Eventos religiosos: imagem de destaque

Como organizar eventos religiosos?

Você sabia que eventos religiosos estão sendo cada vez mais buscados online? Na Even3, por exemplo, houve um crescimento de 83% no número de participantes desses tipos de eventos.

E essa pode ser sua oportunidade! Com cada vez mais pessoas buscando conexões reais através da internet, os eventos religiosos têm crescido como uma das melhores opções para promover a união e solidariedade tão procuradas.

Por isso, organizadores têm deixado de lado os trabalhos manuais, as vendas de ingressos presenciais e apostado em soluções tecnológicas gratuitas.

Afinal, hoje em dia já é possível facilitar inscrições com formulários de inscrição online; acompanhar as vendas em tempo real e promover eventos religiosos para o mundo todo. Vou te ensinar como!

O que são eventos religiosos?

Antes que você comece a se questionar sobre qual evento religioso vale a pena organizar em plataformas de eventos, eu já te aviso que são quase todos!

Eu sei, eles são muito amplos e não se restringem apenas a cultos e missas.

Afinal, podem representar várias religiões diferentes e, por isso, possuem muitos formatos também.

Mas, basicamente, os eventos religiosos são encontros para compartilhar a fé e os valores de uma comunidade religiosa.

Ainda, podem também ser ecumênicos. Ou seja, que promovem a união de seguidores de religiões diferentes em um momento de troca.

Independente do formato, esse tipo de evento terá algumas particularidades, como:

  • É um evento voltado para um público muito específico;
  • Deve promover o conforto, o acolhimento e a recepção;
  • A experiência é um dos pilares do evento.

Além disso, eles podem se dividir em tipos diferentes, como:

  • Cultos ou missas;
  • Celebrações em geral;
  • Sessões;
  • Cursos;
  • Shows;
  • Palestras;
  • Retiros.

Como organizar eventos religiosos mais rápido?

Se você já organiza eventos religiosos há muito tempo, preciso te contar segredos que vão facilitar sua vida!

Há formas bem mais simples e práticas de organizar um evento na igreja ou qualquer outro espaço religioso. Vou te ensinar o passo a passo!

1. Conheça o seu público

Primeiramente, este é o passo inicial para qualquer organização de eventos.

Traçar um perfil para o seu público é super necessário para que você saiba como seu evento pode ser mais atrativo, como você vai divulgá-lo e até quem são as melhores atrações para convidar.Baixe agora o Modelo de Pesquisa de Público

2. Pense no tema, data e local do evento

Depois que você conhecer bem o seu público, vai saber como pode atraí-lo.

Nessa fase, você deve definir o básico do seu evento, como local, datas e horários.

Preste atenção especialmente aos tipos de eventos que dependem exclusivamente de um bom local, como os retiros espirituais.

Além disso, deve escolher o tema, bem como o nome do evento, cores e objetivos.

-> Confira dicas de temas para congressos religiosos

Por se tratar de um evento religioso, seu tema deve ser impactante e sensível.

Assim, uma boa ideia é definir um nome que desperte o interesse ou identificação pelo seu público.

3. Não esqueça das finanças!

As finanças são uma das partes mais importantes na organização do seu evento.

Por isso, elas devem ser definidas desde o princípio! Então, lembre-se de mapear gastos como:

  • Estrutura;
  • Atrações;
  • Divulgação

Uma boa ideia é utilizar uma planilha para estabelecer quais são os gastos essenciais para o seu evento.

Ela vai te ajudar a definir quanto de patrocínio é necessário, qual é a meta de vendas de ingressos e o valor ideal deles.Baixe agora a Planilha de Finanças para Eventos

Além das planilhas, é ideal que você passe a acompanhar suas vendas em tempo real.

Isso vai evitar muitos problemas, como não registrar vendas, cair em golpes e vender mais ingressos do que o limite do local.

Portanto, invista em uma plataforma de eventos, como a Even3. Assim, você registra sua vendas automaticamente e facilita transferências do valor para a sua conta bancária com as menores taxas do mercado.

4. Escolha as atrações

Dependendo do porte do seu evento, as atrações escolhidas serão externas à comunidade de fé. Por exemplo, outros líderes religiosos, cantores ou teólogos.

Por isso, na hora de escolhê-los, você deve buscar as opções mais atrativas para o seu público.

Além disso, você pode utilizar uma plataforma de eventos para fazer os convites.

Na Even3, por exemplo, é possível enviar e-mails para os convidados sem sair da plataforma, contando com um texto pronto automaticamente e botão de aceitação do convite ou não.

Legal, não é? Isso deve diminuir drasticamente o tempo de organização do seu evento.

5. Precifique seu ingresso com o valor certo

Com seu evento bem estruturado, chega a hora de vender os ingressos para quem optou por entradas pagas.

