Você quer entrar no mercado que movimenta cerca de R$ 141 bilhões por ano, segundo a ABRAPE? Esse é o mundo dos eventos!
Com o crescimento de eventos corporativos, acadêmicos, esportivos e culturais, cada vez mais pessoas têm se interessado em aprender como criar evento do zero.
Afinal, eles impulsionam a geração de receita, criação de comunidades e até causas sociais.
Mas criar evento não se resume a montar um cronograma e divulgar na internet.
Se você tiver planejamento, é possível criar evento de forma mais simples, rápida e rendendo mais.
Neste artigo, eu vou te ensinar como fazer isso! Saiba mais sobre:
Primeiramente, todo evento nasce de um propósito.
Então, pergunte-se: por que estou organizando esse evento?
Pode ser para divulgar um produto, compartilhar conhecimento, celebrar uma data ou promover networking.
Esse objetivo será o guia para todas as decisões seguintes.
Por exemplo, um workshop voltado para estudantes de enfermagem tem como objetivo principal capacitar esses alunos.
Consequentemente, será necessário gerar certificados válidos para horas complementares.
Logo, tudo precisa girar em torno disso: tema relevante, profissionais qualificados, materiais de aula e emissão de certificado. A partir daí, você já vai ter um rascunho da sua ideia.
Definir o público que você quer atingir é fundamental para acertar na linguagem, no formato e nos canais de divulgação na internet. Então, pense em características como:
Por exemplo, em eventos acadêmicos saber se o público é composto por estudantes, professores ou pesquisadores vai impactar tanto na programação, como no valor da inscrição.
Além disso, saber quais redes sociais eles usam vai te ajudar a estar presente nos canais certos.
Portanto, você pode realizar pesquisas com o público inscrito no evento, de edições passadas, em eventos da concorrência ou até entre pessoas que você acha q teriam interesse no evento.
Atualmente, você pode criar evento em três formatos:
Com o objetivo, público e formato definidos, é hora de partir para o planejamento.
Aqui estão os pontos essenciais que você deve organizar em um documento, planilha ou plataforma de evento:
Mesmo eventos pequenos exigem divisão de tarefas. Então, o ideal é criar setores responsáveis pelas partes mais cruciais do seu evento.
Nesse caso, a comissão organizadora do evento deve ser o elo unifica, controla e direciona os diferentes setores para que todos trabalhem interligados.
É comum dividir equipes em:
O conteúdo do evento depende muito dos convidados.
Portanto, pesquise muito os profissionais relevantes para o seu público e envie convites com antecedência.
-> Veja também: Como escolher o melhor palestrante para o seu público
Uma boa ideia é criar uma lista com possíveis palestrantes e suas áreas temáticas. Assim, você consegue manter uma agenda de contatos diversa para o seu evento e eventos futuros.
Além disso, busque palestrantes em alta se quiser atrair mais participantes. Mas não se mantenha apenas nessas possibilidades!
Palestrantes menos famosos ou alunos de grandes referências podem garantir um conteúdo igualmente rico.
Falando em parceiros, os patrocinadores podem ser suas parcerias mais valiosas.
Afinal, eles te ajudam a aliviar o orçamento e trazer mais visibilidade ao evento. Mas você também precisa mostrar o seu valor!
Então, lembre-se de montar uma proposta clara com:
Por exemplo, você pode oferecer espaço de exposição, inserção de marca no material gráfico e menções durante a programação.
Antes do seu evento começar, é importante que você saiba como o credenciamento será organizado.
Vai por mim, você vai me agradecer por isso. Afinal, um evento sem credenciamento pode ter filas enormes e muito estresse!
Para evitar esse caos, siga algumas dicas:
Consequentemente ao credenciamento, é comum que organizadores emitam certificados para todos os presentes no evento.
Logo, eles devem seguir um padrão com:
Mas não se preocupe se você não souber como criar um certificado! Você pode utilizar modelos ou plataformas.
Na Even3, por exemplo, é possível criar certificados, preenchê-los e enviar para o e-mail dos participantes automaticamente. Tudo de graça.
Muitos organizadores se esquecem dessa etapa, mas ela é essencial. Lembre-se que quando o evento acabar, você vai precisar:
Se organizar um evento ainda parece complexo para você, confira algumas ferramentas que podem facilitar a sua vida:
Vender inscrições é uma das etapas mais importantes ao criar evento. É nesse momento que você transforma visitantes em participantes e garante a sustentabilidade do evento.
Mas como fazer isso de forma simples, segura e profissional?
A resposta é usar uma plataforma de eventos. Mas não qualquer uma!
Sua opção deve ter, no mínimo, site para o evento, área de pagamento segura e painel financeiro. Só que você pode ir além!
A Even3 é uma das principais plataformas do Brasil para organização de eventos nacionais e internacionais.
Ela oferece tudo o que você precisa em um só lugar:
Se você chegou até aqui, já aprendeu tudo o que precisa saber para criar evento com organização, estratégia e ferramentas certas. Agora é hora de colocar em prática!
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