Organização de Eventos

Aprenda tudo sobre interatividade em eventos

Você sabia que a interatividade em eventos é uma das melhores ferramentas para melhorar a experiência dos seus participantes? Deixa eu te falar o porquê:

A interatividade em eventos permite que os seus participantes tenham um maior engajamento, por meio de atividades presenciais ou mídias online.

Dessa forma, o seu evento elimina a possibilidade de uma experiência monótona para o participante, resultando em avaliações positivas e mais fidelização.

Por isso eu elaborei esse artigo completo, para você ler até o final e saber tudo sobre:

A interatividade em eventos acontece quando o participante interage com diferentes atividades durante o evento, seja por meio da tecnologia ou não.

Essas atividades podem ser colocadas em prática dentro dos modelos presencial, online ou híbrido.

A interatividade em eventos aprimora a experiência do participante, eliminando a possibilidade de um evento pouco atrativo e com baixa adesão.

Por exemplo, você evita que a experiência do seu participante seja apenas entrar pela porta, sentar na cadeira e assistir a palestra.

Dessa forma, a interatividade se torna um benefício para o organizador, fazendo com que o seu evento se torne memorável.

Ainda, a interatividade em eventos pode ser colocada em diferentes perspectivas, criando diferentes tipos de interação. 

Evento / Participante

Esse tipo de interação é a base para o engajamento de qualquer evento, acontecendo de duas maneiras:

1. Utilizando as atividades comuns de um evento:

2. Acrescentando novas práticas e tecnologias

Participante / Participante

É bem comum que muitos participantes busquem por esse tipo de interação com o intuito de ampliarem a sua rede de contatos.

Um ótimo exemplo disso são os ambientes de networking, como:

  • Conferências;
  • Feiras;
  • Convenções.

E os coffee breaks, que podem acontecer no intervalo de qualquer um desses exemplos acima.

Participante / Patrocinadores

Essa interação é muito importante para você, organizador, principalmente se deseja potencializar o seu projeto de patrocínio!

O uso de estandes ajuda a apresentar a marca dos patrocinadores enquanto permite que os participantes tenham uma experiência diretamente com a marca.

Assim, é bem comum que esses estandes ofereçam pequenas demonstrações dos seus serviços e/ou produtos, trazendo o participante para mais perto.

Ainda, no formato online é possível potencializar essa interação com estandes online e espaços para patrocinadores no aplicativo do evento, como acontece na plataforma da Even3

1. Use um aplicativo para eventos

Usar um aplicativo para eventos, significa colocar o seu evento na palma da mão de todos os seus participantes, em tempo real.

Por meio desses aplicativos é possível enviar notificações ao vivo, informando sobre promoções e até mesmo sobre atividades que estão acontecendo naquele momento.

Assim, o aplicativo de eventos se torna uma linha de comunicação direta com os seus participantes, facilitando o direcionamento e também a informação para todos.

E não podemos esquecer que em caso do evento ser inteiramente online, a plataforma que disponibiliza o aplicativo pode servir como ambiente de organização do evento, fornecendo algumas funcionalidades, como:

  • Streaming de áudio/vídeo;
  • Chat ao vivo;
  • Submissões;
  • Certificados;
  • E muito mais!

2. Faça quizzes

Indo bem direto ao ponto, um quiz nada mais é do que um termo em inglês, utilizado para um questionário de avaliação de conhecimentos.

Mas não se engane, pois mesmo sendo uma prática bem simples, o quiz é uma ferramenta muito poderosa de interação com o público.

Por exemplo, aos intervalos das palestras e apresentações, separe um tempo para realizar um quiz com o público, distribuindo prêmios para quem acertar mais perguntas.

Quem não vai querer responder aquela pergunta sobre um assunto que sabe? Ainda mais podendo receber premiações por isso? É interação pura! 

E vale lembrar que o quiz é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto no presencial, quanto no online.

Assim, você pode utilizar ferramentas como:

3. Realize sorteios

Ao contrário dos quizzes, os sorteios não exigem qualquer tipo de conhecimento prévio dos seus participantes.

Dessa forma, os sorteios atingem um número muito maior de pessoas e as mantém com atenção redobrada ao momento do resultado.

Assim, você pode aproveitar o momento para trazer algumas informações sobre o evento, fazer agradecimentos e ainda divulgar os seus patrocinadores.

E caso você não saiba, a Even3 tem uma ferramenta gratuita de sorteios dentro da plataforma.

Para acessá-la, basta acessar a área de transmissão do evento, clicar em “Ferramentas” e escolher qual grupo fará parte do sorteio!

4. Incentive votações em tempo real

As votações em tempo real têm a intenção de engajar o público com decisões que possam determinar o andamento do evento.

Por exemplo, antes da realização do evento, organize diferentes tipos de atividades, que podem ser trocadas de acordo com a votação do público.

Ainda, as votações também podem ajudá-lo a receber feedbacks ao vivo, ajudando a entender o que está acontecendo em tempo real dentro do seu evento.

E claro, você pode até resolver pequenos problemas na mesma hora, mas não se esqueça de utilizar esses feedbacks como uma rápida pesquisa de satisfação para otimizar as suas próximas edições.

E se você ainda não conheça nenhum app para votação, conheça alguns que pode utilizar:

5. Promova networking

Como eu já citei acima, o networking é uma das melhores formas de promover interação entre os seus participantes.

Sendo assim, aposte na criação de ambientes de networking cada vez mais personalizados, deixando o seu público cada vez mais à vontade para compartilhar experiências.

Por exemplo, após escolher um lugar um lugar espaçoso e que permita uma boa circulação de pessoas, comece a idealizar o seu coffee break.

Sendo um momento dedicado para o descanso entre as atividades, o coffee break permite que os participantes interajam entre si enquanto têm um momento mais descontraído.

Ainda, não se limite apenas a escolha do espaço presencial, pois o networking também pode ser colocado em prática nos modelos online e híbrido.

Para isso, basta que você tenha uma plataforma que permita a interação entre os seus usuários em tempo real, seja por streaming de vídeo/áudio ou chat ao vivo.

Algumas delas são:

  • Google Meet
  • Even3 Streaming;
  • Zoom;
  • Skype;
  • Microsoft Teams;
  • Discord.

6. Disponibilize um sistema de matchmaking

O networking acontece popularmente durante o evento, o que depende da interação em tempo real entre os seus participantes.

Mas com um sistema de matchmaking, essa prática pode ser feita antes do evento.

O matchmaking é o processo de cruzar informações entre duas pessoas, fazendo com que elas tenham um “match”, uma combinação entre os seus interesses e hobbies.

E para o mundo dos eventos isso é adaptado utilizando informações acadêmicas e/ou corporativas, como:

  • Áreas de interesse;
  • Área de atuação;
  • Cargo;
  • Hobbies.

Dessa forma, as pessoas serão conectadas umas às outras antes mesmo do evento, facilitando a troca de contatos e compartilhamento de informações.

Assim, você descomplica o processo de networking e ainda agrega valor à organização do seu evento! 

Agora que você já sabe tudo o que pode fazer para aumentar a interatividade nos seus eventos, você sabia que pode fazer tudo isso em uma única ferramenta?

Na Plataforma da Even3, você pode realizar quizzes, enquetes e até mesmo sorteios de forma gratuita!

Se interessou? Então clique no botão abaixo, crie o seu evento e tenha várias opções de interação!