Ideias para eventos: imagem de destaque

20 ideias inspiradoras para eventos

Se você é um organizador de eventos, sabe que inovar é essencial para manter o público engajado. Mas como trazer novidades sem perder a essência do evento? Neste post, reunimos 20 ideias para eventos que podem transformar sua próxima edição em uma experiência inesquecível. Inspire-se!

Inspire-se com 20 ideias para eventos

1. Gamificação com crachás

A gamificação é a estratégia de aplicar a metodologia de jogos afim de ensinar, engajar e divertir.

Normalmente, ela é colocada em prática com desafios, rankings e recompensas afim de atingir os objetivos do evento.

Mas é possível adaptá-la a diferentes tipos de eventos para potencializar a experiência dos envolvidos.

Por exemplo, no CBIS’24, os organizadores da edição buscavam estimular a presença dos participantes nas apresentações de trabalhos e estandes de patrocinadores.

Por isso, criaram uma metodologia que premiava quem cumpria essas metas.

Na prática, funcionou da seguinte forma: os participantes do CBIS ganharam crachás com grandes espaços vazios.

Ao cumprirem os objetivos, como ver as apresentações, eles ganhavam adesivos para colar na área vazia dos crachás.

Gamificação no crachá do CBIS
Exemplo de crachá gamificado no CBIS’24. Créditos: @cbis2024 @sbis_br | Ronaldo Almeida

Por fim, quem completava 10 adesivos da mesma cor podia trocá-los por pins colecionáveis exclusivos. Isso incentivou a participação ativa e a interação no evento.

A ação foi tão boa que 90% dos participantes demonstraram interesse em ter mais gamificação nas próximas edições do CBIS.

Assim, o evento teve como resultado uma comunidade fortalecida e altamente engajada. 

2. Escape room: virtual e presencial

Ainda falando de gamificação, a estratégia de escape room pode ser uma boa forma de estimular a participação no seu evento!

Escape rooms são desafios imersivos nos quais os participantes precisam resolver enigmas e encontrar pistas para ‘escapar’ de uma sala dentro de um tempo determinado.

Assim, essa atividade estimula o trabalho em equipe, a criatividade e a resolução de problemas de forma envolvente e divertida.

Em eventos presenciais, pode ser montado um espaço temático com elementos físicos interativos.

Por outro lado, o formato virtual permite a criação de salas de escape digitais com o uso de plataformas específicas para isso, como o Genially ou o Room Escape Maker.

Dessa forma, os participantes interagem por meio de vídeos e enigmas em tempo real, tornando a experiência acessível a qualquer público.

3. Cabines de fotos

Colecionar itens e levar lembranças do seu evento para casa fornecem uma experiência bastante positiva para os participantes.

Dentre essas soluções, a cabine de fotos é uma das preferidas do público!

Ela permite que os participantes tirem fotos divertidas, usem acessórios temáticos e personalizem as imagens com molduras e filtros.

Além de criar lembranças instantâneas, as fotos podem ser impressas ou compartilhadas diretamente nas redes sociais, ampliando o alcance do evento.

Normalmente, esses itens costumam gerar engajamento, uma forte ligação com o evento e as memórias geradas nele.

4. Lives traduzidas com Inteligência Artificial

As Inteligências Artificiais (IAs) tornaram possível a organização de eventos complexos com mais facilidade e agilidade.

Com ferramentas de IA, agora é muito mais fácil criar criar eventos internacionais. Afinal, é possível traduzir as transmissões ao vivo com apenas uma ferramenta, como o Rask, Wordly ou VMEG.

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Utilize as mais recentes tecnologias do mercado para potencializar seus eventos e valorizá-los.

Se quiser, use a ferramenta There’s an IA for That para buscar outras Inteligências Artificiais que podem resolver problemas para você. Elas podem dar mais eficiência ao seu evento e até diminuir seus custos!

5. Assistente de escrita

Falando em Inteligências Artificiais para eventos, utilize plataformas de organização de eventos que já oferecem esse tipo de solução.

Isso vai tornar sua organização mais rápida, eficaz e centralizada em um só lugar.

Na Even3, por exemplo, você vai contar com o Assistente de Escrita.

Ele utiliza a Inteligência Artificial para escrever os textos de descrição do evento e das atividades.

Assim, preenche rapidamente as informações essenciais do evento e o torna mais profissional em segundos.

Assistente de escrita da Even3: IA para eventos
Assistente de escrita da Even3

Além disso, o Assistente de Escrita contribui para a padronização da comunicação, aumentando a credibilidade do evento e tornando a divulgação mais eficiente.

Com sugestões inteligentes e adaptação ao tom desejado, ele auxilia na criação de textos claros, objetivos e persuasivos.

Assim, seu evento se torna bem mais atrativo para o público.

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6. Chatbots

Outra Inteligência Artificial que vai dar mais eficiência ao seu evento são os chatbots.

Isso porque eles costumam oferecer respostas rápidas para as principais dúvidas dos participantes.

Assim, eles dão conta da maior parte dos problemas simples, enquanto sua equipe pode se dedicar a resolver problemas mais complexos.

Na prática, os robôs dos chats funcionam muito bem para fornecer respostas rápidas no site do evento, oferecer informações detalhadas sobre a programação e até mesmo ajudar no processo de inscrição.

Algumas ferramentas de chatbots podem ser implementadas no site do seu evento na Even3, como o Hubspot, Zendesk e outros.

-> Saiba mais: O que é chatbot para eventos e como usar? 

7. Espaço aberto para pets

Conexões reais e atividades em contato com a natureza têm se tornado prioridade para muitas pessoas.

Nesse cenário, os eventos pet-friendly são uma alternativa para promover uma experiência acolhedora e inclusiva.

Além de aumentar a satisfação do público, esse tipo de iniciativa pode atrair um novo perfil de participantes e até mesmo parcerias com marcas do setor pet.

Portanto, é interessante oferecer espaços adaptados, como áreas de descanso para os animais e estações de hidratação.

8. Caminhão de doação de sangue

Uma ação social que pode fazer a diferença na programação do seu evento!

Os caminhões de doação de sangue são unidades móveis equipadas para realizar coletas seguras e práticas diretamente no local do evento.

Para tanto, você pode realizar parcerias com hemocentros da sua cidade. Normalmente, eles oferecem esses serviços para empresas e eventos que desejam contribuir sem se deslocar até as unidades.

Além de aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue, essa iniciativa facilita o processo para se tornar um doador regular e pode impactar positivamente muitas vidas.

-> Veja também: doadores de sangue têm direito à meia-entrada?

9. Caricaturas digitais

Eventos estão se tornando cada vez mais personalizados, até mesmo os virtuais!

Então, para tornar o digital ainda mais íntimo e especial, muitos organizadores têm recorrido a alternativas que permitam aos participantes se sentirem representados.

Nesse cenário, as caricaturas digitais ou avatares oferecem uma forma criativa para os participantes se expressarem no online.

Você pode criar avatares através de ferramentas como o Canva e Adobe. Ou contratar caricaturistas.

Além disso, os desenhos devem conter sua logo e serem compartilháveis nas redes sociais. Assim, tornam-se também lembranças pós-evento.

10. Comediantes como hosts do evento

Inove na forma de apresentar seu evento! 

Contrate hosts ou mestre de cerimônias que engajem o público e os anime.

Uma boa opção é investir em alguém com experiência em stand-up comedy. Afinal, o humor pode tornar a programação mais leve e engajar o público.

11. Brindes sustentáveis

Os brindes podem ser uma ferramenta poderosa de marketing, aumentando o engajamento e a visibilidade da marca. 

No entanto, é essencial considerar o impacto ambiental dessas escolhas. 

Cada vez mais, brindes ecológicos têm sido bem vistos pelos participantes. 

Mas não somente os que são feitos de materiais recicláveis.

Ultimamente, estão em alta também os itens que estimulam a prática ecológica, como sacolas de algodão, garrafas, copos ecológicos e kits de sementes.

Quando customizados com a marca do evento, esses brindes se tornam lembranças valiosas para os participantes.

-> Saiba mais: o guia para organizar eventos sustentáveis

12. Brindes colecionáveis por edição

Falando em brindes, uma boa ideia é criar séries de brindes exclusivos para cada edição do evento.

Assim, se você tiver eventos recorrentes, os brindes vão se tornar troféus dos participantes mais fieis.

Por exemplo, as Olimpíadas possuem pins para os atletas de cada edição do evento, desde 1896. Acredita?

Além disso, há pins especiais que se tornaram relíquias buscadas por muitos atletas que exibem os pins nos tirantes dos crachás.

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13. Vídeo 360

Você já viu um vídeo  360º por aí? Tenho certeza que ele já passou na sua timeline! Afinal, o recurso está bastante em alta.

Basicamente, ele é uma plataforma giratória onde os participantes ficam no centro enquanto uma câmera circula ao redor, capturando imagens dinâmicas e envolventes.

Como é bastante compartilhável nas redes sociais, os vídeos 360º têm se tornado cada vez mais comuns em eventos.

Normalmente, ele costuma gerar vídeos com a marca do evento ou de patrocinadores. Assim, aumenta a visibilidade das marcas de forma orgânica.

Além disso, ele oferece uma experiência inesquecível e envolvente para os participantes.

14. Estúdios de gravação no evento

Falando em gravações em eventos, uma boa ideia é disponibilizar espaços para que os participantes criem conteúdos de vídeo ou música espontaneamente.

Esses ambientes podem ser estúdios profissionais, salas separadas ou estruturas mais simples, como murais ou ambientes instagramáveis.

Isso vai gerar um marketing orgânico a partir do conteúdo criado no seu evento e compartilhado nas redes sociais. Portanto, lembre-se de deixar sua marca bem visível na decoração!

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Além disso, os espaços podem ser ambientes de coworking, promovendo networking, cooperação e colaboração.

Certamente o benefício de criar e trabalhar com pessoas diferentes vai atrair mais pessoas ao seu evento!

15. Hall 2D

Basicamente, o Hall 2D é a projeção virtual de um hall de evento.

Exemplo de hall virtual 2D na Even3
Exemplo de hall virtual 2D na Even3

Nele, estandes de expositores e patrocinadores são exibidos de maneira criativa e interativa.

Assim, seus participantes podem interagir no “espaço” do evento de forma imersiva.

Nos estandes, é possível acessar conteúdos exclusivos e até mesmo conversar com representantes em tempo real.

Esse tipo de conteúdo traz um diferencial para os eventos virtuais.

Por isso, plataformas de eventos como a Even3 oferecem a funcionalidade para os seus organizadores.

Sem sair da plataforma, é possível configurar estandes com vídeos, materiais informativos, botões e muitas outras soluções para engajar o público.

16. Passeios turísticos na programação

Os passeios turísticos são uma excelente forma de tornar a programação do evento mais envolvente.

Afinal, eles permitem que os participantes explorem a cultura e os atrativos locais.

Além de proporcionarem momentos de lazer e descontração, essas experiências fortalecem o networking entre os participantes e criam memórias inesquecíveis.

O CBIS’24, por exemplo, soube aproveitar a localização do evento em Belo Horizonte e inseriu na programação um passeio ao museu de Inhotim, um dos maiores acervos de arte contemporânea a céu aberto do mundo.

Venda de atividade extracurricular no CBIS

Os ingressos foram vendidos separadamente no momento da inscrição, tornando a programação opcional apenas para quem realmente estava disposto a viver essa experiência.

 

17. E-mail marketing para visitantes do site

Você deve saber o que é e-mail marketing, não é? Essa é uma ferramenta essencial para engajar e converter participantes através de campanhas de e-mail.

 

E você pode potencializar seus resultados se enviar os e-mails para o público certo!

Na Even3, é possível capturar os e-mails dos visitantes do site do evento e enviar mensagens personalizadas para incentivá-los a se inscrever.

Criação de email na Even3
Tela de criação de e-mail na Even3

Como esse público já demonstrou interesse ou curiosidade sobre o seu evento, criar um relacionamento com ele aumenta as chances de transformá-los em inscritos.

Além disso, essa estratégia permite nutrir o interesse dos potenciais participantes, compartilhando informações relevantes, novidades sobre o evento e ofertas exclusivas.

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18. Kits para palestrantes

Prepare seus palestrantes oferecendo kits de palestra.

Essa é uma estratégia para garantir apresentações mais profissionais em eventos online.

O que os kits podem conter?

Microfones, ring lights, fundos verdes, slides, brindes e blocos de notas.

-> Veja também: Manual do palestrante para palestras online

Assim, seus kits vão ajudar a melhorar a qualidade do áudio e vídeo, tornando as palestras mais atraentes e impactantes para o público.

Além disso, demonstram o cuidado do organizador com a experiência do evento.

19. Realidade Aumentada (AR) para engajamento

Incorpore a tecnologia de Realidade Aumentada (AR) no seu evento para criar experiências interativas e imersivas.

Com a AR, você pode oferecer aos participantes um tour virtual do local, exibir produtos ou projetos em 3D ou até gamificar atividades.

Por exemplo, você pode criar um jogo onde seus participantes “desbloqueiam” conteúdos exclusivos ao ler QR Codes em determinados pontos do evento.

Dessa forma, essa tecnologia não só aumenta o envolvimento do público, mas também oferece uma maneira inovadora de apresentar informações, tornando a experiência memorável e única.

20. Aplicativo para conectar audiências

Ter um aplicativo exclusivo para eventos híbridos é uma das melhores maneiras de aprimorar a experiência dos participantes e otimizar a organização.

Afinal, através dele é possível integrar o público presencial e virtual, facilitar o networking, criar enquetes e promover maior engajamento.

Além disso, um aplicativo permite comunicação em tempo real, envio de notificações personalizadas e acesso rápido à programação do evento.

Na Even3, a criação de um aplicativo é intuitiva e prática.

Os organizadores podem personalizar a identidade visual, incluir informações essenciais e configurar funcionalidades em tempo real diretamente na plataforma. 

Mas os benefícios da Even3 vão além dos aplicativos! 

Isso porque a plataforma oferece diversas soluções para inscrições, credenciamento, certificação e muito mais.

Com uma plataforma de eventos é possível tornar o gerenciamento do evento mais eficiente e automatizado.

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