Você já percebeu como os elementos virtuais têm se tornado essenciais para eventos?
O crescimento das interações online foi marcante em 2020 e só tende a aumentar.
No mesmo ano, em uma pesquisa da Marketing Charts, mais de 50% dos organizadores de eventos já anunciavam um futuro onde esperam que todo evento presencial tenha um componente virtual. Esses são os eventos híbridos.
Enquanto nós abraçamos essa nova era, muitos desafios surgem no horizonte, entre eles, como tornar os eventos híbridos mais lucrativos.
Afinal, se temos a tecnologia ao nosso lado, como podemos fazer para aproveitá-la da melhor forma? É o que eu vou te responder neste texto!
Saiba mais sobre:
- O que é um evento híbrido?
- Dados: o ouro dos eventos híbridos;
- Como tornar eventos híbridos mais lucrativos?;
- Organize eventos híbridos de sucesso.
Provavelmente, se você está organizando um evento híbrido já sabe que ele é uma mistura do evento presencial e o evento online, não é?
Mas obviamente que essa junção não acontece de qualquer forma.
Na prática, há duas coisas que são essenciais para a sua existência:
- Duas programações distintas para atender as demandas específicas dos dois tipos de audiências: presenciais e online;
- Ao menos, alguns elementos de experiência compartilhada, para que cada parte se conecte e se sinta presente no evento.
Com tudo isso funcionando, é hora de olhar para o que pode tornar seu evento híbrido mais lucrativo: os dados.
Todo mundo sabe que eventos online geram dados preciosos para eventos.
Normalmente, eles oferecem guias importantes para definir, por exemplo, em quais redes sociais atuar, qual é o perfil do seu público, quão satisfeito estão com o evento e muito mais.
Essas informações são a base para o seu desenvolvimento e sucesso.
Contudo, lembre-se que todas as ações realizadas com esses dados devem ser transparentes e estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD).
No caso do evento híbrido não é diferente! Tente olhar para os mesmos dados, defina objetivos e conheça bem o seu público.
Assim, você saberá qual estratégia seguir para torná-lo mais lucrativo, já que também estará acompanhando os resultados.
Então, vamos conhecer algumas opções:
1. Ofereça vários tipos de ingressos e experiências diferentes
Primeiramente, os dados gerados a partir da experiência digital vão abrir muitas oportunidades para o seu evento.
Assim, ao unir tudo isso com o presencial, você vai atrair muito mais participantes.
Afinal, os encontros pessoais ainda entregam experiências inesquecíveis, por esse motivo, você pode oferecer elementos diferenciais neste tipo de entrada.
Isso mesmo: já é possível começar a entregar valor antes mesmo que o participante chegue no evento.
Sendo assim, uma boa ideia é oferecer tipos de entradas diferentes.
Isto é, não diferenciar apenas as entradas virtuais e presenciais, mas ir além!
Por exemplo, você pode oferecer entradas específicas para os eventos presenciais com acessos a espaços VIPS, mentorias com especialistas, salas de networking e muito mais.
Dessa maneira, se fizer sentido para o seu evento, ele pode ter níveis de experiência diferentes no presencial e no online.
Mas lembre-se de entregar valor em todas as etapas e oferecer pacotes básicos para aqueles que só querem assistir o evento.
Ainda, é importante que você disponibilize a compra de ingressos em uma plataforma de eventos que permita a divisão em categorias, como acontece na Even3.
2. Convença patrocinadores com dados
Semelhante às diferentes entradas, patrocinadores de eventos híbridos possuem cotas com possibilidades ainda mais diversas.
Eles podem divulgar a sua marca em ambas as modalidades do evento, ou só em uma.
Assim, surgem oportunidades como estandes virtuais, aberturas, ativações de marca, brindes, entre outros. Tudo vai depender do que seus dados apontam!
Portanto, certifique-se de mostrar o valor do seu evento na proposta de patrocínio.
Você pode citar as seguintes informações:
- Quantos participantes veem um anúncio digital;
- Dados de eventos passados, por exemplo, quantos participantes se inscreveram para saber mais sobre algum patrocinador;
- Quais são os minutos com mais visualização em um conteúdo online, entre outros.
Lembre-se que a criatividade vai ser a chave para conseguir patrocinadores. Então, deixe os dados te inspirarem!
3. Venda o conteúdo após o evento
A assinatura de conteúdos, conhecida também como conteúdos “on-demand”, está entre as estratégias mais comuns para aumentar a lucratividade de eventos online.
Por esse motivo, você também deve utilizá-la nos eventos híbridos.
Ou seja, qualquer evento pode virar um conteúdo para ser lançado como produto depois, como:
- Podcasts semanais;
- Palestras importantes;
- Transcrição das palestras em e-book;
- Cursos.
Assim, seus participantes terão o benefício de acessar o conteúdo a qualquer momento sem sequer sair de casa.
Ao mesmo tempo, novos compradores vão virar leads para a sua marca e podem se tornar futuros participantes. Vou te ensinar como fazer isso!
4. Explore seus novos leads
Finalmente, a maior riqueza dos dados em eventos é a possibilidade de capturar leads e transformá-los em participantes e promotores.
Leads são essas pessoas que disponibilizaram os seus dados por meio de um formulário com o intuito de consumir algum conteúdo, como os conteúdos “on-demand”. Elas não são, necessariamente, clientes fiéis ainda.
-> Veja também: Aprenda como funciona a captação de leads para vender mais ingressos
Então, cabe a você mostrar a elas porque elas devem se inscrever nos eventos que você organiza, ou comprar seus produtos.
Isso vai ser feito através das suas ações de marketing, como a comunicação direta por e-mail marketing ou anúncios nas redes sociais.
Nesse caso, os dados dos eventos híbridos são nossos aliados para nos dizer como se comunicar de forma mais atrativa com os leads.
Isso porque você vai poder ver quais assuntos interessam a eles e, em seguida, direcioná-los para o próximo passo.
Por exemplo, se um Lead A baixou um vídeo do seu evento sobre um assunto, mas ouviu três podcasts sobre outro tópico, você pode supor que ele, na verdade, está buscando por outro conteúdo.
A partir daí, é possível, inclusive, trabalhar com uma venda consultiva e oferecer um conteúdo antes mesmo que ele saiba que precisa dele.
Por fim, a sua criatividade e análise de dados vai fazer toda diferença!
Certamente você já tem algumas ideias importantes para organizar um evento híbrido de sucesso!
Mas sabe que isso vai depender não somente de escolher uma ou mais das estratégias acima, não é?
Será preciso olhar os dados, objetivos, planejamento, venda de ingressos e muitos outros detalhes essenciais na organização.
Pensando nisso, eu criei um guia gratuito para organizar um evento híbrido de sucesso.
Dessa maneira, você pode acompanhar os principais pontos do seu evento e certificar de que nada ficou de fora.