Feira de empreendedorismo: imagem de destaque

Como organizar uma feira de empreendedorismo?

Quer conhecer uma forma eficiente de crescer seu negócio? Então você deveria apostar em feiras de empreendedorismo!

Afinal, já ouviu o ditado de que ninguém cresce sozinho, não é? Essas feiras são justamente a oportunidade de encontrar parceiros e o networking necessário para manter-se ativo no mercado.

Ainda, se você for um dos organizadores desse tipo de evento, pode ter certeza que vai virar referência para consumidores e outras empresas da área!

Por exemplo, o ASISPY é a Associação de Provedores de Serviço de Internet do Paraguai e conseguiu movimentar empresas de cinco países diferentes e até órgãos do governo no seu 2º encontro.

E, neste artigo, Sandro Eggert, organizador do 2º ASISPY e presidente da Associação, vai te dar dicas preciosas para se tornar referência como empreendedor e organizar sua própria feira.

Saiba mais sobre:

Basicamente, a feira de empreendedorismo é um evento para expor o trabalho de empreendedores e conectá-los com outros empresários.

Aliás, já falamos por aqui sobre o que é uma feira. Então, você deve saber que esses são espaços onde produtos são expostos e, muitas vezes, vendidos.

Assim, além de conectar empresários, as feiras de empreendedorismo têm como público alvo consumidores, patrocinadores, investidores e até órgãos do governo.

Isso porque ao unir empresários de um mesmo ramo, é comum que pautas importantes para o mercado sejam debatidas, ações sejam propostas e novos grupos sejam criados.

Inclusive, feiras de empreendedorismo costumam promover atividades atrativas em sua programação.

São comuns rodas de debate, lançamento de livros, cursos, workshops e outras formações. Nesses casos, grandes estruturas também oferecem um diferencial.

Com tantos detalhes, é preciso prestar atenção em pontos essenciais para a organização!

Estude o mercado

Agora que você já conhece o potencial da uma feira para empreendedores, deve estar querendo extrair o melhor do seu evento.

Para começar, você deve promover uma feira atualizada e que chame atenção do segmento.

Isto é, ela deve unir inovação, tecnologia e as maiores referências na área.

Um bom ponto de partida é estudar:

  • Quais são os assuntos mais atuais no mercado;
  • O que o público tem procurado e como chamar sua atenção;
  • Quais feiras têm acontecido na área, quantas pessoas compareceram, quem expôs etc;
  • Quais são as soluções tecnológicas utilizadas nas feiras e como você pode usá-las ao seu favor.

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Tente convidar expositores de renome, promova atividades atrativas, escolha um tema atual e invista na divulgação do seu nicho.

Defina data, horário e local

Organizar feiras com antecedência é um dos principais pontos para ter sucesso.

Principalmente, se seu público é composto de empresários. Afinal, eles precisam encontrar horários na agenda, organizar stands, equipe…

Então, antes de tudo, conheça bem os seus participantes. Crie um perfil e pense nas melhores soluções para eles.

-> Saiba mais sobre o seu público: conheça o conceito de persona 

Por exemplo, se você vai promover uma feira entre empreendedores varejistas, evite períodos com alta de vendas. Até porque você sabe que seu público estará muito ocupado.

Igualmente, procure bons lugares para receber expositores e participantes.

Normalmente, as feiras acontecem em espaços amplos, bem estruturados, seguros e acessíveis.

Esses locais devem permitir que os todos os stands estejam visíveis e bem posicionados.

Mas, lembre-se: é ideal estabelecer em documento o que será oferecido aos expositores e o que é obrigação deles nos stands.

Mara Cakes Fair 2022, feira organizada através da Even3.

Além disso, você pode:

  • Criar mapas do evento;
  • Investir em espaços de convivência, alimentação e descanso;
  • Utilizar luzes e decoração para criar uma ambientação;

Ainda, uma ideia inovadora é usar tecnologias virtuais para seu evento, como hall 2D e stands online, como a Even3 oferece.

Exemplo de hall virtual 2D na Even3
Exemplo de hall virtual 2D na Even3

Assim, até os participantes online podem acessar o conteúdo da sua feira até remotamente, conhecer os expositores e ver um mapa do evento.

Crie uma programação atrativa

Como eu te falei, uma programação atrativa é um diferencial em uma feira de empreendedorismo.

