Você já imaginou como fazer sua empresa crescer?
Em uma pesquisa, a Gitnux indicou que 80% dos profissionais de marketing acreditam que os eventos são essenciais para isso.
É por isso que no mercado B2B (business-to-business), eles são obrigatórios no planejamento de marketing.
Eventos B2B podem criar conexões poderosas entre empresas. Além de nutrir relacionamentos com seus clientes e apresentar o melhor dos seus produtos e serviços.
Quer saber como fazer isso? Leia mais sobre:
- O que são eventos B2B?
- Tipos de eventos B2B;
- Benefícios dos eventos B2B;
- 6 dicas para organizar eventos B2B de sucesso.
Basicamente, os eventos B2B são aqueles voltados especificamente para empresas.
Nesses casos, os eventos são organizados por uma empresa a fim de alcançar outras instituições que são clientes ou podem se tornar.
Assim, o público pode ser formado por clientes em potencial, profissionais da área, tomadores de decisões etc.
Os objetivos dos eventos B2B são:
- Criar interações significativas;
- Promover produtos ou serviços;
- Gerar leads e conversões;
- Educar os participantes sobre produtos, serviços, novas tecnologias etc;
- Aumentar o reconhecimento da marca;
- Fortalecer relações comerciais e networking.
Quando bem organizados, esses eventos podem proporcionar retornos interessantes para as empresas, como destaque entre a concorrência e autoridade na área.
Por isso, os eventos B2B estão sempre inseridos nas estratégias de marketing de grandes empresas e costumam ocorrer de forma recorrente no ano.
Como eu te disse, os eventos B2B normalmente são recorrentes e podem ser organizados em diferentes formatos, com diferentes objetivos.
Os formatos mais comuns são:
- Feiras de negócios: aumentam sua visibilidade pois possibilitam a demonstração de seus produtos para outras empresas e a geração de leads;
- Conferências: eventos maiores que promovem mais autoridade para a empresa através de palestras com especialistas, workshops e oportunidades de networking;
- Workshop: ideal para treinamentos, esse evento costumam atrair muitas pessoas ao oferecer um aprendizado prático e rápido;
- Webinars: seminários online que permitem à empresa atingir uma audiência global e firmar sua influência no mercado;
- Eventos de recrutamento: oferecem conteúdos de valor para atrair novos talentos;
- Hackathons: são um formato diferente de evento de recrutamento. Atrem mais pessoas pela oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e desenvolver projetos inovadores;
- Meetups: reuniões casuais de profissionais da indústria para discutir interesses em comum.
Nesses casos, é ideal mesclar diferentes tipos de eventos B2B no calendário empresarial para manter seu público engajado.
Maior engajamento com clientes
Eventos B2B permitem que empresas interajam diretamente com clientes em potencial e seus parceiros. Esse contato mais próximo cria conexões autênticas e constrói confiança.
Captação de parcerias
As oportunidades de networking em eventos B2B podem criar parcerias estratégicas e benefícios mútuos entre empresas.
Educação sobre o produto
Eventos promovem a oportunidade perfeita para as instituições educarem seu público. Você pode expor novidades e/ou ensiná-los a utilizar os produtos e serviços para atingir o sucesso que esperam.
Fortalecimento de marca
Eventos também são o local ideal para fortalecer sua marca na identidade visual e nos conteúdos. Estes podem ser compartilhados em seus outros canais de comunicação e estender o impacto após o evento.
Acelera o crescimento do negócio
Por fim, eventos B2B ajudam marcas a nutrir relações pessoais com os clientes, fornecendo um ambiente ideal para coletar feedbacks e identificar melhorias.
Organizar eventos B2B de sucesso exige planejamento estratégico e foco em detalhes que realmente façam a diferença. Aqui estão 6 dicas essenciais:
Identifique seu público-alvo e objetivos
Para construir um evento bem sucedido, você deve conhecer seu público alvo e definir os objetivos que espera alcançar.
Portanto, tente identificar as empresas, cargos e definir um perfil de público para achar os assuntos que despertam o interesse deles.
Além disso, estabeleça metas razoáveis para a sua equipe, como geração de leads e aumento de receita.
Escolha o formato certo
Lembra que eu te falei que eventos B2B podem ter diferentes formatos? A escolha do tipo de evento ideal vai depender da preferência do seu público.
Além disso, o formato do evento deve estar alinhado com as metas que você definiu.
Por exemplo, um workshop pode ser ideal para conquistar leads, mas nem sempre é uma boa estratégia para vender novos produtos.
Então, lembre-se de escolher um formato adequado ao perfil do público e aos objetivos traçados.
Crie uma programação atraente
O valor do seu evento deve ser transmitido através de um excelente conteúdo e experiências memoráveis.
Portanto, tente criar uma agenda de atividades que inclua palestrantes especialistas, sessões instigantes, interatividade, oportunidades de networking e entretenimento.
Mas lembre-se de sempre priorizar um conteúdo que esteja de acordo com o perfil do seu público.
Colete dados
Incorporar tecnologia e análise de dados é essencial no marketing de eventos B2B atual.
Afinal, o digital vai oferecer oportunidades únicas para coletar dados de potenciais clientes e estreitar relacionamentos através dos eventos.
Para isso, você pode utilizar uma plataforma de gestão de eventos para planejar seu evento de ponta a ponta e coletar dados importantes.
Por exemplo, você pode usar a Even3 para criar formulários de inscrição online gratuitamente e capturar informações de contato dos leads.
-> Leia também: cuidado ao coletar dados em eventos, saiba mais sobre a LGPD
Ainda, é possível implementar a coleta de dados em outros momentos do evento, como no site, credenciamento, formulários de avaliação, feedbacks e muito mais.
Nesse caso, cabe ao organizador definir quais dados quer coletar e escolher as tecnologias ideais para ajudá-lo.
Hoje, plataformas de eventos como a Even3 fornecem diversas possibilidades de coleta de dados para identificar como seu evento funciona, o que está bom, possíveis melhorias e insights valiosos.
Analise suas métricas
Com seus dados em mãos, certifique-se de acompanhar e medir os indicadores de desempenho.
Alguns dados importantes podem ser
- Pesquisas de satisfação pós-evento;
- Taxas de credenciamento;
- Geração de leads;
- Reuniões com clientes;
- ROI do evento, que vai determinar qual foi o retorno financeiro do evento.
Integre seu evento na estratégia de marketing da sua empresa
Por fim, o mais importante: o seu evento deve estar alinhado com os objetivos gerais da empresa.
Em outras palavras, ele deve ser usado para apoiar e reforçar a estratégia de marketing empresarial.
Assim, deve ser executado de forma estratégica para gerar os benefícios que a instituição necessita naquele momento.
Para fazer isso, você pode seguir algumas dicas como:
Alinhe o evento com os objetivos de marketing da empresa
Os objetivos do seu evento devem estar alinhados com as metas definidas para alcançar o sucesso da empresa.
Crie uma equipe de marketing integrada
Se possível, trabalhe com diferentes áreas de marketing no evento, como redes sociais e e-mail marketing.
Reforce o branding da sua empresa
Mantenha a consistência nas mensagens e imagens em todos os seus canais de comunicação e faça uma relação clara do evento com a sua marca.
Transforme o evento em conteúdo
Utilize o conteúdo gerado no evento em outras campanhas de marketing da sua empresa.
Escolha o software certo
Use ferramentas tecnológicas para facilitar a integração do seu evento com as estratégias de marketing da sua empresa.
Com uma plataforma de eventos você pode simplificar o acompanhamento de todos os eventos criados pela instituição.
Assim, é possível analisar em larga escala se as atividades promovidas estão gerando retorno, se as metas estão sendo atingidas e qual é o impacto disso dentro da empresa.
Além disso, softwares como a Even3 permitem organizar eventos muito mais rápido, criando modelos que podem ser copiados e reproduzidos por qualquer pessoa autorizada.
Assim, você garante mais unidade e controle aos eventos da sua empresa. Quer saber como funciona na prática? Clique no banner abaixo para saber mais: