imagem de destaque - publicar tcc

Conheça 3 formas de publicar o seu TCC

Ah, finalmente chegou o final da graduação! Mas o alívio de acabar o curso quase sempre vem acompanhado de uma grande questão: o que fazer agora?

Embora existam diversas alternativas para o futuro, eu estou aqui para te lembrar de seguir os passos simples para dar continuidade à sua carreira profissional. Entre eles, publicar o TCC é a primeira coisa que você deve fazer depois da sua apresentação.

Isso porque não vale a pena deixar um trabalho super importante guardado para sempre em locais que nunca serão acessados, como a sua gaveta ou uma pasta do computador.

Por isso, depois de tirar uma folga, descansar da overdose sobre seja lá qual foi o assunto da sua monografia, é hora de olhar para ela como uma oportunidade de fazer seu trabalho e competência serem conhecidos, aprimorados e citados por pesquisadores.

Por que publicar o TCC?

Primeiramente, deixar um trabalho na gaveta nunca é bom para a sua carreira, mesmo que seja o primeiro trabalho acadêmico.

Na verdade, é justamente no começo que precisamos ser mais ousados para sermos conhecidos. Já pensou sobre isso?

Então, é hora de deixar a vergonha de lado e aproveitar as oportunidades para aprimorar o seu trabalho com todos os comentários e avaliações de outros pesquisadores mais experientes.

Para começar, você pode fazer os ajustes apontados já pela banca examinadora do TCC, depois é possível tentar apresentações em eventos, publicar online, nos portais da universidade, escrever artigos e muito mais.

-> Encontre os próximos eventos da sua área de pesquisa

Além disso, publicar seu TCC te dará outros benefícios, como:

  • Mais experiência de escrita acadêmica;
  • Enriquecimento do currículo Lattes;
  • Maior visibilidade para o seu trabalho;
  • Mais feedbacks e possibilidades para continuar a pesquisa;
  • Contato com outros pesquisadores e trabalhos semelhantes ao seu;

Como publicar o TCC?

Agora que você já conhece os benefícios, é importante conhecer também os meios de publicação do TCC. São eles:

Publicação em livro

Inicialmente, vamos com o formato mais comum: a publicação em livros.

Nesse caso, os TCCs normalmente passam por revisões e adaptações para o formato, sempre buscando manter a qualidade e atrair muito mais gente para além dos repositórios públicos das universidades, onde normalmente o TCC é automaticamente hospedado.

Além disso, ele também acaba se tornando um fonte de renda, mas seus custos devem ser levados em consideração, como acontece caso você contrate um revisor profissional ou editora.

Por isso, é importante estudar o mercado e analisar tudo que já foi publicado. Se você encontrar demandas e lacunas que o seu trabalho pode responder, com certeza ganhará ao transformar o TCC em livro.

Como fazer?

  1. Estude o mercado;
  2. Revise o seu trabalho sozinho ou contrate um revisor profissional;
  3. Envie o trabalho para uma editora que publique trabalhos semelhantes ao seu;
  4. Ou seja um autor independente e publique o seu próprio livro;
  5. Em qualquer um dos casos, não esqueça de ter um ISBN no seu livro para garantir mais autoridade e poder adicioná-lo ao currículo Lattes.

Transforme a sua monografia em artigo

Ainda pensando em movimentar o seu principal trabalho de graduação, uma alternativa comum é criar artigos de TCCs publicados ou não.

Assim, como o processo de publicação de livros normalmente demora, o artigo é uma solução de publicação mais rápida, que mantém a atualidade do trabalho e é ideal para quem tem urgência para dividir os resultados da pesquisa.

Além disso, há mais opções de onde publicar artigos, como os anais de eventos ou revistas científicas.

-> Saiba como registrar no Lattes um trabalho publicado nos Anais de um evento

Mas é claro que isso não exclui a possibilidade de também publicar o seu TCC completo.

Isso porque os artigos são apenas recortes da sua monografia. Ou seja, você pode pegar apenas um capítulo e adaptá-lo ao formato de artigo, mas o gostinho do trabalho completo será exclusivo para quem for ler o TCC.

Como fazer?

  1. Conheça bem a estrutura dos artigos científicos;
  2. Defina qual parte do seu TCC será transformada em artigo;
  3. Edite o seu trabalho no novo formato;
  4. Não esqueça de revisar o seu artigo;
  5. Busque pelos locais de publicação, como eventos ou periódicos.

e-book escrever artigos científicos para pesquisador

Invista em publicar o seu TCC online

Entre todos os meios possíveis para publicar o seu TCC, o online com certeza é o mais simples, além de trazer muitos benefícios exclusivos dos meios digitais.

Nesse caso, você só precisa se preocupar em enviar a sua monografia para uma plataforma que garanta a segurança e visibilidade do seu trabalho, como a possibilidade de obter um DOI e aparecer nas buscas do Google.

 

 

Pensando nisso, a Even3 conta com todas essas soluções no Publicações, uma nova forma de publicar todos os seus trabalhos e torná-los mais acessíveis.

Ainda, com uma página exclusiva para o seu TCC na Even3, é possível ter acesso ao número de visualizações, compartilhamentos e citações que o seu trabalho recebeu. Bem mais fácil de medir o alcance da sua pesquisa, não é?

Como fazer?

  1. Entre no site da Even3 Publicações;
  2. Escolha a modalidade de publicação: Trabalho de Conclusão de Curso;
  3. Preencha mais detalhes sobre o seu TCC;
  4. Escolha os serviços;
  5. Efetue o pagamento e comece a compartilhar o link do seu trabalho.

Conheça a Even3 Publicações

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos