Eventos B2B: imagem de destaque

O que são eventos B2B? Aprenda a usá-los no marketing empresarial

Você já imaginou como fazer sua empresa crescer?

Em uma pesquisa, a Gitnux indicou que 80% dos profissionais de marketing acreditam que os eventos são essenciais para isso.

É por isso que no mercado B2B (business-to-business), eles são obrigatórios no planejamento de marketing.

Eventos B2B podem criar conexões poderosas entre empresas. Além de nutrir relacionamentos com seus clientes e apresentar o melhor dos seus produtos e serviços.

Quer saber como fazer isso? Leia mais sobre:

Basicamente, os eventos B2B são aqueles voltados especificamente para empresas.

Nesses casos, os eventos são organizados por uma empresa a fim de alcançar outras instituições que são clientes ou podem se tornar.

Assim, o público pode ser formado por clientes em potencial, profissionais da área, tomadores de decisões etc. 

Os objetivos dos eventos B2B são:

  • Criar interações significativas;
  • Promover produtos ou serviços;
  • Gerar leads e conversões;
  • Educar os participantes sobre produtos, serviços, novas tecnologias etc;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Fortalecer relações comerciais e networking.

Quando bem organizados, esses eventos podem proporcionar retornos interessantes para as empresas, como destaque entre a concorrência e autoridade na área.

Por isso, os eventos B2B estão sempre inseridos nas estratégias de marketing de grandes empresas e costumam ocorrer de forma recorrente no ano.

Como eu te disse, os eventos B2B normalmente são recorrentes e podem ser organizados em diferentes formatos, com diferentes objetivos.

Os formatos mais comuns são:

  • Feiras de negócios: aumentam sua visibilidade pois possibilitam a demonstração de seus produtos para outras empresas e a geração de leads;
  • Conferências: eventos maiores que promovem mais autoridade para a empresa através de palestras com especialistas, workshops e oportunidades de networking;
  • Workshop: ideal para treinamentos, esse evento costumam atrair muitas pessoas ao oferecer um aprendizado prático e rápido;
  • Webinars: seminários online que permitem à empresa atingir uma audiência global e firmar sua influência no mercado;
  • Hackathons: são um formato diferente de evento de recrutamento. Atrem mais pessoas pela oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e desenvolver projetos inovadores;
  • Meetups: reuniões casuais de profissionais da indústria para discutir interesses em comum.

Nesses casos, é ideal mesclar diferentes tipos de eventos B2B no calendário empresarial para manter seu público engajado.

Maior engajamento com clientes

Eventos B2B permitem que empresas interajam diretamente com clientes em potencial e seus parceiros. Esse contato mais próximo cria conexões autênticas e constrói confiança.

Captação de parcerias

As oportunidades de networking em eventos B2B podem criar parcerias estratégicas e benefícios mútuos entre empresas.

Educação sobre o produto

Eventos promovem a oportunidade perfeita para as instituições educarem seu público. Você pode expor novidades e/ou ensiná-los a utilizar os produtos e serviços para atingir o sucesso que esperam.

Fortalecimento de marca

Eventos também são o local ideal para fortalecer sua marca na identidade visual e nos conteúdos. Estes podem ser compartilhados em seus outros canais de comunicação e estender o impacto após o evento. 

Acelera o crescimento do negócio

Por fim, eventos B2B ajudam marcas a nutrir relações pessoais com os clientes, fornecendo um ambiente ideal para coletar feedbacks e identificar melhorias.

Organizar eventos B2B de sucesso exige planejamento estratégico e foco em detalhes que realmente façam a diferença. Aqui estão 6 dicas essenciais: 

Identifique seu público-alvo e objetivos

Para construir um evento bem sucedido, você deve conhecer seu público alvo e definir os objetivos que espera alcançar.

Portanto, tente identificar as empresas, cargos e definir um perfil de público para achar os assuntos que despertam o interesse deles.

