Imagem de destaque: eventos universitários

Guia dos eventos universitários: aprenda a organizá-los

Você já parou para pensar quantos estudantes participam, anualmente, dos eventos universitários da sua instituição de ensino?

Esse pode ser um dado interessante para analisar a importância da sua universidade no meio acadêmico!

Ainda, os eventos universitários podem atrair mais estudantes e pesquisadores, gerar networking e trazer autoridade para o seu campus.

Então, sabe aqueles momentos que você sente os estudantes dispersos ou períodos do ano historicamente com menor adesão? Os eventos universitários podem ser a solução para gerar mais engajamento!

E eu vou te dar dicas importantes para organizá-los e chamar ainda mais atenção dos estudantes. Saiba mais sobre:

  • Geração de autoridade para a instituição de ensino;
  • Estimula a participação estudantil;
  • Promove networking;
  • Divulga as produções científicas da universidade;
  • Possibilita a Extensão Universitária. Ou seja, a interação entre a universidade e a sociedade.

O

Antes de começar a organizar eventos universitários, é necessário que você saiba que existem diferentes tipos.

Dessa maneira, cada formato de evento vai te levar a atingir objetivos específicos.

-> Saiba mais: conheça 13 tipos de eventos acadêmicos

Então, para começar, que tal conhecer os 5 mais famosos entre estudantes?

1. Congresso

O congresso é um dos eventos mais populares em universidades.

Isso porque ele costuma ser de grande porte e unir diferentes pesquisadores para apresentar estudos, novas descobertas e promover debates sobre um tema em comum.

Nele, os estudantes também têm a chance de publicar seus primeiros trabalhos e apresentá-los.

Por isso, eles normalmente geram grande entusiasmo e engajamento, principalmente se isso for estimulado pela própria comunidade acadêmica.

Um bom exemplo de como fazer isso é envolvendo os próprios alunos na organização do congresso e na criação da grade de programação.

Outro ponto é que congressos nacionais costumam ser bem recebidos pelos estudantes, pois promovem um networking mais amplo.

É o que aconteceu com a Escola de Nutrição de Ouro Preto na organização do V CONAN, que acabou apostando em um evento online para unir estudantes do Brasil todo.

Principais características:

  • É um evento de grande porte, normalmente formal;
  • Tem periodicidade;
  • Possui alta complexidade, unindo diversas atividades em sua programação;
  • Contém atividades como mesas-redondas, palestras, painéis, workshops e mais.
  • Podem ser regionais, nacionais ou internacionais;
  • Possui regulamento e regimentos próprios;
  • Possibilitam a submissão e publicação de trabalhos;
  • Geralmente publicam os Anais dos trabalhos apresentados no evento.

Objetivos:

  • Promover a divulgação científica;
  • Gerar intercâmbio entre estudantes regionais, nacionais e/ou internacionais;
  • Expor as principais e mais atuais pesquisas realizadas na área;
  • Unir pesquisadores e criar diálogos entre seus trabalhos;
  • Extrair conclusões acerca da temática central.

2. Seminário

Semelhantemente, os seminários são eventos universitários bem comuns. Às vezes são realizados até mesmo como atividades dentro de disciplinas.

Basicamente, eles promovem a exposição de uma tema com a presença de um mediador para guiar a discussão.

Assim, o seminário funciona como um debate com a abordagem de diferentes aspectos e variáveis de um assunto central.

Por isso, ele também é promovido nas universidades para que os estudantes exponham as pesquisas ou projetos que eles estão desenvolvendo.

Nesse caso, além do próprio seminário, pode ser interessante promover um ambiente de networking, como um coffee break.

Dessa maneira, os alunos podem interagir uns com os outros e discutir as pesquisas entre os pares.

Com o tempo, seu evento pode se consolidar como um ambiente de networking e ser bastante buscado por causa disso.

Principais características:

  • Presença de um mediador;
  • Exposição oral de dois ou mais expositores;
  • Às vezes, pode contar com o suporte de uma apresentação em slides;
  • Diferentes pontos de vista ou abordagens do tema são apresentados;
  • Os participantes já têm conhecimento prévio sobre o assunto;
  • A discussão é dividida em três partes: fase de exposição, discussão e conclusão.

Objetivos:

  • Abordar a maior quantidade possível de aspectos e variáveis do tema;
  • Promover a discussão, mas sem finalizá-la em uma única conclusão;
  • Estimular a participação e compartilhamento de conhecimentos entre todas as pessoas presentes no momento.

3. Mesa-redonda

Como eu disse, mesas-redondas costumam integrar programações de eventos maiores, como o congresso.

Mas também podem ser promovidas com pesquisadores de renome em visita à universidade.

Isso porque nesse evento são levantados questionamentos acerca de um tema e o assunto debatido costuma ser polêmico e de interesse público.

Principais características:

  • Participação ativa do público com defesa de pontos de vista e perguntas;
  • Presença de um coordenador ou presidente da mesa;
  • Debate de um assunto polêmico e instigante.

Objetivos:

  • Levantar questionamentos acerca do tema e examiná-lo a partir das perguntas da plateia.

-> Veja também: como escolher o melhor palestrante de eventos para o seu público

4. Workshop

Entre os tipos de eventos universitários, o workshop com certeza é um dos de maior adesão.

Ele funciona como uma aula, mas com caráter mais prático. Por isso, costuma ser muito procurado até mesmo pela comunidade de fora da universidade.

Dessa maneira, ele é uma ótima alternativa para promover a extensão universitária, levando os conhecimentos produzidos na Academia para a sociedade em geral.

Por ser bastante prático e popular, o workshop costuma promover muito engajamento por si só. 

Então, pode ser utilizado também como uma ótima alternativa para estimular estudantes em períodos mais calmos na universidade, como o início de aulas. 

Principais características:

  • Trata assuntos específicos de forma prática;
  • Pode ser chamado também de “oficina”;
  • Dinâmico;
  • Normalmente tem duração de 8h;
  • É ministrado por um instrutor.

Objetivos:

  • Ensinar passos a passos, treinar e praticar a técnica;
  • Passar o conhecimento por meio da experiência conjunta.

Aprenda a organizar um workshop de sucesso. Baixe o e-book gratuitamente.

5. Palestra

Por fim, outro tipo de evento que tem ganhado muito espaço nas universidades é a palestra.

Diferente das mesas-redondas, as palestras não possuem um mediador. Elas são muito mais focadas no palestrante, que costuma ser alguém de renome e com experiência.

Inclusive, com o avanço dos eventos online, a presença remota de grandes pesquisadores tem se tornado cada vez mais comum e atraído muitos estudantes.

Um bom exemplo é o que o Festival do Conhecimento fez na UFRJ. Promovendo palestras com artistas, influenciadores e pesquisadores, o evento conseguiu atingir 17.000 pessoas online.

Principais características:

  • Tem caráter mais teórico;
  • Apenas um interlocutor passa as informações para o público;
  • Pode ter momento de perguntas, mas não possui foco maior do que a exposição do tema;
  • Costuma durar de 1 a 2 horas;
  • Dinâmicas e simples de organizar.

Objetivos:

  • Pode possuir diferentes objetivos, como motivar, informar, educar e vender.

Agora que você já conhece alguns tipos de eventos universitários, está na hora de organizá-los!

Mas vale lembrar que cada tipo de evento vai exigir uma organização específica.

Por exemplo, congressos costumam receber trabalhos e, por isso, devem contar com a organização das submissões, avaliações e apresentações.

Portanto, caso você queira organizar um congresso universitário, pode contar com o material gratuito criado pelos especialistas em eventos da Even3:

Baixe o e-book: organização de congressos

Mesmo assim, há pontos que serão essenciais na organização de qualquer tipo de evento universitário. São eles:

1. Defina o público-alvo

Traçar um perfil do público do evento é essencial para saber como oferecer a melhor experiência para ele e como atraí-lo;

2. Escolha o tema, data e hora

Conhecendo seu público, estabeleça o tema mais atrativo para ele, data e hora ideais.

3. Mapeie os equipamentos necessários

Monte a estrutura do seu evento e defina quais equipamentos serão necessários;

4. Defina suas finanças

Estime os custos, entradas, lucros e até mesmo cotas de patrocínio;

5. Convide palestrantes/mediadores

Envie convites para os palestrantes ideais com objetivos do evento, orçamento, data, horário e formato da palestra;

6. Comece a divulgação

Crie um planejamento de marketing para atuar nas redes sociais, e-mails e/ou anúncios online;

7. Atente-se ao pós-evento

Planeje seu evento mesmo após o fim! Prepare-se para o envio de certificados e avaliação do evento;

8. Conte com uma plataforma de eventos

Automatize as principais atividades da organização de um evento e unifique tudo que ele precisa em um só lugar.

Essa é a solução ideal para quem ainda tem dúvidas de como organizar um evento universitário.

Com a ajuda de uma plataforma de eventos, como a Even3, você vai encontrar todas as etapas essenciais para o seu evento no mesmo lugar.

Simplifique a organização dos seus eventos universitários de forma gratuita. Conheça a Even3:

Crie seu evento gratuitamente na Even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos