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O que é um evento?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Linkedin, em 2020 o número de eventos online cresceu 8x. E você já se perguntou por que esse mercado é tão atrativo?

Para quem já esteve no lugar do participante, a resposta é simples: eventos sempre foram oportunidades incríveis para conhecer pessoas, aprender conteúdos novos, publicar trabalhos científicos e até conhecer novas empresas.

Por isso que os amantes de eventos sempre querem que essas experiências positivas sejam replicadas para mais pessoas. E se você tem interesse em fazer parte desse grupo, deve saber por onde começar.

Então, hoje vou te explicar todos os conceitos básicos sobre:

De acordo com o dicionário de Oxford, evento é todo acontecimento organizado por especialistas, com objetivos institucionais, comunitários ou promocionais.

Não deu para visualizar o que seria na prática? 

Por exemplo, é só pensar em uma festa. Lá, todos os participantes com certeza estão reunidos com um propósito comunitário e a função especializada fica a cargo do organizador, mesmo que ele não tenha formação na área.

Nesse caso, quanto mais complexo é o evento, maior é a necessidade de especialização no papel de organizador. Inclusive, nós estamos aqui para te ajudar justamente neste ponto!

-> Confira os aplicativos para eventos que todo organizador deveria conhecer

Para começar, que tal entender quais são os diferentes formatos de eventos?

O que é um evento online?

Os eventos online, também conhecidos como eventos digitais, transmissões ao vivo e eventos virtuais, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Assim como os eventos presenciais, eles também reúnem pessoas com um objetivo em comum.

No entanto, para os eventos online, as coisas mudam um pouco de cenário: não há mais limitação física de participantes, você não precisa mais encontrar um local para acomodar todo mundo, nem precisa montar uma equipe gigante para ajudar no dia do evento.

Então, você só precisa de 3 coisas para garantir o básico no seu evento online:

  • Definir o tipo de transmissão que vai utilizar;
  • A plataforma ou ferramenta onde vai realizá-lo
  • Adquirir equipamentos necessários para uma transmissão de qualidade

Inclusive, para tornar o planejamento do evento online mais fácil, elaboramos o Manual do Primeiro Evento Online, um guia completo e gratuito que vai te ensinar:

  • O que muda do presencial para o digital;
  • Principais formatos de eventos online
  • Ferramentas de transmissão de vídeo
  • Dicas de linguagem, gravação e equipamentos
  • E muito mais!

Baixe agora: Manual do Primeiro Evento Online

O que é um evento híbrido?

Ainda, há quem queira experimentar um formato cada vez mais em ascensão: o evento híbrido.

Este formato de evento, como o nome já diz, é uma mistura entre dois tipos de eventos: o evento presencial e o evento online.

Assim, há duas audiências distintas que estão conectadas, apesar de ocuparem espaços diferentes. 

Basicamente, os eventos híbridos contém:

  • Duas programações distintas para atender as demandas específicas dos dois tipos de audiências: presenciais e online. Isso cria muito mais personalização e engajamento no evento!
  • Ao menos, alguns elementos de experiência compartilhada, para que cada parte se conecte e se sinta presente no evento.

Uma vez definido o formato do evento, é necessário também definir o seu tipo. Ou seja, a forma como seu evento vai se organizar para passar o seu objetivo aos participantes.

Por exemplo, para transmitir conhecimento para o maior número de pessoas e promover a troca de informações, normalmente organizadores investem no congresso.

Assim, diferentes tipos de eventos servem a diferentes objetivos. Por isso não existe um tipo certo e, sim, aquele que faz mais sentido para o seu evento.

Portanto, é super importante conhecer suas possibilidades:

1. Congresso

O congresso é um dos tipos de eventos mais comuns.

Nele, tem-se por objetivo debater e extrair conclusões acerca de uma temática central.

“O congresso é a reunião onde especialistas deliberam sobre questões de interesse comum ou apresentam estudos, novas descobertas, etc.”

Características do congresso:

  1. É um evento formal
  2. Tem periodicidade
  3. É um evento de alta complexidade
  4. Possui regulamento e regimento próprios

Aprenda definitivamente o que é um congresso e como organizar!

Em geral, um congresso é promovido por entidades associativas e conta com a presença de profissionais e especialistas que têm interesse em comum e atuam em uma mesma área.

Ainda, os congressos podem ser regionais, nacionais e internacionais.

E, dentro de um mesmo congresso, podem ocorrer vários tipos de atividades, como: mesas-redondas, conferências, simpósios, palestras, comissões, painéis, cursos, são algumas delas.

