Pesquisas apontam que a maioria dos organizadores já utilizam tecnologia para eventos, como as inteligências artificias ou plataformas de eventos. Afinal, você já conhece suas possibilidades?
Usar as tendências do mercado vai te posicionar como referência para participantes e outros eventos.
Além de muitas vezes facilitar a sua organização, torná-la mais rápida e simples.
Mas o melhor é que muitas opções podem ser gratuitas! Quer conhecê-las?
Saiba mais sobre 8 tecnologias para eventos:
- Inteligência artificial
- Chatbots
- Aplicativo para eventos
- Comunidades virtuais
- Programas de streaming
- Aplicativos de interatividade
- Totens de credenciamento
- Plataforma de eventos
Tendências de tecnologia para eventos
Para começar, a Inteligência Artificial é uma tecnologia para eventos super eficaz para acelerar seu trabalho.
Aliás, pesquisas apontam que 40% dos líderes de negócios que a utilizam relatam aumento de produtividade.
Nos eventos, elas possuem diversos usos diferentes, como ajudar a corrigir trabalhos em eventos científicos, indicar eventos para participantes, entre outros.
No entanto, a criação de textos é uma das funções mais úteis no uso de Inteligência Artificial.
Isso porque muitos organizadores lutam com a criatividade ou falta de experiência para criar textos atrativos. Mas com as IAs basta inserir alguns comandos e seu texto estará pronto.
Por exemplo, a Even3 tem um Assistente de Escrita para a descrição de atividades e do evento.
Nesse caso, basta inserir os dados na plataforma e o comando certo será enviado à tecnologia.
Então, o resultado é um texto pronto em segundos com tudo que seu participante precisa: nome de palestrantes, dados da atividade e escrita atrativa.
Ainda sobre Inteligência Artificial, os chatbots têm se tornado indispensáveis na tecnologia para eventos.
Eles são robôs que, no contexto de eventos, realizam o atendimento de participantes com dúvidas.
Assim, costumam ser integrados a sites de eventos para responder perguntas. É comum que forneçam informações sobre a programação e até ajudem em problemas comuns na compra dos ingressos.
Dessa forma, eles podem melhorar a experiência no seu evento e até impulsionar suas vendas.
Disponível 24 horas por dia, eles também garantem que seus participantes sempre tenham suporte e reduz a carga de trabalho da equipe organizadora.
Além disso, os chatbots podem coletar feedback em tempo real, ajudando a identificar e resolver problemas imediatamente.
Para ativá-los no seu evento, você pode utilizar um software de chatbot, como o Hubspost, Zendesk, JivoChat, entre outros.
Os aplicativos para eventos são ferramentas multifuncionais que centralizam todas as informações necessárias em um único lugar. Por isso, destacam-se na tecnologia para eventos.
Eles garantem que os participantes tenham tudo ao seu alcance: desde agendas e mapas até perfis de palestrantes e notificações em tempo real.
Como são personalizáveis e fáceis de usar, os aplicativos facilitam a comunicação e a organização. Dessa forma, melhoram a experiência do evento, tornando-o mais fluido, envolvente e até mais interativo.
Além disso, você não precisa ter uma equipe de programadores para ter seu aplicativo.
Com as tecnologias disponíveis hoje, é possível configurá-lo até mesmo direto de uma plataforma de eventos. Muitas oferecem a opção do serviço e criam todo o aplicativo por você.
Outro destaque na tecnologia para eventos são as comunidades virtuais.
Embora não exista uma única ferramenta para criá-las, constituir uma é bem fácil se você tiver uma estratégia. Afinal, as comunidades crescem naturalmente em bons eventos.
Dessa maneira, tudo que você precisa fazer é investir tempo, criar ambientes de networking e compartilhar conteúdos interativos e de valor mesmo após o fim do evento.
Algumas formas de fazer isso são:
- Whatsapp: crie grupos exclusivos para participantes e alimente os grupos com conteúdos antes e depois do evento;
- Telegram: a mesma lógica serve para o Telegram. Mas nessa rede você pode utilizar os canais públicos e se tornar referência para outras pessoas que ainda não são participantes;
- Linkedin: torne-se uma influência na rede com conteúdos de qualidade e promova eventos na plataforma;
- Instagram: utilize suas redes sociais para compartilhar vídeos, fotos e conteúdos do evento que gerem identificação, interatividade e conhecimento.
Por fim, você vai ter uma comunidade leal ao seu evento e promotora sem pagar nada por isso. Além de um espaço contínuo para colaboração e aprendizado.
Com o avanço das tecnologias para eventos online, as opções para transmissão online se tornaram cada vez mais ricas.
Atualmente, é uma tendência fazer lives mais interativas, apostar em um visual chamativo e até transmitir a tela ao vivo.
Isso porque já existem programas de streaming que possibilitam edições em tempo real nas suas transmissões.
Por exemplo, softwares como o OBS Studio são gratuitos e oferecem serviços como personalização de lives, transmissão de telas, chamadas com mais de um convidado…
Você ajusta a ferramenta e a conecta a algum streaming, como o Youtube, para mostrar o que você está criando na hora.
-> Veja também: Como usar o OBS Studio para fazer lives
Além das opções que o OBS Studio oferece, também é possível utilizar ferramentas pagas mais simples de manipular, como o Streamyard.
E também transmitir seu evento em plataformas de streaming diferentes do Youtube, como a Twitch e a Even3.
Cada uma possui um público diferente e a escolha certa vai depender do objetivo da transmissão.
Mas vale reforçar o diferencial da Even3 Streaming, pois protege o conteúdo com um link que não permite invasões ou acessos por não inscritos no evento.
Entre as tecnologias para eventos mais buscadas, a interatividade ainda é uma demanda grande para os organizadores.
Pensando nisso, muitos aplicativos surgiram nos últimos anos e até podem ser incorporados ao vivo nas lives.
O maior foco das soluções são os quizzes ao vivo, apresentações interativas, perguntas, enquetes e bate-papo.
Algumas ferramentas que oferecem essas opções são o Mentimeter, Voxxvote, Sli.do, Hypersay, MeetingPulse e Even3.
Os totens de credenciamento são uma solução prática e eficiente dentro da tecnologia para eventos para gerenciar a entrada de participantes.
Equipados com tecnologia de autoatendimento, esses totens permitem que os participantes façam check-in de forma rápida e independente sem enfrentar filas longas.
Apesar de parecerem complexos, hoje em dia os totens são implementados simplesmente com tablets ou computadores logados em sistemas de autocredenciamento.
Esses sistemas normalmente são oferecidos por plataformas de eventos que contam com outras soluções de credenciamento, como QR Codes, aplicativos e credenciamento offline.
Como eu disse, há soluções que integram muitas das tecnologias para eventos já citadas. Essas são as plataformas.
Elas centralizam todas as funções necessárias em um único sistema. Desde a inscrição e venda de ingressos até o gerenciamento de conteúdo e relatórios pós-evento.
Com funcionalidades que permitem a personalização e a automação de processos, elas facilitam o trabalho dos organizadores e melhoram a experiência dos participantes.
Também oferecem ferramentas analíticas pós-evento que ajudam a medir o sucesso e tomar decisões informadas para futuras edições.
Se você deseja utilizar uma plataforma, há opções gratuitas e bem conhecidas no Brasil, como a Even3.
A Even3 é uma das plataformas de eventos mais famosas do país. Ela integra todas as tecnologias de eventos em um único lugar, além de resolver atividades comuns da organização de eventos de forma automática.
Experimente essa solução: