venda de ingressos do evento

O guia de como vender ingressos de eventos

Você sabia que muitos organizadores abrem as inscrições dos seus eventos, mas não sabem como vender ingressos?

Talvez até você possa estar nessa situação e não percebeu!

Afinal, são tantas estratégias para potencializar as vendas de um evento que há sempre algo novo para aprender.

Por este motivo, desenvolvemos este guia para explicar como vender ingressos de eventos e até mesmo diminuir os gastos da venda.

Saiba mais sobre:

Primeiramente, é preciso que você saiba como funciona a venda de ingressos em eventos.

Basicamente, é necessário oferecê-los em algum lugar acessível ao seu público participante.

Ainda, você deve contar com um sistema de pagamento seguro, que proteja os dados dos seus participantes e ofereça diferentes formas de pagamento.

-> Veja também: como proteger os dados dos seus participantes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados

Além disso, se seu evento for internacional, eu te recomendo facilitar os câmbios entre moedas diferentes.

Por isso, vale a pena apostar também em descontos, promoções e divulgação para aumentar suas vendas. Vou te ensinar como fazer isso!

1. Aposte nas plataformas de vendas de ingressos online

Quando pensamos em como vender ingressos de eventos, normalmente já imaginamos o digital!

Isso porque as vendas em pontos físicos foram deixadas de lado há muito tempo.

Afinal, ninguém aguenta mais esperar em filas presenciais, não é mesmo?

Além disso, os organizadores economizam e cortam custos de aluguel de ponto físico, funcionários, entre outros.

Ainda, as plataformas de vendas online oferecem diversos benefícios, como vendas em qualquer horário do dia e mais acessibilidade.

No entanto, você já deve ter visto algumas situações desconfortáveis com vendas online, como filas de espera intermináveis e golpes, não é?

Por esse motivo, você deve prestar atenção em mais alguns pontos!

2. Proteja a venda dos seus ingressos

No momento em que optar por uma solução tecnológica para vender ingressos, você deve ter o controle das vendas e monitorá-las constantemente.

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Por isso, busque uma plataforma que te ofereça:

  • Um site para eventos que exiba os tipos de ingressos disponíveis no seu evento;
  • Estabilidade para vender a quantidade de ingressos que você planeja;
  • Acompanhamento das métricas de vendas;
  • Página de pagamento segura;
  • Meios de pagamentos locais ou internacionais confiáveis.

3. Divulgue as suas vendas

A sua venda de ingressos só vai ter total sucesso se a divulgação das vendas for efetiva.

Então, lembra que eu te disse que um site de venda de ingressos era essencial? Essa é hora de divulgá-lo!

Nesse caso, as redes sociais podem ser ótimas ferramentas para aumentar suas vendas.

Utilize aquelas que mais se encaixam com o modelo do seu evento, seja o Facebook, Twitter ou Instagram. Essas redes sociais auxiliam a gerar engajamento com os participantes.

-> Saiba mais: como divulgar seu evento nas redes sociais

Essa divulgação também pode ser feita através de sorteios ou com apoio de um influenciador digital, como acontece no marketing de influência.

 

Vou te apresentar algumas estratégias:

1. Utilize cupons de desconto

Talvez esta seja a solução mais popular de como vender ingressos de eventos!

O cupom de desconto é, de fato, um aliado que chama atenção, principalmente se ele tiver data limite para o uso.

Isso porque a noção de urgência dos seus participantes vai te ajudar a vender os ingressos mais rapidamente.

Aliás, é importante que você utilize todos os seus descontos de forma inteligente.

Ou seja, na hora de criar um cupom, alinhe-o à estratégia de marketing do evento! No vídeo abaixo, te ensinamos a fazer isso:

Por exemplo, crie cupons específicos para serem divulgados por influenciadores digitais ou patrocinadores.

Você também pode oferecer brindes na compra de determinados tipos de ingressos ou descontos progressivos.

Além disso, é importante ativar os descontos em momentos estratégicos do calendário de vendas. 

2. Virada de lote

Falando em calendário, as suas vendas definitivamente devem ter um, assim será mais fácil planejar cada etapa do seu evento.

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Aliás, somente com um calendário será possível iniciar a prática de venda por lotes.

Isso porque a virada de lote é o aumento progressivo do valor dos ingressos em um determinado período de tempo, por isso, ela precisa ser bem programada.

Assim, ela vai gerar um senso de urgência nos participantes e criar uma base de confiança que aposta na compra dos seus ingressos desde o início das vendas.

3. Pré-venda

Além dos lotes, é comum que aconteçam pré-vendas. Isto é, a estratégia de disponibilizar a compra de ingressos com antecedência.

Assim, você garante um caixa antecipado para o evento e seus participantes se beneficiam de valores especiais.

Como os primeiros lotes, a pré-venda fixa um público fiel ao evento, que deve ter uma experiência valorizada no seu evento.

4. Comunique-se com seus participantes

Uma vez que você já construiu uma base de apoiadores do seu evento, que tal se comunicar com eles?

Ou ainda, retomar o contato com participantes fiéis de eventos passados? O e-mail deve ser seu aliado!

Com a estratégia de e-mail marketing você pode:

  • Divulgar promoções para seus participantes;
  • Disponibilizar preços e brindes especiais;
  • Informar sobre compras não concluídas;
  • Aquecer o público para atividades específicas ou eventos seguintes.

5. Invista no mobile

Por fim, não esqueça de apostar no que é tendência para a venda de ingressos: as compras no celular!

No Brasil, segundo pesquisa da State of Mobile 2022, a população passa em média 5,4 horas no celular, sendo um dos países que mais utilizam o mobile.

Sendo assim, é possível adiantar que provavelmente muitos dos seus ingressos serão comprados através de um aparelho de telefone.

Por esse motivo, o seu evento deve buscar uma plataforma de venda de ingressos online responsiva para o mobile.

Isto é, que ofereça uma experiência no celular tão boa quanto seria em um computador, como acontece na Even3.

O site de venda de ingressos da Even3 oferece uma experiência completa para todos, contando com segurança na compra, meios de pagamentos diversos, indexação no Google e muitas outras funções que podem ser exploradas gratuitamente agora. Experimente:

 

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