Inclusive, se você, organizador, estiver pensando em organizar um congresso, temos um material completo e gratuito para te ajudar nesse processo!

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2. Encontro

Esse evento tem como objetivo discutir o que está acontecendo naquele campo de atuação e destacar o que precisa ser melhorado, propondo soluções.

“É a reunião de pessoas ou de especialistas para discutir determinado tema”

Por exemplo, em um encontro acadêmico pessoas de uma mesma categoria profissional debatem temas relevantes, atuais e polêmicos daquela área.

Por isso, os temas abordados em um encontro servirão como base para uma mudança de atuação daquele campo específico.

Assim, enquanto o congresso costuma ser mais abrangente, o encontro é mais centrado em uma única categoria profissional.

Além disso, para ampliar a rede de relacionamento, é importante incentivar o networking no seu evento!

3. Seminário

Por outro lado, diferente do encontro, o seminário é um evento que se propõe a discutir uma situação, mas não tomar decisões sobre ela.

Portanto, o evento é oral e precisa da presença de um mediador (orador) para existir.

Para a Capes, o seminário costuma reunir estudantes em torno de tópico exposto oralmente e que, usualmente, está atrelado a pesquisas que estão sendo desenvolvidas por esses estudantes.

Ou seja, ele funciona como um debate, cujo objetivo é conhecer todos os aspectos e todas as variáveis de um assunto central, debatido por dois ou mais expositores.

Logo, o debate não está centralizado na opinião de uma única pessoa e possibilita uma maior troca de experiências, já que pontos de vista distintos podem ser compartilhados com o público.

Por isso, o seminário possui maior abrangência do tema e difere da palestra justamente nesse ponto, já que as palestras discutem temas somente por um ângulo e por um expositor. 

Ainda, nos seminários, o mais habitual é que os participantes já tenham um conhecimento prévio do assunto.

Assim, geralmente a sessão é dividida em três partes: fase de exposição, fase de discussão e fase de conclusão.

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4. Mesa-redonda

Provavelmente você já deve ter percebido que as mesas-redondas costumam integrar a programação de eventos maiores, como os congressos.

Nesse caso, esse tipo de evento tem por objetivo promover o debate e levantar questionamentos acerca de um tema.

Por isso, o assunto debatido costuma ser polêmico e de interesse público.

Na mesa-redonda, a participação do público é bastante ativa. As pessoas são instigadas a defenderem pontos de vista e a fazerem perguntas aos especialistas.

Por isso, a presença de alguém que coordene a ação é fundamental para que, assim, seja garantida a ordem do evento.

Esse coordenador, que também pode ser denominado presidente da mesa, funciona como elemento moderador.

Logo, ele é o responsável por orientar a discussão para que ela se mantenha em torno do tema principal.

-> Saiba mais sobre a organização de uma mesa redonda

Geralmente, as mesas-redondas trazem especialistas sobre a área a ser abordada que, além de apresentarem seu ponto de vista sobre o tema, costumam ter que lidar com um tempo-limite para a exposição.

Neste formato, é comum fornecer à plateia uma visão global que estimule o raciocínio e crie consenso sobre o tema em discussão.

Além disso, pode haver uma sessão de perguntas e respostas, de um participante para outro ou da plateia, mas o comum é que as perguntas sejam direcionadas para os componentes da mesa.

5. Simpósio

De acordo com a Capes, o simpósio consiste em uma:

“Reunião de iniciativa de determinada comunidade científica em torno de um assunto específico com vistas a agregar resultados e considerações de modo a promover avanço no sentido de sua clarificação”.

Em outras palavras, um simpósio reúne pesquisadores que visam estudar e discutir um determinado tema a fim de chegar a maiores conclusões sobre ele.

Nele, ocorre o intercâmbio de informações (conhecimento e experiências), objetivando uma tomada de decisão.

Assim como o congresso, esse é um dos tipos de eventos que exige organização complexa.

Um simpósio pode conter várias conferências e contar com diversas exposições paralelas, por isso é super importante tomar cuidado na hora de organizar a apresentação de trabalhos, principalmente no online.

-> Veja também: Como organizar a apresentação de trabalhos online

Esses expositores irão apresentar as pesquisas que estão desenvolvendo naquela área de estudo central do simpósio. 

6. Painel

O painel é um tipo de evento que deriva da mesa-redonda.

Entretanto, nesta modalidade, os especialistas, que geralmente são de grande renome, debatem o assunto e o público participa apenas como espectador.

Encontre um evento perto de você! Procure por tipos de eventos e área de interesse e descubra aquele que vai alavancar a sua carreira acadêmica!

7. Fórum

A principal característica do fórum é a participação da plateia.

Por isso, tem como objetivo debater livremente uma ideia.

É o tipo de evento para quem gosta de falar e quer ouvir diferentes perspectivas de um assunto.

Além disso, é essencial a participação ativa da plateia que, em geral, é sensibilizada e motivada para a discussão.

8. Conferência

É um evento mais formal, que reúne especialistas para debater um tema específico.

Nas conferências, é comum existir um presidente de mesa, que atua como moderador.

A conferência costuma receber um público específico, que demonstra familiaridade com o assunto abordado.

Por isso, é muito comum que congressos contem com conferências de abertura e de encerramento. 

Nesse tipo de evento, o público pode formular, por escrito, perguntas que serão dirigidas à mesa.

Diferentemente da mesa-redonda, em que o público tem direito a fala, na conferência, as perguntas costumam ser filtradas pelo moderador, que, por sua vez, tem que optar pelas mais relevantes.

9. Jornada

São encontros de grupos profissionais mais próximos, de âmbito regional, que discutem, periodicamente, assuntos de interesse do grupo.

As conclusões podem definir linhas norteadoras para os trabalhos em grupo e para as profissões.

Jornadas podem durar vários dias, isso depende da complexidade e do tamanho do evento.

10. Cursos 

Consiste no detalhamento de determinado assunto ou conjunto de temas a fim de “treinar” ou “ensinar a fazer”.

Portanto, é composto por exposições de pessoas, cuja formação geralmente é acadêmica, que procuram passar seu conhecimento aos participantes.

O objetivo do evento é mais teórico do que prático, porém não invalida a prática.

Além disso, ele é indicado para pessoas que têm baixo ou nenhum conhecimento sobre o assunto, exceto os cursos de especialização, que têm o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento de quem já domina o assunto.

Hoje em dia, muitos cursos acontecem online e, por isso, atingem um número maior de pessoas.

11. Colóquio

Segundo o dicionário Aurélio:

“Colóquio [Do lat. colloquiu.] S. m. 1. Conversação ou palestra entre duas ou mais pessoas. 2. Reunião de pessoas gabaritadas, em que se debate determinado assunto.”

Este tipo evento acadêmico promove um espaço de conversação entre várias pessoas para se debater um assunto específico, selecionado e delimitado.

Por isso, normalmente, nos colóquios, ocorrem apresentações de trabalhos científicos.

Ainda, em um colóquio, o tema deve ser bem estruturado pois seu principal objetivo é a exposição ou debate.

Veja 4 passos simples para organizar um colóquio

Nesse caso, os trabalhos podem ser apresentados de diversas maneiras: em forma de exposição, onde uma pessoa enfrenta o público; ou então na forma de mesa, onde todos debatem ao mesmo tempo.

12. Semana

Sabe aquele evento ideal para integrar participantes? É a semana!

Esse tipo de evento tem por objetivo propiciar maior integração, sendo caracterizada pela oferta de um conjunto amplo de atividades (fóruns, painéis, minicursos, etc.).

Ou seja, a Semana é uma reunião de pessoas pertencentes a uma mesma categoria que visam discutir temas de interesse comum.

Nesse caso, a programação pode variar de acordo com a escolha dos organizadores do evento, mas uma dica é dividir a extensa programação por trilhas de conteúdo, que podem ser priorizadas por quem tem interesse.

13. Workshop

Outro tipo de evento bem comum é o workshop, uma aula que trata de assuntos específicos. Por isso, conta com especialistas para guiar o tema e as atividades.

Veja aqui 10 dicas essenciais para organizar um workshop

Além disso, uma característica fundamental do workshop é que, nele, os assuntos são abordados de maneira bem mais prática do que teórica.

Então, o workshop cumpre o seu papel quando os alunos saem, de fato, colocando em prática tudo que aprenderam.

14. Webinar

Por fim, pensando nos formatos em ascensão no online, não poderíamos deixar o webinar de lado!

O termo webinar tem origem inglesa e significa “web based seminar”. Ou seja, é um seminário realizado via web. Por isso, o webinário, como também é chamado esse tipo de evento, remete à junção das palavras “web” e“seminário”.

O webinar consiste em uma aula, seminário ou conferência online que é transmitida para um público-alvo específico no formato de vídeo.

Ele pode acontecer tanto a partir da disponibilização de conteúdos gravados como também pode ser transmitido ao vivo.

Agora que você já conhece os conceitos básicos sobre eventos, é hora de colocar a sua organização em prática.

Para isso, é preciso organizar cada parte do seu evento com todo cuidado. E temos materiais exclusivos para te ajudar do planejamento à execução:

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