Além disso, estabeleça metas razoáveis para a sua equipe, como geração de leads e aumento de receita.

Escolha o formato certo

Lembra que eu te falei que eventos B2B podem ter diferentes formatos? A escolha do tipo de evento ideal vai depender da preferência do seu público.

Além disso, o formato do evento deve estar alinhado com as metas que você definiu.

Por exemplo, um workshop pode ser ideal para conquistar leads, mas nem sempre é uma boa estratégia para vender novos produtos.

Então, lembre-se de escolher um formato adequado ao perfil do público e aos objetivos traçados. 

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Crie uma programação atraente

O valor do seu evento deve ser transmitido através de um excelente conteúdo e experiências memoráveis.

Portanto, tente criar uma agenda de atividades que inclua palestrantes especialistas, sessões instigantes, interatividade, oportunidades de networking e entretenimento.

Mas lembre-se de sempre priorizar um conteúdo que esteja de acordo com o perfil do seu público.

Colete dados 

Incorporar tecnologia e análise de dados é essencial no marketing de eventos B2B atual.

Afinal, o digital vai oferecer oportunidades únicas para coletar dados de potenciais clientes e estreitar relacionamentos através dos eventos.

Para isso, você pode utilizar uma plataforma de gestão de eventos para planejar seu evento de ponta a ponta e coletar dados importantes.

Por exemplo, você pode usar a Even3 para criar formulários de inscrição online gratuitamente e capturar informações de contato dos leads.

-> Leia também: cuidado ao coletar dados em eventos, saiba mais sobre a LGPD

Ainda, é possível implementar a coleta de dados em outros momentos do evento, como no site, credenciamento, formulários de avaliação, feedbacks e muito mais.

Nesse caso, cabe ao organizador definir quais dados quer coletar e escolher as tecnologias ideais para ajudá-lo.

Hoje, plataformas de eventos como a Even3 fornecem diversas possibilidades de coleta de dados para identificar como seu evento funciona, o que está bom, possíveis melhorias e insights valiosos.

Analise suas métricas

Com seus dados em mãos, certifique-se de acompanhar e medir os indicadores de desempenho.

Alguns dados importantes podem ser

baixar modelo de pesquisa de satisfação para eventos

Integre seu evento na estratégia de marketing da sua empresa

Por fim, o mais importante: o seu evento deve estar alinhado com os objetivos gerais da empresa.

Em outras palavras, ele deve ser usado para apoiar e reforçar a estratégia de marketing empresarial.

Assim, deve ser executado de forma estratégica para gerar os benefícios que a instituição necessita naquele momento.

Para fazer isso, você pode seguir algumas dicas como:

Alinhe o evento com os objetivos de marketing da empresa

Os objetivos do seu evento devem estar alinhados com as metas definidas para alcançar o sucesso da empresa.

Crie uma equipe de marketing integrada

Se possível, trabalhe com diferentes áreas de marketing no evento, como redes sociais e e-mail marketing.

Reforce o branding da sua empresa

Mantenha a consistência nas mensagens e imagens em todos os seus canais de comunicação e faça uma relação clara do evento com a sua marca.

Transforme o evento em conteúdo

Utilize o conteúdo gerado no evento em outras campanhas de marketing da sua empresa.

Escolha o software certo

Use ferramentas tecnológicas para facilitar a integração do seu evento com as estratégias de marketing da sua empresa.

Com uma plataforma de eventos você pode simplificar o acompanhamento de todos os eventos criados pela instituição.

Assim, é possível analisar em larga escala se as atividades promovidas estão gerando retorno, se as metas estão sendo atingidas e qual é o impacto disso dentro da empresa.

Além disso, softwares como a Even3 permitem organizar eventos muito mais rápido, criando modelos que podem ser copiados e reproduzidos por qualquer pessoa autorizada.

Assim, você garante mais unidade e controle aos eventos da sua empresa. Quer saber como funciona na prática? Clique no banner abaixo para saber mais:

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