Você já parou para pensar quantos estudantes participam, anualmente, dos eventos universitários da sua instituição de ensino?
Esse pode ser um dado interessante para analisar a importância da sua universidade no meio acadêmico!
Ainda, os eventos universitários podem atrair mais estudantes e pesquisadores, gerar networking e trazer autoridade para o seu campus.
Então, sabe aqueles momentos que você sente os estudantes dispersos ou períodos do ano historicamente com menor adesão? Os eventos universitários podem ser a solução para gerar mais engajamento!
E eu vou te dar dicas importantes para organizá-los e chamar ainda mais atenção dos estudantes. Saiba mais sobre:
Antes de começar a organizar eventos universitários, é necessário que você saiba que existem diferentes tipos.
Dessa maneira, cada formato de evento vai te levar a atingir objetivos específicos.
-> Saiba mais: conheça 13 tipos de eventos acadêmicos
Então, para começar, que tal conhecer os 5 mais famosos entre estudantes?
O congresso é um dos eventos mais populares em universidades.
Isso porque ele costuma ser de grande porte e unir diferentes pesquisadores para apresentar estudos, novas descobertas e promover debates sobre um tema em comum.
Nele, os estudantes também têm a chance de publicar seus primeiros trabalhos e apresentá-los.
Por isso, eles normalmente geram grande entusiasmo e engajamento, principalmente se isso for estimulado pela própria comunidade acadêmica.
Um bom exemplo de como fazer isso é envolvendo os próprios alunos na organização do congresso e na criação da grade de programação.
Outro ponto é que congressos nacionais costumam ser bem recebidos pelos estudantes, pois promovem um networking mais amplo.
É o que aconteceu com a Escola de Nutrição de Ouro Preto na organização do V CONAN, que acabou apostando em um evento online para unir estudantes do Brasil todo.
Semelhantemente, os seminários são eventos universitários bem comuns. Às vezes são realizados até mesmo como atividades dentro de disciplinas.
Basicamente, eles promovem a exposição de uma tema com a presença de um mediador para guiar a discussão.
Assim, o seminário funciona como um debate com a abordagem de diferentes aspectos e variáveis de um assunto central.
Por isso, ele também é promovido nas universidades para que os estudantes exponham as pesquisas ou projetos que eles estão desenvolvendo.
Nesse caso, além do próprio seminário, pode ser interessante promover um ambiente de networking, como um coffee break.
Dessa maneira, os alunos podem interagir uns com os outros e discutir as pesquisas entre os pares.
Com o tempo, seu evento pode se consolidar como um ambiente de networking e ser bastante buscado por causa disso.
Como eu disse, mesas-redondas costumam integrar programações de eventos maiores, como o congresso.
Mas também podem ser promovidas com pesquisadores de renome em visita à universidade.
Isso porque nesse evento são levantados questionamentos acerca de um tema e o assunto debatido costuma ser polêmico e de interesse público.
-> Veja também: como escolher o melhor palestrante de eventos para o seu público
Entre os tipos de eventos universitários, o workshop com certeza é um dos de maior adesão.
Ele funciona como uma aula, mas com caráter mais prático. Por isso, costuma ser muito procurado até mesmo pela comunidade de fora da universidade.
Dessa maneira, ele é uma ótima alternativa para promover a extensão universitária, levando os conhecimentos produzidos na Academia para a sociedade em geral.
Por ser bastante prático e popular, o workshop costuma promover muito engajamento por si só.
Então, pode ser utilizado também como uma ótima alternativa para estimular estudantes em períodos mais calmos na universidade, como o início de aulas.
Por fim, outro tipo de evento que tem ganhado muito espaço nas universidades é a palestra.
Diferente das mesas-redondas, as palestras não possuem um mediador. Elas são muito mais focadas no palestrante, que costuma ser alguém de renome e com experiência.
Inclusive, com o avanço dos eventos online, a presença remota de grandes pesquisadores tem se tornado cada vez mais comum e atraído muitos estudantes.
Um bom exemplo é o que o Festival do Conhecimento fez na UFRJ. Promovendo palestras com artistas, influenciadores e pesquisadores, o evento conseguiu atingir 17.000 pessoas online.
Agora que você já conhece alguns tipos de eventos universitários, está na hora de organizá-los!
Mas vale lembrar que cada tipo de evento vai exigir uma organização específica.
Por exemplo, congressos costumam receber trabalhos e, por isso, devem contar com a organização das submissões, avaliações e apresentações.
Portanto, caso você queira organizar um congresso universitário, pode contar com o material gratuito criado pelos especialistas em eventos da Even3:
Mesmo assim, há pontos que serão essenciais na organização de qualquer tipo de evento universitário. São eles:
Traçar um perfil do público do evento é essencial para saber como oferecer a melhor experiência para ele e como atraí-lo;
Conhecendo seu público, estabeleça o tema mais atrativo para ele, data e hora ideais.
Monte a estrutura do seu evento e defina quais equipamentos serão necessários;
Estime os custos, entradas, lucros e até mesmo cotas de patrocínio;
Envie convites para os palestrantes ideais com objetivos do evento, orçamento, data, horário e formato da palestra;
Crie um planejamento de marketing para atuar nas redes sociais, e-mails e/ou anúncios online;
Planeje seu evento mesmo após o fim! Prepare-se para o envio de certificados e avaliação do evento;
Automatize as principais atividades da organização de um evento e unifique tudo que ele precisa em um só lugar.
Essa é a solução ideal para quem ainda tem dúvidas de como organizar um evento universitário.
Com a ajuda de uma plataforma de eventos, como a Even3, você vai encontrar todas as etapas essenciais para o seu evento no mesmo lugar.
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