Influencer para eventos: vale a pena contratar?

Você sabia que 71% dos brasileiros seguem pelo menos um influencer em suas redes sociais?

Além disso, 45% desses internautas afirmam já ter comprado algum produto ou serviço depois da indicação dos influenciadores.

O uso de influenciadores digitais no marketing tem crescido nos últimos anos justamente por conta de dados como esses.

Mas será que essa estratégia é realmente eficaz para eventos?

Se você é um organizador e está em dúvida sobre investir em marketing de influência, este artigo vai te ajudar a tomar uma decisão informada. Saiba mais sobre:

Basicamente, influencers são pessoas que possuem um público engajado nas redes sociais e têm o poder de influenciar decisões de compra e comportamento. 

Geralmente, eles produzem conteúdos relevantes por nichos, como humor, moda, tecnologia, ciência, entre outros.

O que é Marketing de Influência?

O conceito de Marketing de Influência surge exatamente para explicar essa estratégia de estimular ações e a imagem de uma marca através da recomendação de um influenciador.

Em eventos, isso pode significar mais inscrições, maior engajamento e reconhecimento de marca.

Mas sabia que não é o número de seguidores que define um influenciador? Conheça algumas categorias de influenciadores de eventos:

Tipos de influenciadores de eventos

  • Maior alcance: Influenciadores podem apresentar o evento para uma audiência nova e relevante;
  • Mais credibilidade: Seguidores costumam confiar mais em recomendações autênticas do que em anúncios tradicionais;
  • Maior engajamento: A recomendação de um influencer tende a gerar mais interação e interesse do público;
  • Aumento das inscrições: As pessoas tendem a comprar produtos recomendados por pessoas que elas conhecem. Por isso, os influenciadores têm mais chance de convencer seguidores a comprarem os ingressos do evento;
  • Conteúdo relevante: Influenciadores criam materiais autênticos e atrativos que podem ser reutilizados na divulgação oficial.

Agora que você já conhece as possibilidades, é hora de entender como escolher um bom influencer.

Afinal, vai ser um desperdício de dinheiro se você contratar alguém que não tem relevância para o seu público!

Então, sempre atente-se aos seguintes critérios:

Alinhamento com seu público

Como eu te falei, o público do seu evento é um dos principais critérios para escolher o influenciador ideal.

Então, mapeie os influenciadores do segmento do seu evento.

  • Quem são as pessoas que o seu público segue?
  • Quais conteúdos o público do seu evento consome?

Por outro lado, se achar um influenciador interessante, verifique o público que o segue.

  • Os participantes do seu evento estão ali?
  • Ele dialoga com o conteúdo que você vai abordar?

Depois, crie uma lista com os possíveis influencers e analise qual cabe mais no orçamento do seu evento.

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Histórico do influenciador

Escolher um influenciador para o seu evento, é escolher também um embaixador para a sua marca.

Essa pessoa vai conversar com seu público de maneira mais intimista, representar sua marca e, de certa forma, atribuir uma personalidade a ela também.

Por isso, preste atenção se o influenciador não está envolvido em polêmicas que podem colocar a imagem do seu evento em risco.

Ainda, procure trabalhos prévios no mesmo setor e analise os resultados, se houver.

Objetivo da campanha

Sempre leve em consideração o objetivo da sua campanha e a verba disponível para investimento.

Isso porque a depender do seu objetivo, o tipo de influenciador escolhido será diferente.

Por exemplo, se você quer criar uma comunidade e fazer uma cobertura mais “íntima” do evento, talvez seja interessante investir em um micro influenciador com um público fiel.

Engajamento real

Mais importante que o número de seguidores é o nível de interação que o influencer tem com seu público.

Então, observe as interações nas publicações dele e, se necessário, solicite os dados de engajamento do perfil.

1. Redija um contrato

Primeiramente, é importante que você deixe claro para o influencer quais são as entregas que você espera dele.

Portanto, escreva um contrato que especifica os conteúdos que serão produzidos, as métricas analisadas, forma de pagamento, regras e vigência da parceria.

Isso vai dar segurança jurídica ao seu evento.

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2. Dê liberdade criativa

Apesar do contrato, você deve deixar espaço para o influencer criar da maneira com a qual ele está acostumado.

Influenciadores conhecem seu público e sabem como engajá-lo. Então permita que eles tragam autenticidade à campanha.

3. Mantenha suas redes sociais ativas

Não adianta nada produzir conteúdos com influencers, mas não possuir uma rede social ativa onde as pessoas podem consultar e saber mais sobre seu evento.

Por isso, integre a estratégia do influencer com suas redes sociais, site e campanhas de e-mail marketing.

 

O conteúdo do marketing de influência deve estar alinhado com toda a estratégia de marketing do seu evento.

Por exemplo, você deve usar o mesmo tom de voz, cores, elementos gráficos…

Assim, os seguidores do influenciador vão reconhecer o mesmo tom de comunicação nas suas redes, a imagem do seu evento será fortalecida e o impacto da campanha será maior. 

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4. Trabalhe com as redes certas

Falando em redes sociais, selecione influencers ativos nas mesmas plataformas onde sua marca tem presença.

Assim, você pode continuar o relacionamento com o público.

5. Atente-se ao alcance do influencer

Muitas vezes, o influenciador tem um alcance local, principalmente no caso de micro influenciadores.

Essa pode ser uma boa estratégia para atingir um público específico e mais engajado.

Mas pode ser um problema se o influenciador não conversar com as pessoas da cidade onde seu evento vai acontecer.

Portanto, solicite os dados de localização dos seguidores do influencer e verifique se eles estão dentro da região do seu evento.

6. Sinalize a publicidade corretamente

Sempre use hashtags como #publi ou #ad nos conteúdos de influenciadores. 

Isso gera transparência e conformidade com regulamentações.

7. Aproveite o conteúdo gerado

O material produzido pelos influencers pode ser reutilizado para fortalecer a divulgação do evento.

8. Crie conexões autênticas

Escolha influenciadores que realmente tenham afinidade com o evento para gerar mais credibilidade e ressoar melhor na audiência.

9. Tempo de contrato

Utilizar influencers durante o período de venda de ingressos pode ser bastante estratégico.

Mas também é interessante trabalhar uma estratégia de Marketing de Influência por períodos mais longos.

Isso porque sua marca pode ser fixada na mente dos seguidores do influenciador se ela fazer parte do dia a dia dele. Além de passar mais credibilidade.

Portanto, analise qual estratégia faz mais sentido para o seu evento e o orçamento disponível.

10. Crie links e cupons rastreáveis

Por fim, se for utilizar links de inscrição ou cupons de desconto, lembre-se de criá-los de forma rastreável.

Seus links devem ter parâmetros e seus cupons podem ter nomes específicos dos influenciadores.

Exemplo de cupom de desconto para influenciador na Even3
Exemplo de cupom de desconto para influenciador na Even3

Assim, você vai ter dados concretos para medir o resultado das campanhas.

Para tanto, você pode utilizar uma plataforma de eventos como a Even3, que permite criar facilmente links de afiliados e cupons de desconto específicos.

Link de afiliado na Even3
Crie um link de afiliado na Even3

Finalmente, se você quer saber se vale a pena investir em marketing de influência, você vai precisar acompanhar os resultados da campanha.

Obviamente, eles serão definidos tomando como base o seu objetivo.

Por exemplo, se você quer vender mais inscrições, com certeza deve verificar o número de inscrições feitas através do link de afiliados do influencer.

Então, pense no seu objetivo e analise quais métricas fazem mais sentido acompanhar, como:

Métricas de conversão

Ideais para quem tem como objetivo aumentar o número de inscritos.

  • Inscrições realizadas no site através de link de afiliados;
  • Downloads do aplicativo do evento;
  • Leads gerados;
  • Quantidade de cupons de desconto utilizados. Você pode criar cupons específicos para o influencer.

Métricas de reconhecimento

Ideais para quem deseja tornar o evento mais conhecido.

  • Pessoas alcançadas pelas publicações da campanha;
  • Impressões;
  • Número de visitantes do site que vieram através do link do influenciador. Será necessário criar links rastreáveis.

Métricas de consideração

Ideais para quem objetiva fazer campanhas de remarketing e quer acompanhar quantas pessoas estão mais dispostas a participar do seu evento.

  • Engajamento dos posts;
  • Aumento de seguidores a partir dos conteúdos do influenciador;
  • Cliques para o site;
  • Número de visitantes do site que vieram através do link do influenciador;
  • Conteúdo salvo no Instagram;
  • Aumento de buscas no Google.

Com todas essas informações em mãos, você vai poder planejar com cautela a sua campanha de marketing de influência.

Além disso, vai conseguir saber se vale a pena ou não investir nessa estratégia para alavancar o seu evento.

Mas sabia que não há apenas essa possibilidade de marketing para eventos? É isso que o Kit de Marketing da Even3 ensina gratuitamente!

Nossos especialistas criaram um material com diversas dicas e ferramentas que podem te ajudar a criar uma campanha de marketing robusta.

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