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Como criar um evento gospel? O guia completo

Você já parou para pensar como tornar a organização de um evento gospel mais simples?

Afinal, ao criá-lo você vai lidar com alguns desafios, como coletar inscrições, pagamentos, controlar a entrada de participantes…

Fazer tudo isso manualmente pode ser uma atividade difícil. Mas hoje em dia há ferramentas gratuitas para te ajudar. Confira essas dicas práticas:

Certamente você já sabe o que é um evento gospel. Ele é um encontro com o objetivo de celebrar a fé cristã, viver momentos de comunhão e adoração.

Mas esse tipo de evento normalmente exige atenção em alguns pontos, por exemplo:

  • Eventos cristãos possuem um tema e o formato deles pode variar;
  • Quase sempre é necessário coletar inscrições com nome e telefone para contato;
  • São eventos com alta demanda e você precisa administrar isso;
  • É muito importante proporcionar uma boa experiência para todos os participantes;
  • O evento deve promover conforto e acolhimento.

Normalmente, esses eventos podem ser retiros espirituais, shows gospel, palestras, cultos, entre outros.

Em um evento gospel, o seu tema sintetiza o assunto do evento e atrai pessoas com a proposta.

Normalmente, ele é direto, impactante e alinhado com o público do evento.

Por exemplo, se você está organizando uma conferência para mulheres, o tema do evento deve dialogar com a realidade do público.

Inspire-se com um dos eventos gospel mais populares da Even3:

Os números de sucesso da Imersão – Aprovadas por Deus

Exemplo de evento gospel: Congresso Aprovadas por Deus

Com uma temática de impacto, a Imersão Aprovadas por Deus uniu quase 11 mil mulheres.

Todas as inscrições foram recebidas pela Even3 em diferentes categorias, com opções gratuitas e pagas.

Apesar de presencial e com um recorte de público restrito, o evento foi um sucesso em número de participantes!

Isso porque as vendas de ingressos online facilitaram as inscrições de mais pessoas.

Além disso, com os meios de pagamento diversos da Even3 foi possível oferecer mais possibilidades para os inscritos!

1. Conheça o seu público

Antes de qualquer coisa, é fundamental entender quem será o público do seu evento.

Afinal, é ele que vai definir como o evento vai ser divulgado, as atrações que o público espera, qual será o tema…

Por exemplo, um evento para jovens terá uma dinâmica completamente diferente de um evento para mulheres.

Então, é importante traçar um perfil detalhado dos participantes, como gênero, idade, preferências, hábitos…

Isso vai permitir que você ofereça uma experiência inesquecível de acordo com o que eles precisam.

Para saber como agradar seus participantes, experimente fazer pesquisas de perfil na sua igreja, com participantes de edições anteriores, entre a concorrência… Utilize o material gratuito da Even3:

Baixe agora o Modelo de Pesquisa de Público

2. Defina tema, data e local do evento

Após entender o perfil do seu público, você estará mais preparado para definir aspectos cruciais como o tema, local e a data.

Escolha um tema relevante e transformador. Ele também vai influenciar o nome, as cores e objetivos do evento.

Depois, escolha o local com atenção. Afinal, eventos gospels precisam de espaços com suporte para todas as atividades, como louvor, pregação, dinâmicas…

Nessa fase, você também pode considerar como a Even3 pode te ajudar através do Notificar Pessoas

Essa é uma funcionalidade que permite o envio de e-mails personalizados para diferentes grupos de pessoas do evento.

Criação de email na Even3
Tela de criação de e-mail na Even3

Assim, você pode enviar comunicados para inscritos sobre o local do evento, informar prazos de inscrição para as pessoas que visitaram seu site e muito mais.

-> Veja também: saiba como usar o e-mail marketing na Even3

3. Planeje as finanças com cuidado

Uma das maiores dificuldades de um evento gospel é administrar as diferentes entradas de finanças.

Afinal, como diferenciar inscrições de ofertas? E como mapear quem já pagou tudo, quem dividiu o valor e quem vai para o evento com ajuda de custo?

Uma boa dica prática é utilizar uma planilha para organizar os custos do evento. Anote gastos com estrutura, atrações, divulgação…

Assim, você consegue prever a necessidade de patrocínios e estabelecer metas de vendas de ingressos.

Baixe agora a Planilha de Finanças para Eventos

Além disso, prefira vender ingressos online e acompanhe as vendas em tempo real.

Como eu te disse, oferecer diversos meios de pagamento será um diferencial.

Mas você também terá benefícios como o controle dos participantes no evento e acompanhamento de finanças.

Uma plataforma como a Even3 facilita esse processo.

Afinal, ela oferece todas as ferramentas necessárias para a venda de ingressos segura e transfere os valores para a sua conta do banco com as menores taxas do mercado.

Além disso, ela permite criar links de afiliados.

Em um evento gospel, essa é uma ótima ferramenta para premiar parceiros ou influenciadores que ajudem a divulgar o evento.

Na prática, você pode acompanhar as vendas geradas por cada afiliado e recompensar aqueles que mais colaboram. Isso potencializa a divulgação do evento sem aumentar os gastos de marketing.

Aumente sua venda de ingressos online com mais tecnologia. Conheça a Even3

4. Escolha as atrações certas

Dependendo da dimensão do seu evento, as atrações podem ser figuras conhecidas, como líderes religiosos, músicos ou palestrantes.

Essa fama pode ser importante para atrair participantes, mas não é o principal!

Lembre-se de escolher pessoas que vão dialogar bem com o seu público. Além disso, leve o orçamento do evento em consideração.

-> Saiba mais: como escolher o palestrante ideal para o seu evento

Depois do evento, é essencial avaliar o desempenho das atrações e o evento como um todo.

A funcionalidade de avaliações da Even3 permite que você colete feedbacks dos participantes, ajudando a melhorar as próximas edições.

Os questionários são enviados automaticamente, e os resultados podem ser visualizados diretamente na plataforma.

Tela de avaliação do evento na Even3
Tela de avaliação do evento na Even3

5. Precificação dos ingressos

Com o evento estruturado, é hora de definir o valor dos ingressos.

Para isso, leve em consideração:

  • Perfil do público;
  • Balanço dos gastos;
  • Valor de eventos semelhantes
  • Objetivo financeiro do seu evento (lucro ou cobertura de custos)

Depois, você deve dividir o custo total do evento pela média de participantes esperados.

Lembre-se de fazer uma média de público realista, levando em consideração que pelo menos 20% dos ingressos podem não ser vendidos.

Em muitos eventos gospels, o público é restrito. Por exemplo, eventos específicos para uma igreja ou um grupo cristão.

Nesses casos, você pode utilizar a funcionalidade de Evento Privado da Even3.

Tela de configurações do evento na Even3
Tela de configuração de evento privado na Even3

Com ela, é possível garantir que apenas pessoas convidadas ou com o link de acesso possam se inscrever.

Assim, você mantém o controle sobre a sua venda de ingressos e protege o caráter exclusivo do evento.

6. Divulgação do evento

Com tudo pronto, o próximo passo é atrair participantes.

Uma boa estratégia é criar um site exclusivo para o evento, inserindo as informações principais e facilitando a venda de ingressos.

Não esqueça de utilizar o marketing digital, incluindo e-mails e divulgação nas redes sociais, como Instagram, além de anúncios no Google.

No entanto, o maior foco de um evento gospel é a possibilidade de criar comunidades!

Como esse tipo de evento costuma aproximar pessoas e promover a comunhão, é natural que as comunidades surjam espontaneamente.

Nelas, cresce um vínculo que dá sentido ao seu evento e deve ser aproveitado!

Utilize as comunidades para engajar participantes para próximas edições, promover mais comunhão e se tornar referência de evento gospel.

Nesse caso, crie grupos no Whatsapp e Telegram para seus eventos. Depois, é só usar a Even3 para divulgar os grupos nos momentos ideais para os participantes, como na confirmação de inscrição.

Demonstração na Even3: link para grupo no Whatsapp
Link para grupo no Whatsapp na confirmação de inscrição na Even3

7. Evite filas no dia do evento

No dia do evento, provavelmente você vai querer acompanhar a quantidade de pessoas presente.

Além disso, também é importante garantir a segurança, certificando-se de que apenas os inscritos entraram no local.

Por isso, é essencial contar com um sistema de credenciamento.

Normalmente, esses sistemas geram QR Codes para os ingressos dos participantes, que são escaneados rapidamente no local do evento.

Isso evita filas e permite que apenas pessoas credenciadas frequentem o espaço.

Ainda, algumas ferramentas mais avançadas oferecem soluções como credenciamento offline e aplicativo de credenciamento.

Isso é o que acontece na Even3. A plataforma unifica em um só lugar as principais ferramentas para a gestão de um evento gospel.

Finalmente, você vai conseguir criar um evento gospel com facilidade. Utilize a mesma ferramenta para gerenciar inscrições, vendas, divulgar seu evento e muito mais.

Veja como a Even3 funciona:

Crie um evento gospel gratuitamente. Utilize a Even3

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