Portanto, você pode incluir horários específicos com atividades abertas ao público e/ou voltada para os empresários locais.

São boas ideias:

  • Mesas-redondas com empresários do ramo;
  • Oficinas com práticas úteis para empreendedores;
  • Salas de reuniões e espaços para networking;
  • Pitchs e apresentações de marcas expositoras para potenciais investidores;
  • Concursos e premiações.

Conquiste patrocinadores

Com um evento bem estruturado, você tem o prato cheio para patrocinadores.

Isso porque as feiras de empreendedorismo são oportunidades incríveis para que os patrocinadores atinjam diretamente um nicho de mercado.

Tudo com um custo relativamente baixo e se posicionando como referência rapidamente.

Portanto, esse deve ser um diferencial apresentado na proposta de patrocínio! Informe a quantidade de expositores e as oportunidades.

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Além disso, cite as possibilidades de valorização das marcas dos patrocinadores.

Você pode demonstrar as marcas em estandes virtuais, como os da Even3, estrutura do evento, site e muito mais

-> Veja também: 5 dicas de patrocínio online para o seu evento

Precifique seu ingresso da maneira certa

Falando em patrocínios, passamos por um dos pontos mais importantes do seu evento: o financeiro!

É essencial que você tenha um planejamento dos seus gastos com estrutura, atrações e divulgação.

Para começar, você pode utilizar a planilha gratuita da Even3 para registrar gastos essenciais, saídas e patrocínios.

Isso vai te ajudar a determinar quanto você deve arrecadar no seu evento ou se é viável criar um evento gratuito.Baixe agora a Planilha de Finanças para Eventos

Se você optou por vender entradas, é importante levar alguns aspectos em consideração, como:

  • O perfil do público do seu evento e quanto ele estaria disposto a pagar pela experiência;
  • Principais gastos do seu evento;
  • Valores de eventos semelhantes organizados por outras instituições;
  • Se você deseja ou não obter lucro com a venda de ingressos.

-> Saiba mais: aprenda a precificar seu evento

Na hora das vendas, lembre-se de comercializar seus ingressos em um lugar seguro com opções de pagamentos diversas.

Ao utilizar uma plataforma de eventos como a Even3, você pode contar com formulários de inscrição online, área de pagamento segura e mais de 150 meios de pagamentos nacionais e internacionais disponíveis.

Facilite a venda de ingressos no seu evento gratuitamente Clique aqui e conheça a Even3

Aluguel de stands em feiras

Outra forma de aumentar a lucratividade da sua feira é alugando espaços para outros empreendedores.

Na verdade, essa é até uma prática comum. Pois grandes feiras costumam oferecer a possibilidade de alugar stands no local do evento.

Então, quanto cobrar pelo aluguel de um estande? O preço vai variar de acordo com a localização dentro do espaço, estrutura e tamanho.

Alguns expositores ainda podem montar a estrutura com arquitetos e inovar na experiência oferecida ao público. Tudo depende do seu objetivo e orçamento!

Por isso, o valor de um stand em uma feira pode variar de R$ 200 a R$ 1.000 m/2. Ainda, apresentam as seguintes categorias: Básico, Especial/padrão, Construído e Misto.

Divulgue o evento

Finalmente seu evento está bem estruturado e pronto para ser divulgado! Esse vai ser um ponto essencial para atrair expositores e o público geral.

Como é um evento grande, você pode apostar na divulgação na mídia tradicional, como jornais, TV e assessoria de imprensa.

No entanto, essa atividade pode ser um pouco mais complexa.

Portanto, é ideal que você comece com ações mais simples, como divulgar através dos próprios expositores, grupos de empreendedores e nichos que seu negócio faz parte.

Além disso, outra maneira simples e, às vezes até mais barata, é investir no marketing digital para:

Cuide da experiência do participante

Por último, o ponto essencial em feiras de empreendedorismo é a experiência do participante.

Um evento sem filas, com boa estrutura, segurança e acessibilidade faz toda diferença!

Afinal, o público externo provavelmente vai frequentar seu evento para conhecer produtos, comprar ou fechar negócios.

Por isso, devem ser bem tratados do começo ao fim da experiência.

Assim, você deve prestar atenção na estrutura do evento, conforto oferecido, áreas de networking e, principalmente, ao credenciamento.

Você pode optar por soluções tecnológicas que diminuam o tempo em filas.

Por exemplo, o aplicativo de credenciamento da Even3 que pode ler QR Codes e credenciar participantes em segundos.

Credenciamento rápido, tecnológico e sem filas. Clique aqui e conheça a Even3!

Depois, será possível coletar as impressões dos participantes e pontos de melhoria com o Formulário de Avaliação enviado ao fim do evento na Even3.

Com todas essas dicas, você já pode criar uma feira de empreendedorismo de sucesso! Mas que tal aprimorá-la com a experiência de uma instituição de referência na área?

1. Presenteie expositores

Para começar, que tal apostar em um pequeno passo básico?

Sandro Eggert, organizador do 2º Encontro do ASISPY 2023 e presidente da Associação, é categórico em afirmar: toda edição tem um brinde especial!

E isso tem um porquê. Afinal, não é por acaso que esses brindes também são chamados de lembrancinhas, não é?

Isto é, pequenos gestos tão simples podem fazer com que seus expositores lembrem do seu evento e ainda sintam sua gratidão pela parceria.

Pensando nisso, o ASISPY foi bem estratégico! O evento presenteou seus expositores com xícaras de café e copos de tereré, elementos típicos da cultura paraguaia.

Dessa maneira, ações comuns do dia a dia se tornaram formas de relembrar o evento e tudo o que aconteceu na edição. Já pensou nesse benefício?

2. Envolva organizações sindicais ou associações

Embora o ASISPY seja um evento organizado por uma associação, as feiras de empreendedorismo não precisam ser criadas por um órgão deste tipo.

No entanto, contar com associados ou sindicatos pode trazer muitos benefícios ao seu evento!

Primeiramente, essa é a forma mais rápida de unir vários profissionais do seu nicho.

Além disso, por serem associados, há mais garantia que vão se inscrever no evento e participar ativamente.

E é aí que está a melhor parte! Afinal, essas organizações sempre buscam fortalecer o mercado e desenvolver tecnologias. E há melhor lugar para fazer isso senão em um evento?

Essa junção perfeita pode elevar a sua programação, oferecendo ricas rodas de debates e análises de mercado. Além de atrair as instituições certas!

Se preferir, você pode convidá-las diretamente, oferecer cotas de patrocínio e/ou mostrar os benefícios do seu evento.

3. Promova atividades de interesse do mercado

Falando em atividades atrativas, você já deve ter percebido o potencial do seu evento para movimentar a economia, não é?

No ASISPY, a organização do evento conseguiu até promover uma reunião a portas fechadas com representantes do governo.

“Nós convidamos membros do governo para que eles pudessem ver o movimento do mercado […] mostramos detalhes do nosso PIB, estudos internacionais, fizemos pedidos e encaminhamos demandas” Sandro Eggert, organizador do 2º Encontro do ASISPY 2023

Deu para imaginar o impacto causado por esse tipo de evento? Certamente o potencial de transformação dele chama atenção na área!

4. Convide palestrantes internacionais

Depois de firmado na área, o ASISPY deu um grande salto de crescimento ao convidar expositores internacionais.

A expansão do evento foi marcada pela presença de empresas de cinco países diferentes.

“O evento cresceu tanto que já tem gente falando que quer reservar a vaga para o ano que vem. As pessoas viram que o evento é grande porque uniu empresas do Paraguai e outros países, como Brasil, Uruguai, Argentina, Peru… então, ano que vem teremos que ter tradutores.” Sandro Eggert, organizador do 2º Encontro do ASISPY 2023

Embora esta seja uma decisão ousada, não precisa ser extremamente complexa!

Isso porque a tecnologia é uma das suas maiores aliadas para transformar atividades difíceis em soluções simples.

Eventos internacionais, por exemplo, podem facilmente ser divulgados para o mundo todo através de um site do evento disponível no Google.

Inclusive, em plataformas de eventos, como a Even3, você ganha um site para eventos multi idiomas. Ou seja, possui diferentes versões do mesmo site com todas as áreas traduzidas.

Outras opções viáveis na plataforma são conversões de moedas automáticas e mais de 150 meios de pagamentos internacionais disponíveis.

Dessa maneira, qualquer pessoa do mundo pode se inscrever em seu evento! Que tal começar a experimentar? Crie seu evento gratuitamente na Even3:

Prepare-se para receber participantes internacionais com a Even3

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