 e 29 anos com renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos.

Além disso, alguns estados e cidades brasileiras incluem outros grupos, como professores.

Então, se você se enquadra nas categorias acima, lembre-se de incluir a meia-entrada no seu evento.

Inclusive, conte com ela em seu orçamento e crie formulários de inscrição com envio de documentação comprobatória. Vou te ensinar como fazer isso!

Onde vender ingresso para evento?

Falando em formulário de inscrição, eles são essenciais para vender ingresso.

Afinal, você precisa coletar as informações dos participantes. Assim como os dados de pagamento, não é mesmo?

Mas atualmente é muito incomum que esse processo não seja digital. Ou ao menos não ofereça essa alternativa!

Aliás, as pesquisas apontam que a compra de ingresso deve se tornar cada vez mais virtual e mobile.

Por isso, criar um formulário de inscrição online é o primeiro passo que você deve tomar para vender seus ingressos.

É super simples fazer isso com uma plataforma de eventos.

Na Even3, você cria um em segundos e ainda ganha um site com a cara do seu evento.

No vídeo abaixo, ensinamos como criar seu formulário de inscrições online escolhendo os dados que você quer coletar. Dá até para pedir para anexar documentos comprobatórios!

Com a segurança da Even3, seus participantes podem ficar tranquilos na hora de comprar o ingresso.

Isso porque a área de compra é 100% segura, sem vazamento de dados, e oferece mais de 150 meios de pagamento nacionais e internacionais. Já imaginou receber participantes de outros países?

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Quanto cobrar por ingresso de evento?

Se você está sonhando com o crescimento do seu evento, então deve estar se perguntando: mas quanto cobrar?

Antes de tudo preciso te dizer que não existe resposta certa para essa pergunta!

Isso porque não há um preço tabelado para ingresso de evento.

Mas é possível fazer uma análise super simples e chegar a um valor justo com sua organização e participantes. Basta olhar alguns pontos, como:

Público-alvo

A primeira etapa consiste em examinar cuidadosamente a audiência que você deseja atingir.

O ideal é construir um perfil detalhado dos participantes, levando em consideração suas exigências, aspirações e renda média.

-> Veja também: como construir um perfil detalhado dos participantes

Posteriormente, será possível estabelecer um preço inicial que atenda às condições financeiras e expectativas do público.

Entretanto, é válido questionar se esse preço será suficiente para cobrir todas as despesas do evento.

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Planejamento econômico:

Esta é uma fase crucial. Calcule seus gastos para identificar qual será o valor ideal para cobrir suas despesas (especialmente se não houver patrocínio).

Não se esqueça de registrar o aluguel do local, contratação de equipe, orçamento para palestrantes

Para auxiliar nesse processo, você pode utilizar a planilha de finanças gratuita da Even3:

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Formato do evento:

Seu evento pode adotar formatos diferentes, como o presencial, online e híbrido. Nesse caso, cada tipo de evento terá prós e contras. Inclusive, custos diferentes.

Por isso, é essencial ponderar sobre os custos associados a cada um durante o planejamento financeiro.

Por exemplo, eventos online geralmente possuem ingressos mais acessíveis, visto que dispensam gastos com palestrantes e estruturas físicas.

Concorrência:

A análise da concorrência é um dos fatores para estabelecer uma base de preço para os ingressos.

Além do valor, é fundamental considerar os bastidores e as modalidades de cobrança.

No entanto, é importante não se prender apenas a esse aspecto! Afinal, seu evento pode oferecer mais vantagens, justificando um preço mais elevado.

Portanto, é crucial lembrar que a concorrência serve apenas como referência ou fonte de inspiração.

Realizando os cálculos: como definir o preço do ingresso?

Finalmente, é chegada a hora de determinar o valor do ingresso!

Agora que todos os pontos cruciais foram analisados, você provavelmente já tem em mente um preço médio.

Nesse sentido, a fórmula para tomar a decisão final é simples:

Sem fins lucrativos

Se você não visa lucro, basta dividir o custo total do evento pelo número previsto de participantes.

Contudo, tenha em mente que essa abordagem pode ser arriscada se não atingir a meta de vendas.

Portanto, é mais prudente estimar com menos participantes do que a capacidade total do local do evento.

Ao obter o resultado, compare se o valor está alinhado com a média considerada nos pontos anteriores.

É possível buscar patrocínios e estratégias de venda para aumentar a receita.

Com fins lucrativos

Gráfico: Quanto cobrar pelo ingresso do evento?

Por outro lado, ao cobrar pelos ingressos com fins lucrativos, é preciso considerar valores atribuídos.

Isso significa levar em consideração os diferenciais que agregam valor ao seu evento, como uma temática atual e relevante, tempo de preparação, experiência proporcionada, certificados…

O valor ideal reflete os benefícios oferecidos no seu evento, como referência na área, qualidade, certificação, programação, local e o nível dos palestrantes.

De fato, é desafiador determinar o lucro que esses elementos vão te dar. Mas a pesquisa prévia pode auxiliar na definição da margem de lucro apropriada para o seu evento.

Muitas vezes, os organizadores incluem uma margem de lucro em torno de 20%.

Assim, para calcular o valor do ingresso, divida o custo total do evento pelo número de participantes.

Em seguida, multiplique o resultado pela margem de lucro desejada, por exemplo, por 1,2 se almejar um lucro de 20% por ingresso vendido.

5 outras formas de aumentar o lucro do seu evento

1. Divulgue seu ingresso nas redes sociais

Certamente a principal dica para vender mais ingressos é apostar em marketing digital!

Com presença nas redes, será possível se tornar referência, atingir novos participantes, criar comunidades…

Cada rede social vai te ajudar a alcançar um objetivo e uma parte do seu público.

-> Veja também: Redes sociais para eventos: por que são tão importantes?

Mas não precisa estar online em todas, sabia? A primeira coisa que você deve saber é onde seu público está ativo e iniciar um perfil lá também.

Depois, você pode estudar a rede a fundo e criar conteúdos que se encaixem melhor lá.

Por exemplo, o Linkedin normalmente atrai um público mais empresarial que gosta de ler textos ricos em dicas e oportunidades.

Já no Youtube você pode criar vídeos tutoriais ou explicativos, o que costuma chamar muita atenção!

Tudo vai depender do seu público, mas não esqueça de criar conteúdo relevante e que vá além do seu evento.

Assim, você consegue criar credibilidade e atrair pessoas que querem ver mais o que seu evento tem a oferecer.

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2. Faça uma pré-venda

Falando em conteúdos de redes sociais, é comum fazer a divulgação da pré-venda de ingressos por lá!

Essencialmente, a pré-venda é a tática de oferecer a aquisição antecipada de ingressos com condições especiais para os primeiros compradores. Normalmente, esses são seus clientes ou pessoas que já conhecem e confiam no seu conteúdo.

Assim, essa abordagem resultará em uma entrada inicial de recursos e, possivelmente, proporcionará maior tranquilidade financeira ao organizador.

3. Utilize plataformas mobile

Como eu te disse, a compra de ingresso online através do celular tem crescido muito no Brasil.

Por isso, sua venda de ingressos deve funcionar bem no mobile.

Isso parece uma atividade simples, mas muitas plataformas não oferecem essa opção.

Sem isso, o processo de compra fica mais difícil e muitas pessoas podem desistir dele na metade do caminho.

Nesse sentido, a Even3 facilita tanto o processo de criação de eventos pelo celular, como a compra de ingressos.

A experiência de compra é fácil, segura e rápida.

4. Crie descontos inteligentes

É super interessante apostar em descontos estratégicos que proporcionem vantagens tanto para você quanto para o público.

Por exemplo, na Even3 é possível criar links promocionais destinados à influenciadores digitais, estabelecendo parcerias. Esses links são comumente conhecidos como links de afiliados.

Na prática, a dinâmica dos links de afiliados é a seguinte: a cada inscrição realizada por meio do link, o influenciador obtém uma porcentagem. Ou então, o link é utilizado para mensurar o alcance da campanha.

Dessa maneira, campanhas bem-sucedidas têm o potencial de envolver um número maior de pessoas e ainda podem transformar o influenciador em um embaixador do seu evento.

5. Venda mais do que ingressos

Já pensou em ter uma loja virtual no site do seu evento? Isso é possível com a Even3!

Na plataforma você pode criar uma loja de itens adicionais no seu evento e aumentar seus lucros.

Por exemplo, é comum vender conversas com palestrantes, consultorias e mentorias.

Além disso, você pode vender materiais e vídeos relacionados ao evento. Também pode comercializar livros, e-books, brindes e outros itens relevantes para seus participantes.

Na Even3, ainda é possível divulgar um link específico da sua loja ou produto. O que facilita muito a divulgação nas redes sociais.

E você já pode começar agora e ver como a plataforma funciona na prática. Criar um evento na Even3 é gratuito. Clique no banner abaixo e saiba mais:

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