Você conhece as melhores práticas para publicação de anais de eventos?

Anais de eventos (em inglês, Conference Proceedings) são documentos que compilam todos os resumos, trabalhos apresentados, palestras e conferências que ocorreram em um evento.

Mas afinal, o que são anais de eventos?

Anais de eventos (em inglês, Conference Proceedings) são documentos que compilam todo o conhecimento gerado por um evento, isto é, todos os resumos, trabalhos apresentados, palestras e conferências que ocorreram em um congresso.

Eles são uma reunião de todo conhecimento científico que foi debatido, produzido e apresentado em um evento. O documento inclui, além dos trabalhos, os nomes de vários autores, avaliadores e participantes que contribuíram de alguma forma com o conteúdo daquele evento.

Por que publicar os anais de eventos é uma boa prática?

Bem, com a publicação dos anais é possível conservar em documento a memória de um determinado evento. Com isso, é gerado um bom aumento em seu impacto e em sua credibilidade.

Outro fator importante é que publicando os anais você cria uma melhor relação entre o seu evento e os autores que participaram dele. Pois, ao publicar um trabalho, você estará também divulgando o nome dos autores.

Além disso, a publicação dos anais permite que profissionais/estudantes que compareceram ou não ao evento tenham acesso à aquele conteúdo mesmo após o termino do evento. O conteúdo de um determinado congresso ser algo público e de fácil acesso contribui para a imagem do evento e para a organização de futuras edições.

 

Qual o melhor formato de publicação de anais?

Antigamente, os anais de eventos costumavam ser impressos e publicados em forma de livros de resumos. Depois de um tempo começaram a ser gravados em CDs e hoje, com os avanços da internet, começaram a ser publicados virtualmente.

Apesar de ainda haverem organizadores que publicam seus anais em CDs ou impressos, a melhor maneira de publica-los é online. O maior problema de não publica-los online é que os possíveis profissionais que tiverem interesse em os ler terão dificuldade para encontrar determinado artigo ou conteúdo, o que acaba tornando a leitura dos anais algo monótono e lento. Ao publicá-los na internet, é possível que o conteúdo seja propagado rapidamente e que tenha um fácil acesso.

Para publicá-los online, muitos organizadores postam pdfs dos anais em páginas e sites. Infelizmente, mesmo esse modelo os deixando disponível de maneira prática e rápida, ele ainda mostra alguns problemas encontrados nas publicações tradicionais. Exemplos disso são a dificuldade de pesquisar trabalhos e a de abrir os anais em celulares.

Qual a melhor prática para publicação de anais online?

Com o passar do tempo os antigos modelos de publicação foram perdendo força, deixando para trás a publicação através de CDs e a impressa. Apesar da publicação de pdfs ajudar na propagação e facilitação do acesso, esta ainda não é a melhor maneira.

Hoje, a melhor forma de publicar anais é através de plataformas digitais hospedada em nuvens. Por meio delas, é possível ter o conteúdo científico produzido num evento disponível em mecanismos de busca como o Google e Google Scholar, além de ficar acessível de maneira prática para celulares, tablets e qualquer tipo de dispositivo móvel.

Pensando nisso, a Even3 desenvolveu um sistema de publicação de anais virtual. Nele é possível, qualquer usuário ter acesso fácil e rápido a qualquer determinado conteúdo com o mecanismo de busca que permite a procura por nome de autor, artigo, coautor, etc . Assim, melhorando a experiência dos leitores dos anais do seu evento. Veja aqui um exemplo de anais publicados pelo nosso sistema.

A publicação de anais de qualidade é muito importante para você e para a reputação do seu congresso! Publicá-los da melhor forma, é uma maneira de democratizar o conhecimento científico produzido pelo seu evento e de construir uma boa relação entre você e seus congressistas.

Comentários

comments

RECEBA Nossas Novidades

Comments