Para não errar na conta, você deve levar alguns aspectos em consideração:

  • O perfil do público do seu evento e quanto ele estaria disposto a pagar pela experiência;
  • Principais gastos do seu evento;
  • Valores de eventos semelhantes organizados por outras instituições;
  • Se você deseja ou não obter lucro com a venda de ingressos.

-> Veja mais: aprenda a precificar seu evento

Depois, é interessante que você busque vender seus ingressos em um lugar acessível, seguro e que ofereça diferentes formas de pagamento.

Uma opção é utilizar uma plataforma de eventos, como a Even3, para garantir os seguintes benefícios:

  • Formulário de inscrição online personalizável para você coletar as informações que quiser dos seus participantes;
  • Área de pagamento segura e disponível para pagamentos em pix, cartão de crédito e parcelamentos;
  • Mais de 150 meios de pagamento internacionais disponíveis também.

6. Divulgue seu evento

Pronto, agora seu evento está completo! E essa é a hora de atrair participantes.

Você deve apostar no site do seu evento. Além de, óbvio, investir na divulgação em grupos específicos e até nos avisos no final dos cultos.

Priorize as plataformas de eventos que oferecem um site exclusivo e personalizável para o seu evento.

Assim, você pode inserir as principais informações sobre ele, atrações, vender ingressos e o que mais você quiser.

Ainda, não esqueça de investir no marketing digital e promova seu evento com:

5 funcionalidades para eventos religiosos

Certamente, gerenciar um evento vai muito além do passo a passo para organizá-lo.

Mas essa etapa também pode ser facilitada pela tecnologia. Conheça soluções gratuitas da Even3 para tornar a gestão de eventos religiosos mais simples:

1. Botões para grupos de Whatsapp ou Telegram

Eventos religiosos são excelentes para gerar comunidades. Aliás, muitas vezes esse é o objetivo dos participantes.

Muitas pessoas frequentam esse tipo de evento justamente pelo potencial que eles oferecem para fazer novos amigos e construir um grupo de apoio.

Nesse sentido, você pode incentivar que as pessoas se unam através da criação de comunidades a partir do evento, como os grupos de Whatsapp e Telegram.

Isso vai fazer com que as pessoas se animem para participar e tenham expectativas para as próximas edições.

Para garantir que seus participantes entrem nesses grupos, você pode adicionar botões que os redireciona.

Eles são divulgados no melhor momento: na hora da inscrição e na confirmação!

Assim, você garante que apenas participantes estarão nos grupos divulgados.

E fazer isso é bem simples e rápido: basta ativar a funcionalidade gratuitamente no menu de Ferramentas da Even3.

Demonstração na Even3: link para grupo no Whatsapp

2. Link de afiliados

Já pensou em premiar pessoas que divulgam seu evento e estimulá-las a fazer isso?

Com o link de afiliados você cria links únicos para cada divulgador.

Assim, você pode acompanhar os resultados das vendas de cada link em tempo real e premiar quem gerar inscrições.

Essa é uma ótima estratégia para adotar em parcerias com pessoas influentes da sua religião.

3. Notificar Pessoas

Com o “Notificar Pessoas” da Even3, você pode dividir o público do seu evento e enviar e-mails específicos para cada um deles. Além de personalizar campos com o nome do inscrito, por exemplo.

Assim, seu e-mail será ainda mais pessoal e poderá gerar mais proximidade e comunicação.

4. Avaliações do evento

Avaliar seu evento é essencial para saber se você está gerando uma boa experiência.

Ele te diz o que deu certo e o que você pode melhorar para próximas edições.

-> Veja também: O que é Net Promoter Score e como aplicar o NPS para eventos?

Na Even3, por padrão, ao fim do evento, já divulgamos um formulário de avaliação para todos os seus participantes.

Tela de avaliação do evento na Even3
Tela da Área do Participante no menu de avaliação de evento da Even3

Mas você também pode criar novos questionários para avaliar outros momentos do evento, como pregação, louvor, gincanas, entre outros.

Os participantes vão receber os formulários no e-mail e você pode visualizar os resultados na própria Even3.

5. Evento privado

Tela de configurações do evento na Even3
Tela de configuração de evento privado na Even3

Por fim, é possível aproveitar todos os benefícios da Even3 sem tornar seu evento público.

Assim, você pode criar eventos restritos apenas para a sua comunidade de fé e continuar usando as funcionalidades de uma plataforma de eventos.

Isso acontece por meio dos eventos privados que só podem ser acessados por link de acesso, senha ou convites exclusivos.

Dessa maneira, por exemplo, ainda é possível utilizar os formulários de inscrição e vendas online para facilitar a organização do seu evento.

Mas tudo isso sem abrir seu evento para participantes de fora da instituição.

Portanto, se você quiser começar agora já é possível e gratuito! Experimente criar um evento na Even3 em poucos minutos:

Crie seu evento gratuitamente na Even3

 

 

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